Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

A importância da educação

Sem educação nada seríamos! Tudo o que conhecemos hoje se deve à sabedoria do passado, que foi passada de geração em geração e nos proporcionou todos os tipos de avanços possíveis. Quem acredita na educação acredita no futuro e valoriza o melhor do passado. Por meio da educação nos tornamos pessoas melhores e mais sábias, capazes de transformar o mundo em um lugar melhor. Aposte na sabedoria, aposte na educação, inspire as pessoas a apostar nela também e veja como o mundo pode ser quando usamos a nossa mente da forma correta. Compartilhe nossas mensagens nas suas redes sociais, nos seus grupos, busque o conhecimento e incentive as pessoas a buscarem também.

continue lendo
Compartilhar

Educação para quê?

Vivemos hoje um momento político e social em que a educação está sob a luz dos holofotes. Seja por questões econômicas, disputa por espaços ou discussões sobre o conteúdo, a sociedade hoje está, ou deveria estar, atenta à questão da educação. Mas para que serve a educação? Qual sua importância? São perguntas simples, com respostas muito complexas. O importante é nunca esquecer que a educação é um direito humano fundamental e a forma como é tratada determina o futuro do país.

Frases de Educação. Valorize o ensino!

O que é educação?

Já parou para pensar no que é, exatamente, a educação? Isso não é tão simples de se responder. A Filosofia, a Sociologia e, principalmente, a Pedagogia, tentam responder a essa pergunta há milênios. Em linhas gerais, podemos dizer que a educação é o processo de transmissão de conhecimentos, valores e modos de vida dentro de uma sociedade. Esse processo existe em todas as sociedades, começa no momento em que nascemos e estaremos envolvidos nele até o último dia de nossas vidas. Não está restrito a nenhum espaço e não é exclusivo de nenhum país ou etnia.

Direito Fundamental do Ser Humano

A educação não está restrita às escolas e universidades, ainda que nelas ocorra uma parte importantíssima desse processo: a instrução. A instrução é parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no artigo XXVI garante:



"Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais."

Educação é poder

Conhecimento é poder. No século XXI, então, o conhecimento confere habilidades decisivas para navegar no mar de informações disponíveis em todas as mídias, o tempo todo. É a chamada sociedade da informação, e a educação é a principal forma de empoderamento e autonomia dos cidadãos. Quanto melhor e mais rica a educação a que uma pessoa tem acesso, maiores serão as ferramentas que ela terá para estar no mundo de forma plena e completa.

Somos quem somos

Desde o momento em que nascemos aprendemos como viver neste mundo e na sociedade. Assim, toda a comunidade está envolvida no processo de educação, seja ensinando, seja aprendendo ou construindo os conhecimentos e tradições que são parte da nossa cultura. Na escola, aprendemos a viver fora do contexto familiar e religioso, e adquirimos conhecimentos importantíssimos para ampliar a experiência de vida. É pela educação que somos quem somos.

Saiba o que já disse Malala Yousafzai, a jovem que sofreu em prol da educação

Não tem idade nem limite

Sempre é tempo de educar e de educar-se. Sempre é tempo de aprender: o processo é contínuo e cumulativo. Capacitar os adultos e fornecer-lhes novas ferramentas para enfrentar a vida pessoal e profissional também é missão da educação, e, por isso, não podemos menosprezar nem as escolas de ensino fundamental para adultos, e muito menos as universidades. Investir no ensino de adultos é investir no futuro e no presente do país, até mesmo porque a universidade é espaço essencial, onde novos conhecimentos são construídos, identificados, documentados e perpetuados.

Garantia de futuro

Uma das esferas mais preciosas e importantes da educação é a que diz respeito aos jovens e às crianças. É na infância que nos construímos corporal, mental e emocionalmente. Por isso, falar de educação nos primeiros anos da vida, é falar, sim, em determinar condições e formas de vida. Educação de qualidade a todas as crianças é o primeiro passo para garantir condições reais de igualdade na vida adulta.

 

Enriquecimento Pessoal e Nacional

A educação está diretamente ligada à economia, tanto na esfera pessoal quando coletiva. Os países com melhores índices educacionais invariavelmente também possuem ótimos índices econômicos. Não só porque a educação qualifica sua mão de obra, mas também porque empodera e torna seus cidadãos autônomos. Quando pensamos nos indivíduos, quanto mais acesso uma pessoa tem a uma educação de qualidade, mais condições terá de sair da pobreza. A renda individual tende a crescer com os anos de estudo e os conhecimentos adquiridos capacitam a pessoa a ser mais plena e produtiva.

Inspire-se com frases pedagógicas

Salva Vidas

Um componente essencial da educação é a ciência em todas as suas formas. E quando pensamos em saúde, a educação salva vidas. A UNESCO aponta que as mães aumentam em 50% a chance de sobrevivência de seus filhos após os 5 anos de idade apenas por saberem ler. Se formos além, estudar traz para as pessoas conhecimentos sobre higiene pessoal, nutrição, meio ambiente e, importantíssimo, sobre como funciona o próprio corpo. Quando o assunto é saúde e meio ambiente, a educação salva vidas, literalmente.

Cultura de Paz

A partir do momento em que a educação atua na redução das desigualdades sociais, ela tem impacto direto sobre a diminuição da violência, pois são coisas profundamente conectadas. Para além disso, a educação diminui as causas dos conflitos humanos, comumente ligados à ignorância, preconceito e intolerância.

Mais feliz

Estudar, por si só, nos faz mais felizes. Claro que cada pessoa tem aptidões e preferências próprias, mas pense na alegria que sentimos ao aprender algo que nos interessa profundamente: esse é apenas um tipo de felicidade que a educação pode proporcionar. É importante lembrar também que nem só de conhecimentos técnicos sobre o mundo exterior são feitas as escolas e as ciências. Na escola também é o lugar onde convivemos com o outro e aprendemos sobre nós mesmos. Estudar é dedicar um momento para si e para o próprio crescimento.

Confira mensagens sobre a educação

fechar