Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Proteção às Florestas

O dia de proteção às Florestas tem como objetivo levar mais informações às pessoas e despertar sua consciência, a preservação é fundamental. É também uma data que homenageia o personagem folclórico Curupira, protetor das florestas. Curiosidades sobre a data também fazem parte das mensagens

continue lendo
Compartilhar

O que são as florestas?

Vegetação rica em plantas arbóreas, nas quais as copas juntam-se e formam o que chamamos de dossel. Essa é uma das definições de florestas. O Dia da Proteção às Florestas é celebrado no dia 17 de julho.

Floresta para a ONU

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a definição de floresta é a seguinte: “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano". O Dia da Proteção às Florestas é celebrado no dia 17 de julho.

Herói de verdade: Chico Mendes

Além das lendas folclóricas, as florestas possuem ao longo da história protetores de carne e osso que fizeram a diferença. Chico Mendes, por exemplo, foi um importante líder a favor da proteção da Amazônia e contra o massacre aos índios. Infelizmente, seu posicionamento gerou desconforto e ameaças. Em 1988, ele foi morto. No dia 17 de julho, é comemorado o Dia da Proteção às Florestas.

 

Protetores anônimos

Além dos grandes nomes do ativismo ambiental, as florestas também têm heróis anônimos e que garantem sua sobrevivência diariamente. Biólogos, engenheiros, professores, militantes, entre outros agentes fazem um trabalho árduo para garantir o direito à natureza e população que vive por lá. O Dia da Proteção às Florestas é celebrado em 17 de julho.

Brasil é rico em florestas

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), o segundo país do mundo com maior área florestal é o Brasil. O país tem, aproximadamente, 493,5 milhões de hectares e divide as florestas em seis biomas: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pampa e Pantanal.

fechar