Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo

O Brasil é um país que foi construído a partir de uma sociedade escravocrata e latifundiária. O resultado disso é o racismo estrutural que categoriza pessoas negras como inferiores. O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo é a oportunidade para refletir sobre esse cenário.

Pelos antepassados

13 de maio não é um dia qualquer no calendário. É o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Precisamos dessa data para reconhecer que nossos antepassados foram arrancados de suas terras e escravizados no Brasil, por serem negros. Precisamos lutar contra o sistema que acusa as pessoas negras de serem inferiores. Nossa existência também é válida!

O negro é belo. Tenha orgulho de ser negro!

Para firmar raízes

O Brasil não é um país em harmonia com a diversidade. A existência do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, comprova que a ideia que prevalece na sociedade é a de que pessoas negras não deveriam estar aqui. Mas o nosso grito deve ser mais alto: o Brasil é preto!

Cor é identidade

A minha cor de pele importa. Ela fala sobre a minha origem, sobre o meu passado, sobre quem eu sou. É a primeira coisa que veem onde quer que eu esteja. O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é quando eu me sinto motivado a falar sobre a minha dor e conscientizar outras pessoas sobre o racismo.

Além da cor da pele

Ser negra não é só ser retinta. Existem pessoas negras de pele clara e de pele escura, mas que carregam os traços desse povo: nariz largo, boca carnuda, cabelo crespo. O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é o momento para lembrar que as pessoas negras também são pessoas e carregam história em suas aparências.

Seja antirracista

Como disse a escritora Angela Davis, na sociedade em que vivemos é preciso ser antirracista. Não ser racista não é suficiente. Precisamos mostrar para as pessoas, no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, que a existência negra importa. Reflita sobre o seu comportamento e mude, se for preciso!

O que podemos fazer?

O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é uma oportunidade para as pessoas brancas pensarem sobre comportamentos, pensamentos e discursos que reproduzem contra as pessoas negras. Qual é o motivo de preservar a raiz escravocrata da sociedade brasileira? É urgente que reconheçamos nossos privilégios e façamos uso deles para transmitir respeito, informação e compreensão.

Continuamos a resistir

Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio. Mais um dia para relembrar e viver a luta que toda pessoa negra descobre ao longo da vida: exterminar o racismo. O Brasil sempre tornou a nossa existência difícil, mas não podemos nos render. Somos muito mais do que pensam que somos!

Conscientize uma pessoa racista

O Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, 13 de maio, é o momento ideal para explicar para uma pessoa que determinados comportamentos e discursos, que colocam as pessoas negras como objetos, animais ou alvo de críticas, devem ser extintos. Nada justifica minimizar a existência de outro ser humano.