A filosofia é o que nos permite questionar a realidade. Criar perguntas que talvez não tenham resposta certa, mas que nos auxiliam a refletir sobre uma série de questões da existência humana. Assim, a filosofia política é o que estimula a sociedade a avaliar o que constitui o exercício político, como a comunidade se organiza e quais são os desafios que o povo e os políticos ainda precisam enfrentar. A seguir, com frases de filosofia política, você terá a oportunidade de fazer essa reflexão. Pense sobre a forma como a política é exercida e veja como ela poderia ser. Entenda o que precisamos fazer pelo povo e compartilhe com seu grupo de amigos!
Duas classes de humanos
Friedrich Nietzsche
“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos.”
Para que os políticos se mantenham no poder, eles só precisam de aliados que os ajudarão a vencer seus inimigos. E assim se esquecem do povo.
Fazer justiça ou fazer política?
Aristóteles
“A política não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça.”
A política não deve ser utilizada para benefício próprio ou de poucos, mas para construir uma sociedade mais justa, com direitos iguais para todos.
Quem governa o povo
Albert Camus
“A política é constituída por homens sem ideais e sem grandeza.”
Quem faz política apenas para ter poder e não se importa com o bem comum não tem ideais ou grandeza e deveria repensar a própria posição.
“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que têm à sua volta.”
A política não se faz com uma pessoa só. É por isso que precisamos prestar atenção nos grupos que constituem um governo ou um partido.
Do lado do opressor
Max Weber
“Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte.”
Quem não escolhe um lado na política está automaticamente contribuindo para quem já ocupa o poder, visto que não questiona essa pessoa.
A linguagem política
George Orwell
“A linguagem política destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez.”
Atentar-se ao discurso político é essencial para observar quais palavras podem ser colocadas em prática e quais são apenas uma ilusão.
“A política trata da convivência entre diferentes. Os homens se organizam politicamente para certas coisas em comum, essenciais num caos absoluto, ou a partir do caos absoluto das diferenças.”
É preciso compreender que a política deve harmonizar as pessoas que são diferentes para que elas possam conviver em sociedade com boas condições.
O que deve ser feito
Martin Luther King Jr.
“Chega um momento em que temos de tomar uma posição que não é nem segura, nem política, nem popular, mas que deve ser tomada porque a consciência lhe diz que isso está certo.”
Nem sempre as decisões tomadas por políticos serão bem vistas pela população, mas muitas vezes são necessárias e devem ser seguidas.
Seguindo os próprios interesses
Sonia Schafer
“A política atual prima pela falta de interesse para com o povo e total interesse pelo lucro próprio e manipulação fácil.”
Quando o povo não se interessa pela política e pelo trabalho dos políticos, é muito fácil governar seguindo os próprios interesses, sem represálias.
Escolher um lado
Camila Bill
“Na política, ou você escolhe um lado ou é bombardeado pelos dois.”
A posição de neutralidade na política é como se abster. Então, é provável que os dois lados tentarão convencê-lo a segui-los, de forma massiva.
“O bom político não pede votos. Conquista eleitores.”
Para fazer política, é preciso compreender o que o povo precisa e então conquistá-lo atendendo às necessidades dele.
Uma democracia frágil
Carolina Maria de Jesus
“A democracia está perdendo os seus adeptos. No nosso país, tudo está enfraquecendo. O dinheiro é fraco. A democracia é fraca, e os políticos, fraquíssimos. E tudo o que está fraco morre um dia.”
Manter o sistema político brasileiro estável é um desafio desde sempre. A qualquer momento a democracia pode ruir, e precisamos ficar atentos.
Atenção aos extremos
Mary Shelley
“Todas as boas intenções políticas levadas ao extremo resultam em prejuízo.”
O extremismo nunca é uma boa saída. Dificilmente a maioria das pessoas será atendida por ele. Então, tenhamos consciência ao praticar boas intenções.
A importância de fazer política
Platão
“O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus.”
As pessoas com boas intenções devem fazer política para impedir que aquelas com más intenções cheguem ao poder facilmente.