Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Holambra

Holambra é a Capital da Flores, uma das melhores cidades do país para se mudar ou tirar férias. Construída por imigrantes holandesas, o município turístico recebe mais de 500 mil visitantes por anos. Conheça a cidade de Holambra!

Holambra

Holambra é um município do estado de São Paulo e da microrregião de Campinas. A Capital das Flores, como é conhecido o município, foi fundado em 1991 por brasileiros e membros da colônia holandesa da região. O nome da cidade vem da junção de três palavras: Holanda, América e Brasil.

Expoflora

A principal atração da cidade de Holambra é a Expoflora, realizada anualmente desde 1981. A Expoflora atrai anualmente aproximadamente 300.000 visitantes por ano. O objetivo do evento é expor o trabalho desenvolvido durante o ano pelos agricultores e cultivadores de flores e plantas ornamentais. Além da parte botânica, a Expoflora divulga a cultura e os costumes holandeses, por meio da culinária, de danças típicas, de artesanato e música, por exemplo.

Roteiro Rural

O Roteiro Rural de Holambra é oferecido pela prefeitura da cidade para aqueles que querem conhecer absolutamente tudo sobre a Cidade das Flores. O roteiro oferece passeios à cavalo, visita à estufas de flores ornamentais, comidas típicas, cachaça artesanal e contato com a natureza e os animais.

Blueberry

Entre os destaques da Expoflora, está a rosa Blueberry. De origem italiana, a rosa de cor lavanda escura foi resultado de melhoramentos genéticos testados ao longo de sete anos. Essa variedade que está sendo exposta na Expoflora tem sua origem no Quênia e apresenta elevada durabilidade para uma rosa, pois chega a durar até 14 dias.

Copa do Mundo

A Expoflora já está investindo na Copa do Mundo. O visitante que estiver procurando por arranjos, certamente vai se deparar com uma infinidade de verde e amarelo. Além da orquídea esverdeada, já conhecida pelos amantes de flores, há flores de coração como um impatiens geneticamente alterada para adquirir folhagem verde e amarela e flores brancas. Mas não só de Brasil vive a Expoflora, é possível encontrar arranjos que fazem alusão às bandeiras de muitos países, principalmente a Holanda.

A Cidade

A cidade destaca-se por estar entre os dez municípios com melhor índice de qualidade de vida no Brasil, melhor índice de segurança do país e maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Origem

Com a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo holandês estimulou uma parte da população a imigrar para outros países em busca de oportunidades e melhores condições de vida. O Brasil foi o único país a permitir a vinda de grandes grupos de católicos para seu território e um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes imigraram para o Brasil. Desde 1948, os imigrantes holandeses desenvolveram sua cultura agropecuária e de produção de leite e laticínios e, em 1991, 98% da população da região votou a favor da emancipação do distrito, surgindo assim a cidade de Holambra.

Estância Turística

Em 1998, o município recebeu o predicado de Estância Turística do Instituto Brasileiro de Turismo. Essa nomenclatura permite que o município receba uma verba maior do Estado para a promoção do turismo regional. Isso também permite que o município use o título de “Estância Turística”, sendo conhecido como Município da Estância Turística de Holambra.

Roteiro Gastronômico

Outra opção é o Roteiro Gastronômico, desenvolvido para proporcionar ao visitante o conhecimento da gastronomia holandesa. O roteiro inclui 13 estabelecimentos, entre restaurantes, chopperias, cafés e confeitarias e não se restringe apenas à cultura holandesa; é possível experimentar alimentos da cozinha indonésia, árabe e italiana também.

Museu

O município tem o Museu Histórico e Cultural de Holambra, que dispõe de um acervo de mais de duas mil fotos antigas de Holambra e expõe a história da imigração e dos imigrantes holandeses que fundaram a cidade.

Moinho de Holambra

Outra atração turística da cidade é o Moinho de Holambra, um moinho de vento construído segundo os modelos arquitetônicos e a tradição holandesa, considerado o maior moinho da América Latina. O moinho de 38,5 metros, inaugurado em 2008, foi projetado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra, um dos poucos especialistas em moinhos do mundo e responsável pela construção e reforma de mais de 400 moinhos.