Com exceção dos nascimentos múltiplos, quando já se sabe que serão pré-termo, um bebê prematuro é inesperado. Isso gera dúvidas e angústia nos pais, que, enquanto aguardam o amadurecimento do neném no hospital, devem permanecer firmes para dar apoio, carinho e fortalecer o vínculo de amor. Essa é uma atitude incentivada no Novembro Roxo, porque esse pequeno ser veio antes do tempo para mostrar a todos como é linda a vontade de viver!
Saiba tudo sobre a amorosa campanha Novembro Roxo
Ser mãe é uma escolha de amor e de responsabilidade pela vida a ser gerada e também para evitar a prematuridade. Atitudes como não consumir álcool e drogas, não fumar, comparecer ao pré-natal, seguir as orientações, relatar ocorrências, dúvidas e temeridades, se informar e buscar apoio demonstram consciência. O Novembro Roxo tem ações que estimulam as mulheres a conhecer e prevenir o parto pré-termo. Vamos falar mais sobre isso!
Ser pai de um bebê prematuro é segurar um pezinho com três dedos. O neném pode ter baixo peso, pele fina, brilhante e rosada, pouco cabelo, orelhas moles e finas, pouca gordura sob a pele, musculatura fraca, veias visíveis, poucos reflexos de sucção e deglutição. Mas tem algo que não fica visível: amor para oferecer. Acompanhe e apoie o pai de um bebê prematuro. Demonstre carinho e junte-se ao lindo trabalho da campanha do Novembro Roxo!
O leite materno é parte fundamental da vida do bebê prematuro, porque tem os nutrientes e os anticorpos de que ele, vulnerável, tanto precisa. Ele tem o direito de ser alimentado com o leite de sua própria mãe, mas, se não conseguir sugar, ela não deve desistir da amamentação. Adiante haverá tempo para, no contato físico, ambos se unirem por meio desse alimento especial. Por isso o Novembro Roxo incentiva o aleitamento materno. Junte-se à causa!
Conheça 10 benefícios da amamentação e nutra com amor
Bebês individuais que nascem antes da 37ª semana de gestação e gêmeos antes da 34ª são considerados prematuros. Doenças maternas, como hipertensão arterial, infecções e diabetes, gravidez na adolescência e malformações fetais estão entre as causas da prematuridade, que deve ser evitada. Colabore com o Novembro Roxo e divulgue informações desse tipo como alerta. Vamos combater a prematuridade com conhecimento e atitude!
A cor roxa simboliza a sensibilidade e a individualidade dos bebês pré-termo e representa a transformação, a capacidade que esses pequenos seres mostram logo cedo com tanta determinação enquanto amadurecem no hospital. Eles também conseguem transformar os familiares e a sociedade que busca, por meio da campanha Novembro Roxo, reduzir o número de nascimentos antecipados. Participe dessa campanha levando informação e divulgue nas redes sociais.
Inspire-se com reflexões para quando a vida ficar difícil
Os médicos neonatologistas enfrentam muitos desafios em relação à prematuridade, como a identificação da sobrevida do bebê prematuro, a redução das complicações de curto e longo prazos e o trabalho sob condições inadequadas em algumas regiões do país. Eles priorizam a qualidade de vida dos recém-nascidos e dos familiares. Por isso, o Novembro Roxo apoia iniciativas que facilitem esse trabalho. Apoie você também, sensibilize outras pessoas!
Os nascimentos prematuros devem ser evitados, pois os bebês que nascem antes do tempo são vulneráveis. Eles exigem muitos cuidados e muitas vezes apresentam problemas imediatos ou futuros, difíceis de serem solucionados e que podem trazer risco de morte. A maior parte da população não sabe que é possível prevenir a prematuridade. O Novembro Roxo foi criado para conscientizar. Leve informação a quem você conhece e ajude a proteger a vida!
Nenhum bebê prematuro deve ser arbitrariamente isolado do contexto familiar. É o que consta no Artigo III da Declaração Universal dos Direitos do Bebê Prematuro. Porém, mais importante do que cumprir a lei, é essencial que todas as pessoas pensem no vínculo afetivo e de resistência entre pais e filhos como o primeiro e mais fortalecedor da vida. O Novembro Roxo estimula esse laço. Compartilhe com todos essa ideia que demonstra amor!
A campanha do Novembro Roxo se destina a conscientizar a população para a importância da prevenção aos nascimentos prematuros. Atitudes como a realização do acompanhamento pré-natal durante a gestação garantem que tanto a saúde da mãe quanto a do bebê estejam sendo cuidadas e que possam ser tomadas providências em qualquer sinal de alerta. Por isso apoiar essa causa significa levar informação a todos. Compartilhe!
Encontre dicas essenciais para ter uma gravidez tranquila