Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia do Jornaleiro

Responsáveis por distribuir a informação para a sociedade - uma grande responsabilidade! - pela venda dos jornais impressos, os jornaleiros comemoram seu dia em 30 de setembro. Então, nessa data, não deixe de parabenizá-los por estarem sempre disponíveis a nos manter informados e atualizados!

Mais de um século de história

Segundo relatos, a profissão de jornaleiro existe em nosso país há mais de um século! “No princípio, o papel de distribuir jornais cabia aos escravos, que os vendiam pelas ruas enquanto gritavam as principais manchetes do dia, como modo de atrair a atenção dos transeuntes.” Parabéns a todos os jornaleiros pelo seu dia, comemorado em 30 de setembro!

História

Segundo relatos, “no início do século XX, os jornaleiros já contavam com recursos, como os cavalos, que aceleravam seu trabalho, tornando-o mais eficiente. Todos os dias, os jornaleiros levavam as notícias do dia ao público, oferecendo, de mão em mão, os jornais nas ruas centrais das cidades.” Felicitações a todos os jornaleiros pelo seu dia, festejado em 30 de setembro.

Origens

Dia 30 de setembro é o Dia do Jornaleiro. De acordo com algumas fontes, “de origem principalmente italiana, os jornaleiros evoluíram das ruas para caixotes, com uma madeira em cima, onde os jornais eram organizados para a venda.” Parabéns a todos esses profissionais que ainda hoje estão presentes em nossas cidades e em nossas vidas!

A banca

“O primeiro ponto fixo para a venda de jornais foi construído por Carmine Labanca, imigrante italiano, na cidade do Rio de Janeiro. É dele que se origina o termo “banca”, como sinônimo para estes pontos de venda.” Parabéns aos jornaleiros pelo seu dia em 30 de setembro, e fica aqui a nossa homenagem a Carmine Labanca, por tamanha empreitada em sua época.