Nossa Senhora da Lampadosa, celebrada em 1º de dezembro, é representada pela figura de uma jovem mãe que eleva sua mão direita segurando um coração. Ele simboliza o amor. No braço esquerdo, carrega seu filho, Jesus. O menino Jesus leva uma pomba na mão direita, simbolizando o Espírito Santo.
Conheça também Santa Zenaide
Mais uma representação da Virgem Maria, Nossa Senhora da Lampadosa é hoje cultuada em 1º de dezembro e seus maiores fiéis eram escravos do século 18 que viviam na ilha de Lampadosa, no Mar Mediterrâneo.
Como a maioria dos escravos, eles eram trazidos da África e levados até a ilha para serem explorados por italianos. Influenciados por seus senhores, converteram-se ao cristianismo. Nossa Senhora da Lampadosa foi adotada por eles como a padroeira dos escravos necessitados, sua festa é celebrada em 1º de dezembro.
Saiba mais sobre o Dia da Nossa Senhora Humildade
Também conhecida como Lampedusa, a ilha que deu origem ao nome de Nossa Senhora da Lampadosa, cultuada em 1º de dezembro, está localizada num arquipélago das Ilhas Pelágias, mais próxima ao norte da África, no Mar Mediterrâneo. A população chega a 5 mil habitantes, que vivem de pesca e agricultura.
Nossa Senhora da Lampadosa, celebrada em 1º de dezembro, ficou conhecida no Brasil a partir da vinda de alguns escravos para o país, na metade do século 18. Eles continuaram com a fé e difundiram a imagem da santa aos escravos que não conheciam o cristianismo.
Dia de São Daniel Comboni: conheça!
A chegada da palavra cristã vinda da apresentação de Nossa Senhora da Lampadosa, festejada em 1º de dezembro, foi bem recebida. Pois os escravos estavam sem família, sem identidade e sofrendo os abusos do período. Assim, era uma bênção e um conforto ouvir sobre o cristianismo e fé. Virgem Maria mãe carinhosa e protetora não desampara.
No ano de 1730 escravos devotos fundaram uma irmandade para uni-los em uma só fé. Com a alma machucada por passar por tanto sofrimento, queriam se consolar e chamaram a união de Irmandade Lampadosa. Nome em homenagem à Nossa Senhora da Lampadosa, que é celebrada em 1º de dezembro.
No Rio de Janeiro foi criada a irmandade, que cresceu muito no ano de 1748, atraindo muitos escravos abertos à fé cristã. A sede, que era na Igreja do Rosário, passou a receber muitos escravos em busca de palavras de amor. Nossa Senhora da Lampadosa é festejada em 1º de dezembro.
Então, com a popularidade da irmandade, ela ganhou um terreno amplo que se tornou o abrigo de uma imagem de Nossa Senhora da Lampadosa, celebrada em 1º de dezembro.
A igreja que ali foi construída aparece na história do Brasil, por meio dos acontecimentos com Tiradentes.
Virgem Maria é consoladora e mãe afetuosa, consola e dá esperança a todos nós. Está sempre de braços abertos para seus filhos. Nossa Senhora da Lampadosa, nos proteja neste 1º de dezembro e sempre.
“Ó Maria, doce refúgio e consoladora esperança dos que sofrem, permite que com inteira confiança eu impetre vossa poderosa proteção e me lance em vossos braços maternais na confortadora certeza de ser atendido(a). Permita, ó Mãe dos que sofrem, que meus lábios se desatem em vossa esperança para suplicar-vos pelas benditas almas dos cativos.”
Muitos são os percalços e conflitos, Nossa Senhora da Lampadosa, rogai por nós neste
1º de dezembro.
“Sede, Senhora, minha esperança nas lidas cotidianas, minha consolação nas inevitáveis aflições, minha fortaleza nas acabrunhadas tribulações. E no momento supremo antes do último alento, e na hora final antes de iniciar a via da eternidade, sede, minha Mãe, advogada e protetora. Amém.”