Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Perdendo a timidez

Ei, olhe para cima! Passe por cima de todos esses sentimentos, levante a cabeça e observe o mundo. Não deixe que a timidez te impeça de fazer coisas incríveis!

Acredite, você não é o centro do universo!

O tímido costuma achar que todo mundo está olhando para ele e que a qualquer momento alguém vai criticar ou mesmo tirar sarro dele. No entanto, é importante que você entenda que não é o centro do universo e nem todo mundo vai olhar para você. De vez em quando, vai acontecer de ter alguém para criticá-lo e até rir de você, mas essas pessoas estão em menor número que aquelas que vão tentar compreendê-lo.

Trabalhe sua autoestima!

Muitas vezes, o tímido sofre por achar que não pode fazer, que não vai conseguir ou mesmo que não é capaz. Entretanto, se você foi escolhido para fazer tal coisa, certamente é bom o suficiente! Por isso, passe a acreditar mais em você e em seus conhecimentos. Se for preciso, leia mais e estude mais. Ao se sentir confiante em determinado assunto, será capaz de opinar.

Pare de se cobrar!

Isso não é exatamente um problema. Na realidade, os tímidos costumam se cobrar mais que o normal, porque querem sempre ser perfeitos e, dessa forma, acreditam que os outros não vão olhar para eles. Para de levar as coisas tão a sério, pare de se cobrar se cometer pequenos erros e lembre-se de que não há ninguém perfeito. Aproveite e ria de si próprio e encare um erro ou engano com bom humor, afinal, você também erra!

Não supervalorize ninguém!

Muitos tímidos acreditam que o mundo está cheio de pessoas perfeitas, como: “o cara mais inteligente da turma” ou “a menina mais linda do condomínio”. No entanto, nós já dissemos que pessoas perfeitas não existem e você não precisa se comparar com ninguém. Afinal, cada pessoa tem a própria inteligência e beleza. Ao se comparar, você perde a chance de ver o que tem de bom!

Encare seus medos!

Em vez de correr e se esconder, é de extrema importância que encare os próprios medos. Você sabe que é tímido, já reconheceu isso, chegou a hora de buscar uma ajuda que não estão nos livros de autoajuda. Procure um especialista e comece a ter amizades, não precisa falar com todo mundo, mas procure ter encontro com pessoas reais que vão lhe fazer bem!

Melhore sua autoimagem!

A forma como você se vê reflete muito em si próprio. Normalmente um tímido não gosta da própria imagem, fazendo com que não goste de si próprio. Deixe de se olhar com menosprezo: você é você! Tem pontos fracos, mas também pontos fortes. Valorize-se!

Acredite em você!

Por fim, o mais importante: sempre acredite em você! Quando se é autoconfiante, a timidez não tem chance; a segurança faz com que não haja ansiedade nem pensamentos ruins. Lembre-se: você é capaz de tudo, basta afugentar o que é ruim e trazer para perto o que é bom!

Pare de olhar para si!

Um problema grave dos tímidos é que sempre olham para si como se só existissem eles no mundo. Portanto, se for tímido, pare de olhar para si e olhe para o mundo! Lá, vai encontrar outras pessoas, vai ver que todo mundo tem defeitos e que ninguém é perfeito. Dessa forma, a cobrança sobre si mesmo também diminuirá!

Pule o muro!

Isso mesmo, os tímidos costumam criar um muro de proteção no próprio mundo e jamais saem da zona de conforto. Mas aí é que mora o perigo e, se você quer se livrar da timidez, esse muro precisa ser quebrado — ou ao menos pulado — para vencer finalmente essa barreira. Saia para conhecer novas pessoas, se exponha mais, faça as pessoas te verem!

Não seja derrotista!

Um dos maiores males do tímido é ser derrotista. Sempre imaginam que o pior pode acontecer, desde gaguejar e dar branco até mesmo falar bobagem na hora errada. Mas é preciso entender que situações costumam fugir do controle e qualquer coisa pode acontecer. O que importa é a forma como você vai lidar com elas. Lembre-se de que, ao pensar que algo possa dar errado, você pode desistir de fazer por puro medo de errar!

Entenda: nem Jesus agradou a todos!

Você tem que compreender que nem Jesus agradou a todo mundo e não será você que vai conseguir esse milagre. Sempre vai existir alguém que não gostará de você e que encontrará uma forma de falar mal, mesmo que você faça tudo certo. Por isso, procure se aproximar de pessoas que tenham gostos parecidos com os seus, que dividam seus ideais e com quem a conversa flua mais normalmente.

Seja otimista!

Completando o item acima, é chegada a hora de pensar positivo, afinal, pensamento positivo atrai coisas boas. Quando se pensa que algo vai ser bom, a vontade de fazer aumenta e dessa forma se anima para fazer. Mas o melhor de tudo é que, ao ser positivo, você afastará os pensamentos derrotistas e deixará de pensar que vai errar.

Aceite elogios!

Uma das maiores dificuldades entre os tímidos é receber elogios. Normalmente, quem é tímido não acredita que sejam verdadeiros. Por exemplo: quando alguém diz que você é bonito, aceite e sorria; você é bonito. Lembre-se de que a beleza é relativa, portanto uma pessoa pode achá-lo bonito e ser verdadeiro. Aceite elogios e se aceite!

Trabalhe a ansiedade!

A ansiedade não é um mal exclusivo dos tímidos. Na realidade, muitas pessoas sofrem dele por pensar demais em tudo o que vão fazer. É por isso que os tímidos sofrem tanto, já que pensam em cada passo antecipadamente. A ansiedade é nada mais que o medo de errar ou fazer algo que pensa não ser capaz. Mas, se você se controlar, vai perceber que a ansiedade pode virar um pequeno monstrinho, em vez de dominar sua vida!

Arrume a postura!

Os tímidos costumam andar de “qualquer forma”, não se importam muito com a postura e isso influencia diretamente na imagem que passam para as outras pessoas. Além disso, a postura também influencia diretamente nos pensamentos e na autoestima. Procure levantar a cabeça, andar elegantemente e, o mais importante, olhar nos olhos da pessoa — pode ser difícil, mas isso lhe passará mais confiança!