Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Hospital

Julho tem uma data especial para homenagear uma das instituições mais importantes da nossa sociedade: o hospital. Lar de verdadeiros anjos, que não medem esforços para promover a saúde de seus pacientes, conheça mais sobre o dia 2 de julho!

continue lendo
Compartilhar

No mundo

Aqui no Brasil, o Dia do Hospital é celebrado em 2 de julho. Mas o Dia Mundial do Hospital é comemorado em 14 de julho, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, temos dois importantes dias para debater sobre um assunto de extrema relevância para a sociedade.

História dos hospitais

Acredita-se que os primeiros estabelecimentos similares a hospitais tenham surgido na Antiguidade. Sua função era tratar feridos de guerra. Estudiosos chegaram a essa conclusão após encontrarem pinturas datadas de 2920 a.C. que indicam um provável local destinado à cura de guerreiros. 2 de julho, Dia do Hospital: aprofunde-se nessa história.

Pioneiro na Medicina tropical

Neste Dia do Hospital, 2 de julho, uma figura que não pode ficar de fora da história da saúde é o médico sanitarista Adolfo Lutz. Um verdadeiro desbravador de doenças transmissíveis como a malária, hanseníase, esquistossomose, leishmaniose, varíola e cólera, entre outras, foi Lutz quem identificou o mosquito Aedes aegypti como transmissor do vírus da febre amarela.

 

Referência na atualidade

Uma referência atual em Medicina é o médico cancerologista (também escritor e apresentador de TV) Drauzio Varella. Ele é uma das maiores referências em saúde no Brasil e foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no país. Neste Dia do Hospital, 2 de julho, acompanhe o trabalho desse profissional dedicado a divulgar informações preciosas sobre a saúde.

O que o Doutor Drauzio Varella tem a dizer?

Anônimos em diversas subáreas

Para além de todos os célebres nomes de relevância para a história da saúde – e consequentemente dos hospitais – no Brasil, temos também que dedicar o 2 de julho, Dia do Hospital, aos demais profissionais das diversas áreas de um hospital, que anonimamente fazem essas máquinas funcionarem, mesmo com todos os percalços da nossa realidade.

Homenageie

Neste 2 de julho, Dia do Hospital, não deixe de homenagear um profissional que atua no hospital. Seja médico, enfermeiro, recepcionista, maqueiro, faxineiro, assistente social ou psicólogo. É o dia da instituição e daqueles que de alguma forma contribuem para o seu funcionamento. Parabenize, seja ele conhecido seu ou não!

Recados de gratidão para o Dia do Enfermeiro

Hospitais no Brasil

2 de julho é o Dia do Hospital, data muito importante para que nos lembremos da importância dos hospitais e dos profissionais de saúde, e também para que reflitamos sobre o caos em que se encontra a saúde pública no Brasil. É imperativo que se tomem providências para que se busquem melhorias para um sistema tão sucateado.

fechar