Mensagens e Frases / Autoajuda / Incentivo

Frases sobre Alfabetização

O nosso desejo é que todos tenham acesso a alfabetização, que todos possam ler e escrever!

Educai uma criança

Pitágoras

Educai uma criança para que não seja necessário punir os adultos.

Objeto Cultural

Emília Ferreiro

A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. Como objeto cultural, a escrita cumpre diversos funções de existência.

Um dos maiores danos

Emília Ferreiro

Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar.

Igualmente saber mais

Paulo Freire

Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais.

Elas não aprendem

Emília Ferreiro

Nenhuma criança chega à escola ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem e escutam ou por ter lápis e papel à disposição, e sim porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece.

Aprender a ler e a escrever

Emília Ferreiro

Para aprender a ler e a escrever é preciso apropriar-se desse conhecimento, através da reconstrução do modo como ele é produzido. Isto é, é preciso reinventar a escrita. Os caminhos dessa reconstrução são os mesmos para todas as crianças, de qualquer classe social.

O aluno

Rousseau

O aluno aprende a fazer-se homem em contato com seus mestres, e, portanto, o mestre é sempre um modelo a seguir.

Quando uma criança escreve...

Emília Ferreiro

Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para ser avaliado. Aprender a lê-las , interpretá-las é um longo aprendizado que requer uma atitude teórica definida.

Primeiro Momento

Num primeiro momento, houve apenas a troca de rótulos. Os fracos passaram a ser chamados de pré-silábicos. Os que estavam no meio do processo eram os silábicos e os que eram fortes foram classificados como alfabéticos

Ler e escrever

Emília Ferreiro

Ler não é decifrar, escrever não é copiar.

Minha contribuição

Emília Ferreiro

A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.

Sem a curiosidade

Paulo Freire

Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.

Tão importante

César Coll

Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende.

Relação educativa

Emília Ferreiro

Eles aprenderam a usar a internet sozinhos e rapidamente, sem instrução escolar nem paraescolar. Eles conhecem essa tecnologia melhor que os adultos — os alunos sabem mais do que seus mestres. Essa é uma situação de grande potencial educativo, porque o professor pode dizer: "Sobre isso eu não sei nada. Você me ensina?" A possibilidade de uma relação educativa realmente dialógica é fantástica.

A escrita é...

Emília Ferreiro

A escrita é uma construção coletiva e não individual

Não é possível

Paulo Freire

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Processo de alfabetização

Emília Ferreiro

O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.

As crianças

Emília Ferreiro

As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para elas. Estão construindo objetos complexos de conhecimento. E o sistema de escrita é um deles.

O diálogo

Paulo Freire

O diálogo pertence à natureza do se humano, enquanto ser de comunicação. O diálogo sela o ato de aprender, que nunca é individual, embora tenha uma dimensão individual.

Ritmos de desenvolvimento

A homogeneidade é um mito que nunca se alcança. Eu posso aplicar uma prova, dizer que vinte estudantes são iguaizinhos e colocá-los todos juntos para trabalhar. Daqui a uma semana eles não serão mais iguais, porque os ritmos de desenvolvimento são muito variados.

Brincar com crianças

Carlos Drummond de Andrade

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem

comentários

anterior

Lições que os animais ensinam

Observe mais os seus companheiros de vida

próxima

Domingos Montagner

Conheça todo o charme e talento deste ator incrível!