Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia Nacional da Umbanda

No dia 15 de Novembro é celebrado o Dia Nacional da Umbanda. A Umbanda é uma religião e seus rituais são pouco conhecidos, por isso, normalmente, são entendidos erroneamente. Entenda melhor o que ela é e como funciona!

A primeira tenda Umbanda

Registrada em cartório por Zélio Fernandino de Moraes, em 1908 e era nomeada como Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade. Nesta tenda, não existiam atabaques, porque estes foram incorporados posteriormente.


Copiar
Compartilhar
Gira de Umbanda

Este é o ritual mais conhecido da religião, marcado fortemente pelas rodas de pessoas, todas vestidas de roupa branca, para orar aos Orixás. Cada terreiro tem a sua forma de praticar este ritual, com regras e filosofias diferentes. Entretanto, a base é igual para todos.


Copiar
Compartilhar
Pomba Gira

Pomba gira é uma entidade espiritual da umbanda, que se manifesta incorporada em um médium. É a mensageira entre o mundo dos orixás e a terra. Segundo a umbanda a pomba gira é um espírito da luxúria, sendo que todos os prazeres desse mundo lhes são agradáveis.

As cores predominantes da pomba gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a pinga, o espelho, as bijuterias, batons etc.


Copiar
Compartilhar
Xangô

XANGÔ, o grande rei, Orixá da justiça, aquele que resolve impasses e lidera seu povo como ninguém, vaidoso, rico e elegante, absoluto nas montanhas e pedreiras, seus domínios naturais.

Dia da semana: Quarta-feira
Saudação: Caô Cabiecilê!
Sincretismo: São Jerônimo - comemorado no dia 30 de setembro e também São João Batista (24.6) e São Pedro (29.6).
Cores: Na Umbanda, marrom, no Candomblé, vermelho e branco.
Símbolos: O oxé, machado de lâmina dupla feita em pedra e a pedra de raio.


Copiar
Compartilhar
Iemanjá

A rainha do mar, o Orixá feminino mais popular no Brasil, mãe dos filhos que são peixes e por isso alvo de devoção de pescadores, marujos e de todos aqueles que vivem do mar e para o mar. Considerada a Mãe de todos os Orixás.

Dia da semana: Sábado.
Saudação: Odoiá.
Sincretismo: Nossa Senhora da Glória no Rio de Janeiro, Nossa Senhora dos Navegantes no Rio Grande do Sul e Bahia e Nossa senhora da Conceição em São Paulo.
Cor: Azul claro.
Símbolos: Um leque chamado abebé contendo uma sereia.


Copiar
Compartilhar
Iansã

Orixá dos ventos e das tempestades, rainha dos raios, guerreira das mais temidas. Iansã é a beleza natural da mulher que abre mão da vaidade (porque pode fazer isso sem prejuízo ao seu poder de sedução) para lutar pelo que almeja.

Dia da semana: Quarta-feira.
Saudação: Eparrei Oiá!
Sincretismo: Santa Bárbara, comemorado dia 4 de dezembro.
Cores: Amarelo-ouro (Umbanda) vermelho (Candomblé).
Símbolos: Chifres de búfalo e um alfaje.


Copiar
Compartilhar
Os 7 Orixás

Cada pessoa nasce sob o manto de vibração de algum dos Orixás, fato que é descoberto em rituais da religião. Os orixás exercem uma enorme influência em seus “Filhos”, aqueles que nasceram sob o seu manto. Neste ponto, cada terreno também pode cultuar mais Orixás do que alguns outros, porém os mais importantes são:
Oxalá – A Paz
Ogum – O Guerreiro
Iemanjá – A Rainha do Mar
Oxum – O Ouro
Xangô – O Rei
Iansã – A Tempestade
Oxossi – O Caçador


Copiar
Compartilhar
 
Origem do Dia Nacional da Umbanda

De acordo com a história, em 15 de Novembro de 1908, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, e mandado criar um novo culto, a Umbanda.


Copiar
Compartilhar
Diferentes tipos de Umbanda

Com o tempo, a religião passou por diversas transformações e também criou algumas ramificações. Algumas delas são:

Umbanda Tradicional – Criada pelo Zélio Fernandino de Moraes, no Rio de Janeiro.

Umbanda Traçada – Ou, Umbandomblé, onde um mesmo sacerdote pode realizar sessões distintas de umbanda ou de candomblé.

Umbanda Branca – utiliza elementos espíritas, kardecistas e os adeptos usam roupas brancas.

Umbanda de Caboclo – forte influência da cultura indígena brasileira.


Copiar
Compartilhar
Principal fundamento

A ritualística de Umbanda é muito vasta e é passada de pai pra filho durante as gerações. Porém, o principal fundamento desta religião é a caridade, passada através dos atendimentos realizados. Através da incorporação mediúnica, as entidades espirituais prestam socorro às pessoas que recorrem aos centros de Umbanda.


Copiar
Compartilhar
Influência do Candomblé

O candomblé é a religião que mais influencia a Umbanda. Foi trazida pelos Pretos velhos, escravos trazidos da África que eram adeptos a esta religião. Como cada terreno é administrado individualmente pelos guias patronos, é ele quem determina alguns fundamentos e, por isso, a forte influência dos Pretos Velhos.

Outra prova desta influência são os Orixás. Os orixás são os mesmo cultuados pelo Candomblé, mas a diferença está na forma de cultuá-los. Os atabaques também foram uma influência do Candomblé.


Copiar
Compartilhar
Oxalá

Sincretisado com Jesus Cristo, é o maior dos Orixás cultuados na Umbanda. Sua imagem esta no centro do congá de quase todos os terreiros, é o Orixá da paz, do branco, do poder e da superioridade espiritual.

Dia da semana: Sexta-feira ou domingo.
Saudação: Êpa Êpa Babá ! (Viva o Pai).
Sincretismo: Jesus Cristo, N.Sr. do Bonfim.
Cores: Branca
Símbolos: Oxaguian , espada e "mão de pilão" em metal branco. Oxalufã, opaxorô, cajado de prata , chumbo ou metal branco.


Copiar
Compartilhar
Ogum

Senhor das estradas, da guerra, das lutas e batalhas do nosso dia-a-dia, protetor de quem vai a luta, é o soldado e executor das leis divinas.

Dia da semana: Terça-feira.
Saudação: Ogum ê.
Sincretismo: Em São Paulo é São Jorge - 23/04 e na Bahia é Santo Antônio - 13/06.
Cores: Vermelho (umbanda) azul marinho (candomblé)
Símbolos: Espada, lança.


Copiar
Compartilhar
O que é?

A umbanda é um tipo de religião, que nasceu da mistura de diversas crenças, vindas de outras religiões como espiritismo, catolicismo, entre outros. A religião veio da cultura afro, entretanto sofre influências de muitas outras culturas, brasileiras ou não.


Copiar
Compartilhar
Oxóssi

Orixá das matas e florestas, tão bom protetor dos animais quanto bom caçador, que só o faz para garantir a subsistência de usa tribo, comunidade, povo.

Dia da semana: Quinta-feira.
Saudação: Okêaro!
Sincretismo: São Sebastião - Umbanda São Paulo e Rio de Janeiro - Candomblé São Jorge - comemorado no dia 20 de Janeiro.
Cores: Verde na Umbanda e no Candomblé.
Símbolos: O arco e a flecha de ferro fundido.


Copiar
Compartilhar
fechar