Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mulheres importantes da história

Todos sabem que as mulheres foram invisibilizadas durante muitos anos. Tratadas como inferiores, foram obrigadas a lutar por igualdade para, enfim participar da construção de uma sociedade melhor. De donas de casa a ganhadoras do prêmio Nobel, conheça estas fortes mulheres, cada uma com seu valor.

Ellen Johnson-Sirleaf

Liberiana, Ellen estudou na Universidade de Harvard. Em novembro 2005, tornou-se a primeira mulher eleita Chefe de Estado de um país africano, derrotando seu adversário – o ex-futebolista George Weah – com 97% dos votos. Além de lutar por direitos igualitários entre homens e mulheres, Johnson-Sirleaf também recebeu um Prêmio Nobel da Paz em 2011 por seu trabalho na política.

Conselhos para mulheres fortes

Kathrine Switzer

Essa esportista alemã entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a disputar a renomada Maratona de Boston, em 1967. Enquanto corria, ela sofreu ataques de um dos organizadores do evento, Jock Semple, que tentou tirá-la da competição à força. Além disso, ela foi assediada por fotógrafos ao longo do percurso.

Dorothy Stang

Naturalizada brasileira e conhecida apenas como ‘irmã Dorothy’, Stang é ainda hoje um símbolo de força e resistência. Ela lutava pelos direitos dos pequenos agricultores na região norte do país, buscando gerar empregos e renda com projetos de reflorestamento. Recebeu ameaças de morte por parte dos fazendeiros locais, mas não se intimidou. Foi assassinada covardemente em fevereiro de 2005 por causa de sua militância.

Wangari Maathai

Em 2004, Maathai se tornou a primeira mulher africana a ganhar um Nobel da Paz por sua incansável luta pela preservação do meio-ambiente e conservação das florestas. Além de ter sido responsável por uma iniciativa que plantou 30 milhões de árvores, essa cientista também é muito lembrada pelo importante papel que desempenhou como ativista política no Quênia.

Frases de mulheres fortes

Maria Quitéria

Poucas salas de aulas abordam a história de Maria Quitéria – heroína de guerra baiana que se vestiu de homem para enganar militares e entrar nas forças armadas. Embora pareça inacreditável, a jovem combateu os portugueses em 1822, tornando-se um ícone da independência do país. Ela foi a primeira mulher a ingressar no Exército Brasileiro.

Frases motivacionais de mulheres poderosas

Ida Wells

Muito antes de Rosa Parks ficar famosa por recusar dar seu lugar no ônibus a uma pessoa branca, Ida Wells fez o mesmo, em 1884, negando-se levantar para que um branco tomasse seu assento em um trem. Nascida ainda como escrava, Wells dedicou sua vida como jornalista para denunciar a brutalidade da supremacia branca, lutando com unhas e dentes pela igualdade racial.

Empoderamento - Mensagens para mulheres fortes

Nísia Floresta

Se hoje as mulheres votam, trabalham fora e conquistam autonomia no Brasil, devemos boa parte disso às ações de Nísia Floresta. Autora do primeiro livro feminista publicado em solo tupiniquim (‘Direitos das mulheres e injustiça dos homens’), Nísia abriu uma escola para meninas em 1838 e também ficou conhecida por lutar ativamente pela causa abolicionista e pelos direitos indígenas.

Frases de celebridades feministas

Mae Jemison

Formada em Engenharia Química pela renomada Universidade de Stanford e com um doutorado em Medicina no currículo, Jemison foi a primeira mulher negra a se tornar astronauta da NASA. Em 1992, ela embarcou na missão STS-47 do ônibus espacial Endeavour, inspirando outras mulheres negras a seguirem seus passos.

15 lições sobre ser mulher

Suu Kyi

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, essa birmanesa fez parte da resistência pró-democracia em pleno regime militar que se instaurou em Mianmar no final dos anos 80. Em 1989, ela foi presa pela primeira vez pela ditadura, recebendo apoio internacional ao longo de seu enclausuramento – que, entre idas e vindas, perdurou até 2010.

12 documentários do Netflix sobre mulheres fortes

Maud Wagner

Reconhecida como a primeira tatuadora mulher dos Estados Unidos, Maud era uma artista circense antes de conhecer seu marido, o tatuador Gus Wagner. Ela pediu para que Gus a ensinasse a tatuar e foi cobaia em alguns trabalhos dele. Juntos, eles enfrentaram uma época em que a tatuagem era uma arte muito malvista, especialmente no corpo das mulheres.

Mulheres que marcaram época

Zilda Arns

A médica sanitarista Zilda Arns chamou a atenção da Unicef (entidade ligada às Nações Unidas) por obter estrondoso sucesso no combate à mortandade infantil através de seu projeto na Pastoral da Criança, que ela mesma fundou. Dedicada a fazer o bem, cuidando da saúde de crianças e promovendo ações educativas junto às famílias, Zilda morreu tragicamente durante um terremoto no Haiti em 2010.

Frases de líderes feministas

Hattie McDaniel

Filha de escravos, Hattie McDaniel teve que trabalhar como empregada doméstica para sobreviver enquanto perseguia o sonho de ser atriz. Seu nome ficou conhecido quando ela interpretou Mommy no clássico ‘...E o vento levou’ e foi não somente a primeira mulher negra a ser convidada a participar de uma festa do Oscar, como também se tornou a primeira mulher negra a vencer o prêmio por seu desempenho como atriz coadjuvante no longa.

Poemas sobre mulher. A beleza e o poder em versos

Marsha P. Johnson e Sylvia Ray Rivera

Essas duas amigas transgênero fundaram a associação S.T.A.R (livremente traduzido como ‘Travestis de Rua, Ativistas e Revolucionárias’), para visibilizar, proteger e ajudar mulheres trans da comunidade local a encontrarem um teto. As duas também participaram ativamente da Revolta de Stonewall, movimento que denunciou o preconceito da polícia contra LGBTs. Em 2017, o Netflix lançou o documentário ‘A Morte e Vida de Marsha P. Johnson’.

Valorizando a literatura feminina - Obras feministas