A maternidade não é um momento apenas de felicidades. Mães são seres humanos, se cansam, se irritam, sentem fome e medo, muito medo. Por isso, tenha mais atenção e carinho com uma nova mamãe. Ela certamente estará precisando!
Durante a gestação, o corpo da mulher trabalha para formar um novo corpo. Isso promove cansaço, sono excessivo e muitas alterações de humor. Então, se você encontrar com uma grávida estressada, tenha empatia, pois não é culpa dela.
Uma mulher amamentando pode ser a cena mais bonita do mundo, mas também pode ser um momento muito doloroso e certamente será cansativo para mãe. A amamentação é fundamental, porém não é um mar de rosas!
Os três primeiros meses de vida de um bebê são o período mais difícil da existência de uma mãe. O temido puerpério é doloroso, exaustivo e cheio de situações difíceis, mas acredite: ele passa! Serão os três meses mais longos da sua vida, mas acabarão.
O começo de uma nova vida é sempre o período mais complicado, porém ele passa. Então, mantenha-se forte, procure por pessoas com quem você possa contar e tenha fé. A maternidade não é um mar de flores, mas é repleta de recompensas!
Quando você se torna mãe, não são apenas as mudanças físicas que acontecem. Uma nova mulher nasce junto com o bebê! E se você demorar para se reconhecer de novo, não se preocupe, pois isso é absolutamente normal.
Infelizmente nós vivemos em uma sociedade que vê as mulheres desqualificadas para o trabalho depois que se tornam mães. Por isso, se as questões profissionais se tornarem muito complicadas depois do nascimento do seu filho, não estranhe e, principalmente, não desista!
Coisas que ninguém conta sobre a maternidade
Não se sinta agraciada apenas porque o pai do seu filho troca a fralda dele, às vezes... Ser pai é dividir todos os momentos, bons e difíceis, desde o nascimento do herdeiro. Se o pai do seu filho quiser ser realmente participativo, mostre a ele como fazer isso.
Ser mãe solteira é uma das atividades mais difíceis do mundo, pois essa mulher precisará contar com toda a sua capacidade para cuidar do pequeno e continuar trabalhando para sustentá-lo. Essas mulheres merecem muito respeito!
Ser mãe é uma tarefa complexa e que, por muitas vezes, lhe dará vontade de desistir. Mas isso é normal, ninguém foi feito para aguentar tanta atribulação sozinho. Não se culpe se você se pegar pensando em largar tudo e virar hippie!
A sociedade tende a pensar que todas as responsabilidades são apenas da mulher, quando, na verdade, o correto é que tudo seja muito bem dividido entre o pai e a mãe. Não se deixe abater por comentários ou atitudes machistas!
A desromantização da maternidade precisa ser feita. As mulheres precisam saber que ter um filho é lindo, mas também é muito difícil e exige inúmeros sacrifícios. Não se engane pensando apenas nas famosas noites em claro, toda a sua rotina será alterada.
Lições que a maternidade traz
Não importa o que você faça, sempre terá alguém para te julgar ou criticar, e isso se aplica também para a maternidade. Então, quando acontecer, não se deixe abater. Mantenha-se firme e continue vivendo a sua vida como você julgar ser melhor!
Os cuidados e dificuldades com os recém-nascidos são muitos, mas com o tempo, eles passarão e surgirão outros. Então, por mais difícil que possa parecer, aproveite os momentos bons que cada fase lhe trouxer, pois eles serão únicos.
Acontece muito mais do que se imagina e precisa receber uma atenção especial. Uma mulher com depressão pós-parto não é sinônimo de uma mulher que não ama o seu filho, mas, sim, de alguém que não está conseguindo entender muito bem essa nova fase.
Desafios da maternidade