Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dicas para ter uma gravidez tranquila

Está grávida e um turbilhão de pensamentos está passando pela sua cabeça? Preocupe-se apenas com o necessário e cuide de você e do seu bebê. Conheça nossas dicas e aproveite esses meses preciosos.

Inicie o pré-natal sem enrolações!

Iniciar o pré-natal assim que se descobre a gravidez é fundamental para que você possa ver se está tudo certo com o bebê e com você mesma. Acompanhar o passo a passo de uma gestação com médico e ultrassons ajuda muito na sua saúde e, principalmente, na saúde do bebê.

Coma por dois, mas de uma forma mais saudável...

Durante a gestação, você deve se alimentar muito bem! Como muitos dizem, deve-se “comer por dois”, já que está abrigando um bebezinho no seu ventre que suga todas as vitaminas que você recebe em seu corpo. Portanto, ingira mais alimentos saudáveis, como frutas, saladas e legumes para que você e seu bebê possam ficar saudáveis.

Não se estresse com palpites alheios

Sempre vão existir aquelas pessoas dizendo: “Mas grávidas não podem fazer isso ou aquilo e você faz tudo o que não pode, vai acabar perdendo o bebê...”. Não dê bola para esses tipos de comentários. Se você percebe que suas atividades diárias não causam dor e nenhum outro problema e não há restrições médicas, não deixe de fazer só por causa desses comentários fúteis.

Tente meditar

A meditação é algo que relaxa o corpo e a mente mais do que a ioga. Esse será o momento que você terá com você mesma para pensar, refletir e treinar um pouco a respiração, o que te leva à paz interior e a ficar mais calma, controlando, assim, a ansiedade.

Tente não se matar nos doces

Se você é o tipo de pessoa que, sempre que fica muito nervosa ou ansiosa, adora se afogar em meio a uma comida bem melada ou numa caixa cheia de chocolates, saiba que isso não é uma boa ideia durante a sua gestação. Claro que você pode comer doces, mas tudo muito bem maneirado para que não faça mal a você e, principalmente, para o bebê.

Cuide-se como qualquer outra mulher se cuida

Claro que existem algumas restrições para as grávidas, mas você pode marcar um dia para ir ao salão e se dedicar a sua beleza. Pinte as unhas, alise ou enrole o cabelo, depile-se, vá a lojas e compre roupas novas e tente elevar mais a autoestima. Pintar o cabelo também pode, mas só é permitido após o quarto mês de gestação.

Converse com seu bebê

Mesmo que seu bebê esteja dentro da barriga, é importante que você converse com ele para que possa conhecer sua voz. Cante, conte histórias, converse como se ele já estivesse em seus braços. Peça para que pessoas que convivem com você conversem também para que ele já possa identificar a voz dessas pessoas assim que nascer. Até porque, mesmo na barriga, ele pode ouvir tudo o que acontece a seu redor.

Pratique ioga para gestantes

Durante a gestação, muitas mulheres se sentem ansiosas com a chegada do bebê ou até mesmo com medo de que algo dê errado durante o parto. Isso faz com que as futuras mamães fiquem mais nervosas e angustiadas e a ioga as ajudará a relaxar mais. Sem contar que é uma forma de você se exercitar.

Você está grávida e não doente!

Muitas mulheres após descobrirem que estão grávidas começam a se privar de muitas atividades que pensem ser um risco para o bebê. Claro, você deve tomar cuidado para não perder ou prejudicar o feto, mas isso não quer dizer que deva apenas ficar sentada assistindo aos outros se divertirem com coisas naturais, enquanto poderia estar curtindo aquele momento também.

Aproveite para dormir e descansar

Certamente, como já é de costume, você não terá mais noites tranquilas nas quais poderá dormir calmamente até tarde porque o bebê precisará fazer os lanchinhos noturnos ou estará com cólicas e precisará do aconchego dos pais. Por isso, aproveite para dormir bem durante a gestação, descansar, assistir filmes e fazer outras coisas que ficarão difíceis após o nascimento do bebê.

Escolha bem o médico

Escolher o médico que vai acompanhar a gestação é essencial. Peça dicas para suas amigas, tias, mãe ou alguém de confiança que possa te indicar um médico confiável para fazer seu pré-natal. Mas, caso sentir que o médico recomendado não é assim tão legal, troque de doutor até se sentir mais segura.

Coloque músicas suaves para você e seu bebê

Outra coisa que relaxa muito tanto a mãe quanto o bebê são músicas calmas, como clássicas ou até mesmo uma música infantil ou MPB, as mais suaves que podem até diminuir os riscos pela paz que trazem na gestação. Você perceberá que seu bebê ficará bem mais calmo enquanto a música toca.

Faça uma lista sobre todos os itens

O que as mães mais adoram durante a gravidez é poder comprar as roupinhas, os sabonetinhos, os sapatinhos, as meinhas e todas as coisas que o bebê vai precisar. Mas, para que não falte nada para o bebê, faça uma lista de todos os itens de que o recém-nascido vai precisar. Se puder, coloque a quantidade na frente para ter uma ideia.

Tente não se estressar por qualquer coisa

Durante a gravidez, a mulher passa por muitos altos e baixos em relação aos hormônios e isso faz com que a bipolaridade fique à flor da pele. Haverá momentos em que você estará rindo à toa, em outros terá crises de choro, mas também terá aqueles em que vai se descabelar de raiva de tudo. Mas isso é perigoso e pode fazer mal ao bebê, portanto, quanto menos estresse melhor!

Leia livros

Ler é ótimo para adquirir conhecimento e distrair um pouco, portanto, você pode ler livros de qualquer gênero. Mas, se quiser, pode optar por livros que falem sobre mães de primeira viagem e sobre a chegada de um bebê para que possa entender um pouco mais desse novo universo.