Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Mundial da Arquitetura

Grande parte da história da humanidade foi descoberta e ainda vem sendo escrita por meio dos mais diversificados estilos de construção, e a arquitetura se mostra tão presente atualmente quanto estava para nossos antepassados. Comemore o Dia Mundial da Arquitetura aprendendo mais sobre o assunto!

continue lendo
Compartilhar

Significado de “arquitetura”

A palavra “arquitetura” origina-se do idioma grego = “arkhés”, que significa “primeiro” ou “principal”; e tékton”, que significa “construção”. É a arte e técnica de projetar espaços e edificações. Mas vai além disso, é um estilo de vida, ligado à história de um povo. Em 1º de julho comemora-se o Dia Mundial da Arquitetura.

Duas datas

Apesar de o Dia Mundial da Arquitetura ter sido instituído em 1º de julho, posteriormente ele foi transferido para a primeira segunda-feira de outubro, coincidindo com o Dia Mundial do Habitat. Mas isso não é um problema, pelo contrário, não seria bom demais aproveitar e celebrar as duas datas? A Arquitetura merece!

Arquitetura na vida cotidiana

A Arquitetura está presente na nossa vida mais do que percebemos. Desde o projeto de nossas residências até o planejamento do espaço e da infraestrutura urbana existiu o trabalho de um arquiteto. Portanto, neste Dia Mundial da Arquitetura (1º de julho), aproveite para olhar a sua cidade de um outro jeito.

Arquitetura e inclusão social

A Arquitetura é instrumento de inclusão social quando seu objetivo é planejar espaços para a habitação das populações carentes. Um exemplo são os projetos habitacionais do governo. Ainda que estejam longe do ideal, são uma saída para quem precisa de moradia. O Dia Mundial da Arquitetura (01º/07) é uma data boa para refletirmos sobre melhores condições para essas pessoas.

Comemore o Dia do Rock!

Acessibilidade

Para além do conceito de beleza ou sofisticação, a Arquitetura tem um papel fundamental na acessibilidade. Pensar em projetos funcionais para pessoas com necessidades – como portadores de deficiência e pessoas idosas – certamente é um dos trabalhos mais gratificantes para um arquiteto. No Dia Mundial da Arquitetura (01º/07), parabenize um profissional da área.

 

Estilos arquitetônicos

A história da Arquitetura está ligada à história dos povos ao longo dos tempos. Vários foram os estilos que marcaram época. Dentre eles, merecem destaque os estilos Clássico, Gótico, Moderno, Barroco, Art Nouveau e Art Déco, cada um com suas referências em construções famosas ou cidades inteiras. No Dia Mundial da Arquitetura (01º/07), pesquise sobre eles.

Outros tão importantes

Apesar de termos duas referências do porte de Niemeyer e Lúcio Costa, não podemos nos esquecer de outros profissionais com excelentes projetos e atuação efetiva na área: Lina Bo Bardi, Paulo Mendes Rocha e Rosa Kliass (pioneira da Arquitetura paisagística no Brasil). Neste Dia Mundial da Arquitetura (01º de julho), busque saber mais sobre esses verdadeiros artistas.

Na História

Quando falamos de Arquitetura na história mundial, temos verdadeiras referências profissionais que mudaram o nosso modo de olhar os espaços públicos, dentre eles: Le Corbusier, Antoni Gaudí, Zaha Hadid e Mies van der Rohe (criador da máxima “menos é mais”). Neste 01º de julho, Dia Mundial da Arquitetura, que tal treinar seu olhar sobre os espaços urbanos?

Paisagismo também?

Paisagistas também são arquitetos. O trabalho do paisagista não é somente decorativo. Ele também está relacionado com a criação de mais espaços verdes (promovendo a sustentabilidade) e recuperação de áreas desmatadas. Embora tenha um dia especial, neste Dia Mundial da Arquitetura (01º/07), ele também merece ser lembrado.

Não perca o Dia da Pizza!

Burle Marx

Não dá pra pensar em Arquitetura paisagística sem mencionar o mestre Roberto Burle Marx. Seu trabalho sempre aparece junto dos de Niemeyer e Lúcio Costa. Entre seus mais ilustres projetos, destacam-se os jardins da Pampulha (MG), do Parque do Ibirapuera e da UNESCO. No Dia Mundial da Arquitetura (01º/07), conhecer todo esse emblemático trabalho é uma ótima pedida.

fechar