Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias foi instituído a partir de uma atitude de uma ONG nos Estados Unidos. Em 1986, eles reuniram voluntários para recolher lixo das praias do Texas e a atitude chamou atenção de todos. O descarte incorreto de nosso lixo coloca milhares de espécies em risco. Todos precisamos tomar atitudes a fim de preservar nossa natureza. Os itens que mais poluem praias e rios são: canudos e sacos plásticos, bitucas de cigarro, garrafas plásticas e também de vidro, embalagens de alimentos e tampinhas. Antes de descartar qualquer coisa, pense se está fazendo da maneira correta. Quando matamos algo em nosso ecossistema, estamos também ferindo algo em nós.

continue lendo
Compartilhar

Dia Mundial da Limpeza das Praias e Rios

Em 1986, o Centro para Conservação Marinha, uma ONG criada em 1972 nos Estados Unidos, organizou-se num grande mutirão para recolher lixo das praias do Texas. Hoje, coordenada pela ONG The Ocean Conservancy, a prática alcançou proporções globais. Todo terceiro sábado de setembro de cada ano voluntários do mundo todo se unem pela limpeza das praias, rios e oceanos. Esse sábado, que em 2019 será 21 de setembro, é chamado Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias e é comemorado com muito trabalho e conscientização.

Frases sobre o oceano, a imensidão azul!

Maratona de limpeza

No terceiro sábado de setembro, desde a primeira aurora até o último pôr do sol na Terra, voluntários se reúnem para retirar lixo das praias, rios e oceanos, pesando e catalogando todo tipo de resíduos sólido que chega aos nossos oceanos. É uma verdadeira maratona de limpeza ao redor do planeta, com 30 horas de trabalho por toda parte, envolvendo cerca de 40 milhões de pessoas. Neste 21 de setembro, participe você também dessa maratona pela vida. Faça parte do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Oceanos: fontes da vida

No Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, neste ano comemorado em 21 de setembro, pessoas do mundo todo tiram o dia, ou, pelo menos, algumas horas, para cuidar dos rios e dos oceanos. Mas por que isso é tão importante? A preservação dos oceanos está diretamente ligada à preservação da nossa própria espécie. Não só porque somos profundamente dependentes da água para viver, mas principalmente porque é nos oceanos onde ocorre a produção de cerca de 90% do oxigênio do planeta. O acúmulo de lixo nas águas, afeta a vida marinha e impede a captação de luz solar, prejudicando a fotossíntese, comprometendo a renovação do ar que respiramos e agravando o efeito estufa.

Conheça as melhores legendas para fotos em cachoeiras

Preservando a vida marinha

A saúde dos oceanos é dependente da preservação da vida marinha e de todos os seus ecossistemas. A vida marinha, além de belíssima e fascinante, é muito delicada e precisa de condições muito específicas para se manter. Aporte de luz solar, limite de dejetos orgânicos, temperatura e pH das águas, são apenas alguns dos elementos envolvidos. O aporte e acúmulo de lixo, em especial do plástico, contamina todo o ciclo, causando a morte de animais por machucados, sufocamento, engasgamento e envenenamento. Neste 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, adote essa causa e seja também um voluntário pela preservação da vida marinha!

Cuidar dos rios

Quando pensamos nos oceanos, não podemos esquecer dos rios. Afinal, rios e mares estão interligados pelos ciclos da água, que são essenciais para a nossa vida na Terra. A poluição dos rios é muito preocupante, não só porque é neles que se encontra a água doce que consumimos diretamente, como é por eles que grande parte do lixo chega aos oceanos. No próximo 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, a ação também é feita nas praias fluviais e entornos dos rios, para a retirada do lixo que ali se deposita.

Saiba mais sobre o trabalho de voluntariado

Ação permanente

O trabalho dos voluntários do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, que acontece no terceiro sábado de setembro, é de recolher, pesar e catalogar o lixo encontrado em praias, rios, cachoeiras e seu entorno. Esses dados servem de base para ações de caráter permanente, como a conscientização de pessoas e empresas sobre o consumo e descarte correto do lixo, além da pressão junto aos governos para que cumpram os acordos ambientais que se comprometeram.

Mundo unido pelos oceanos

As ações do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, que ocorrem no terceiro sábado de setembro de cada ano, mostra como somos capazes de nos unir para uma grande causa em comum. Mesmo quem não vive perto de rios e praias também participa, pois esse dia também é conhecido como Limpeza Internacional das Regiões Costeiras (International Costal Clean Up). É um dia reconhecido e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do seu Programa para o Meio Ambiente (PNUMA). Nos últimos anos, foram 125 países participantes. No Brasil, inclusive, 40 milhões de pessoas envolvidas e milhares de toneladas de lixo recolhidas. Unidos, podemos melhorar o mundo, sim!

Frases para se inspirar a cuidar do meio ambiente

 

Brasil: fazendo a nossa parte

No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é comemorado com muito trabalho voluntário por todo o país. A ação, que ocorre no terceiro sábado de setembro, acontece desde os anos 1990, e abrange pelo menos 20 estados da federação. Em algumas cidades é patrocinado por empresas, em outras, são as próprias prefeituras que fomentam e organizam o evento. Há locais em que as próprias comunidades, escolas e faculdades, fazem o dia acontecer. Neste 21 de setembro, informe-se sobre como participar!

Voluntariado

Se há um trabalho que enriquece a todos, este é o trabalho voluntário. Agora imagine passar um lindo dia de primavera fazendo o bem, próximo do mar ou dos rios, fazendo o bem e salvando vidas? Isso é o que te espera no dia 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias! E, sim, claro que pode unir o útil ao agradável e aproveitar para passear por sua praia ou cachoeira favorita: basta ir recolhendo o lixo que encontrar enquanto caminha. Aliás, isso pode ser feito sempre!

Lindos poemas sobre o meio ambiente

Ação local, efeito global

Quando pensamos em grandes mudanças no planeta, muitas vezes esquecemos que somos um grande sistema integrado. O lixo encontrado no meio do Oceano Atlântico pode ter saído da sua cidade. Imagine que triste seria reconhecer, no interior do estômago de uma baleia, a sacolinha que trouxemos do mercado ontem. Da mesma forma, boas ações locais também têm uma repercussão global. O canudinho de plástico recolhido na praia perto de você hoje pode salvar a vida de uma tartaruga marinha a muitos quilômetros dali. Por isso, neste 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, salve vidas pelo mundo todo sem sair do seu país!

Top 10 do lixo

As ações do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, que acontece no terceiro sábado de setembro, são importantes não só pelo impacto físico como pelo impacto mental, com o poder de fazer repensar a nossa forma de consumir e descartar. Já parou para pensar onde vão parar as coisas que jogamos no lixo? Confira quais foram os tipos de lixo mais recolhidos nas praias nas últimas edições do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias:

• bituca de cigarro;

• garrafas plásticas de bebida;

• embalagens de alimentos;

• tampinha de garrafas plásticas;

• canudinhos plásticos;

• sacos plásticos;

• garrafas de vidro;

• sacolinhas plásticas;

• tampinhas de metal;

• outras tampas plásticas.

20 maneiras de colocar em prática a conscientização pela natureza

fechar