Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Como lidar com a primeira menstruação

A primeira menstruação de uma menina ainda é, infelizmente, encarada como um tabu. Precisamos deixar esse comportamento de lado e trazer auto-conhecimento! Entenda como lidar com a sua primeira menstruação e entenda seu corpo.

2 Cuidados

Agora que você já teve a sua primeira menstruação, é preciso lembrar de alguns cuidados com o seu corpo. Esse período é sempre uma época mais delicada para nós mulheres, exigindo sempre um descanso maior para nossa mente. Prepare-se para algumas dores e incômodos e principalmente sensibilidades que estão por vir, mas não tenha medo. Tudo faz parte de um processo completamente normal.

3 A tão temida TPM

Não se preocupe tanto assim. A TPM é só uma fase confusa e cheia de emoções, mas ela não é eterna e nem te transforma em um monstro. No período menstrual, os hormônios tomam conta do seu corpo de uma forma que não é possível controlar sempre, principalmente nossas emoções. Mas lembre-se: vai passar.

4 Mudanças

Depois da sua primeira menstruação, seu corpo e mente sofrem algumas mudanças. As cólicas aparecem, o inchaço vem quando está próximo do fluxo começar, os pelos passam a crescer com maior frequência e até a voz pode mudar. A mente também se torna um grande caldeirão de sentimentos. Mas fique tranquila, pois essa transformação é normal e só mostra o quanto você está saudável.

5 Está tudo bem

Tudo bem ficar sensível no período menstrual, você não precisa se sentir culpada. Esse momento não te deixa mais vulnerável nem fraca, só mostra uma alteração do seu corpo. Na verdade, toda vez que você enfrenta esse momento, fica ainda mais forte.

6 Seu corpo lhe pertence

A menstruação é o divisor entre sua infância e a adolescência, uma nova fase cheia de descobertas e experimentação. Mais do que nunca, agora é a hora de entender que você é a dona do seu corpo e precisa conhecer sempre o funcionamento dele. Saber dos mínimos detalhes vai te dar liberdade!

7 Não tenha medo

Não tenha medo do que está acontecendo com o seu corpo, não fique assustada com o sangue que está saindo de você. Isso não te torna diferente das suas amigas, pois no momento certo, elas também passarão por esse processo.

8 Vazou? Desencana!

Às vezes, o nosso fluxo menstrual nos surpreende. Em alguns meses, ele pode vir tão intenso que acaba vazando nas nossas roupas. Ninguém quer que isso aconteça, pois sempre é vergonhoso. Mas, se rolar, desencana. Você não vai ser a primeira a passar por isso, nem a última. Trate a situação com normalidade e chame uma amiga pra te ajudar a resolver. Vai dar tudo certo!

Entenda o que é empatia

9 Cólica

É preciso se preparar para lidar com uma dor, leve ou forte, todo mês. Quando menstruamos, nosso útero sofre algumas alterações durante esses dias e a cólica menstrual pode ser um momento difícil. Prepare-se para essa fase, sempre com um chá natural por perto, mantenha-se quente e confortável. É sempre a melhor forma de cura.

10 O que vem depois é sempre melhor

O período menstrual pode nos deixar cansadas, doloridas e muito emotivas. Mas é preciso lembrar que ele sempre tem fim. Em menos de 7 dias, essa parte da sua rotina torna-se passado e os hormônios se acalmam, os sentimentos ficam mais equilibrados e a sensação é sempre de alívio.

11 Nem sempre é um momento feliz

Algumas propagandas mostram mulheres felizes e exuberantes durante o período menstrual. Mas é preciso saber que esse momento muitas vezes não é retratado com sinceridade. Às vezes, pode ser completamente o contrário. A irritabilidade aumenta, a sensibilidade também. O desconforto do absorvente pode atrapalhar o dia e a cólica também não ajudam. É preciso ter um lembrete mental de que está tudo bem não se sentir bem, especialmente nesse período.

12 TPM

A tensão pré-menstrual pode agir de diversas formas sobre o corpo feminino. A liberação desses hormônios antes de menstruar pode trazer diversos sentimentos, às vezes, ao mesmo tempo. É preciso estar preparada para acordar de bom humor e ficar irritada com uma situação simples ou chorar assistindo um filme muito engraçado. Acontece!

13 É normal

Tudo o que está acontecendo com você agora, é completamente normal e natural. Chega uma idade que o nosso corpo se prepara para receber transformações incríveis. A menstruação pode ser um processo cheio de incômodos e medos, mas não pode ser tratada como um tabu ou defeito.

14 Respeite os seus momentos

Quando a gente menstrua pela primeira vez, às vezes demoramos para aceitar os novos momentos que o corpo passa. Aprenda a respeitar cada etapa, dê tempo para o seu corpo se acostumar com essa novidade. Não se apresse e nem ache que algo está errado com você, só porque a sua experiência não foi igual à de outra garota.