Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Como escolher roupas de forma sustentável

Ter um guarda-roupa cheio de peças funcionais e estilosas é o sonho de muita gente. E você sabia que para conseguir isso não é preciso sair fazendo compras a todo instante? Você não precisa de muitas roupas para ter estilo, basta escolher de forma correta e apostar em alternativas que fazem menos mal ao meio ambiente e à sociedade. Evitar o consumo irresponsável é o primeiro passo para se ter uma vida mais sustentável. E fazer isso não é difícil, especialmente com as dicas que preparamos para você. Siga esses passos e aposte numa moda consciente que vai te surpreender com um grande número de opções. Ser sustentável é, além de tudo, fashion!

Não tenha medo de repetir roupa

Depois da invenção da máquina de lavar e do tanque, ninguém precisa mais ter medo de repetir roupa. Brincadeiras à parte, quando lavamos uma peça não há problema algum em repeti-la. Por isso deixe o preconceito de lado, use e abuse de suas peças.


Copiar
Compartilhar
Eventos de moda com cunho beneficente

Nos meses de junho, julho, dezembro e janeiro é bem comum encontrar bazares beneficentes. Esses eventos são ótimas opções para conseguir uma peça nova ou pouco usada por um preço bacana. Melhor ainda é saber que o dinheiro será destinado a instituições de caridade e pessoas que realmente precisam da doação.

Entenda por que os brechós estão fazendo tanto sucesso
Copiar
Compartilhar
Garimpe as peças da avó

Pode ser avó, mãe, pai, tio... Não importa o nível de parentesco, o importante é encarar o desafio de garimpar o armário deles e encontrar algo que tenha a ver com você. Pode ser que a peça precise de alguns ajustes, mas nada que uma mãozinha da costureira não resolva.


Copiar
Compartilhar
Customização

Enjoou daquela jaqueta jeans que usou durante anos? Calma, não jogue fora ou deixe abandonada por aí não. Procure algumas linhas coloridas, tachas e uma tesoura e deixe a inspiração rolar na hora de customizar. Caso prefira, busque um tutorial no YouTube para ter mais confiança.

Conheça grandes mulheres defensoras da sustentabilidade
Copiar
Compartilhar
Troque de roupas com amigas

Ganhou uma camiseta que não faz seu estilo? Que tal passá-la para frente ao invés de esquecê-la no fundo do guarda-roupa? Chame algumas amigas e troquem peças que já não fazem mais sentido, mas que podem ter tudo a ver com a outra.


Copiar
Compartilhar
Lojas de departamentos

Lojas de departamentos, também conhecidas como “fast fashion”, são práticas, não há como negar. Porém esse tipo de loja também tem um controle menor em relação à produção das peças, já que várias marcas são vendidas no local. Por isso deixe para investir em peças pontuais em vez de fazer aquela mega compra com eles.

Dicas importantes para ser um consumidor consciente
Copiar
Compartilhar
Empresas pequenas

Procure consumir produtos de moda de pequenos empreendedores, com essa prática você ajuda um empresário que produz em pequena escala e ainda tem uma noção melhor da cadeia de produção da roupa que compra, já que quanto maior a estrutura, menor é o controle em relação à cadeia de custódia.


Copiar
Compartilhar
 
Conheça o trabalho das marcas

Você conhece as marcas que fazem as roupas que estão no seu guarda-roupa? Não? Então aproveite para jogar o nome delas na internet para entender onde e como as peças são feitas, se a produção é feita só por eles ou se o serviço é terceirizado. Essa preocupação é essencial para as empresas terem noção de que os clientes se importam com a procedência das peças que compram.

Tudo o que você não sabia sobre moda para homens e mulheres
Copiar
Compartilhar
Brechó

De uns anos para cá os brechós ganharam uma baita força, independentemente de eles serem voltados para marcas de grife ou mais populares. Bom, o importante é deixar o preconceito de lado em relação às roupas usadas e ter pique para garimpar as peças.


Copiar
Compartilhar
Menos é mais

Seu sonho era ter um guarda-roupa ou closet lotado de peças? Ou o seu já está perto disso? Olha, provavelmente o primeiro mandamento da moda sustentável é o famoso “menos é mais”. No fundo sabemos que são poucas as roupas que realmente usamos, além do que muitas ficam no armário para sempre e até com etiqueta.

Saiba o que é moda sustentável
Copiar
Compartilhar
fechar