Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para discutir política com seus amigos

Falar de política pode ser complicado e aflorar os nervos de qualquer pessoa, mas isso não significa que devemos evitar esse assunto! Lembre-se sempre que discutir não é brigar. Para estabelecer um diálogo simples e amigável sobre política com os seus amigos, conte com as nossas dicas!

continue lendo
Compartilhar

Discordar é preciso

Discutir política é saber que haverá discordância. Partindo desse ponto e sabendo que dentro das relações familiares e com amigos há uma certa tensão emocional, esteja aberto a ouvir. Ouça questionando de forma pacífica. Saiba quando pontuar uma opinião ou fato, mas tente não invalidar o discurso do outro.

Debate e amigos: que mistura!

Amigos e política: uma boa mistura? Sim, o espaço de diálogo que já existe nessa relação pode trazer bons resultados. Tente argumentar explicando um ponto de vista, não tente provar que você sabe mais de um assunto que o outro. Se souber algo que não seja conhecido, torne o fato público e não argumente com condescendência.

Debate não é guerra

Debater política com seu amigo não deve se tornar uma guerra. Compreenda que vocês devem debater sobre algo que já fazem parte: a política. Dentro desse contexto, os pontos de vistas podem divergir, se sobrepor ou até mesmo anular, só não precisa virar uma guerra de convencimento.

Debate e aprenda

Discutir política com seus amigos, nessa atmosfera de amor e liberdade que existe na relação, pode ser extremamente proveitoso e, se mal feito, desfazer laços. Discuta com os ouvidos, use sua opinião como bandeira do que você acredita, não tente angariar votos de outros.

Se posicione

Você não precisa se anular numa discussão sobre política com seus amigos. É possível concordar com opiniões e pontuar algumas direções que ela pode alcançar. Tente concordar com o fato macro discutido, mas busque nas micro níveis do assunto o que pode ser levantado esclarecido.

Debata e aprenda

Você não precisa ser um expert para discutir política. O fazer política já existe no fato de existirmos, no registro do nascimento, na compra com nota fiscal e por aí vai. Você pode, por exemplo, discutir política com amigos levantando os pequenos atos políticos que realizamos todos os dias e os impactos a longo prazo.

O que é ser brasileiro para você?

 

Respeite a opinião

Ainda que o debate político com seus amigos possa render boas risadas pelas brigas que se assemelham às discussões infantis, o melhor é evitar o clima de guerra. Caso as relações tendam a estremecer pelas fortes opiniões de ambos os lados, foque em assuntos que, de fato, sejam usados para fortalecer a amizade, o famoso “deixar de lado”.

Debate não é convencimento

Debater política não é um pedido para você resgatar alguém de um posicionamento ou aproximação com essa ou aquela direção. A discussão é para mostrar fatos e esclarecer pontos de vista, não uma disputa para alterar o pensamento do outro, mas agregar novos conhecimentos ao que já é entendido.

Debate com preparo

Antes de falar de política com aquele amigo que ama discutir, prepare-se buscando informações, notícias e fatos que contextualizem seu ponto de vista. Esteja com as armas a postos: sua argumentação. Esta deve ser pacífica, embasada e com possibilidades esclarecer e enriquecer a conversa.

Debate político proveitoso

Ouvir, relacionar, contextualizar e entender: receita pronta para um bom debate político. Nas rodas com amigos, deixa a pluralidade de ideias falar e, dentro dela, tente achar um fato que possa se relacionar com os levantamentos apresentados. Tente ser a cola da conversa e não uma parede irredutível.

Debate com respeito

Antes de dar aquela risadinha maliciosa, pare e pense o quanto isso pode agregar para o debate político. Deboche não é a melhor ferramenta na hora de abrir o diálogo, ele se abre e se expande quando todos os envolvidos estão dispostos a conversar de forma adulta e contextualizada.

Debater é necessário

Discutir política é difícil, mas gera boas conversas e bons esclarecimentos. Estar aberto ao diálogo com amigos é um ótimo início. Para iniciar a discussão ouça com atenção, esqueça o julgamento e se faça presente nas argumentações, sempre tentando encaixar os fatos de forma honesta e direcionada.

Debate e contextualização

O debate político deve ser realizado, ainda que você tenha aquele receio de abrir a conversa com amigos, com argumentos e fatos contextualizados. Não tente impressionar com números desconexos ou distantes do que é necessário ser provado, deixe fluir de forma embasada.

fechar