Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Frei Betto

Carlos Alberto Libânio Christo é escritor e religioso. Filho de jornalistas, uniu vocações e lançou alguns livros de sucesso. Atuante em causas humanitárias e sociais, é militante de movimentos pastorais e adepto da Teologia da Libertação.

25/08/1944
continue lendo
Compartilhar

Mandela

Frei Betto

Nelson Mandela transvivenciou hoje, aos 95 anos. Exemplo de coerência, ética e coragem. Agradeçamos a Deus o dom da vida dele.

 

Beleza

Frei Betto

Neste ano novo, frequente uma academia de malhar o espírito. E passe na alma os cremes revitalizadores da generosidade e da compaixão.

Ironia

Frei Betto

São Pedro é culpado pelos apagões; o fogo pelo incêndio da boate Kiss; o excesso de usuários pelos distúrbios no metrô de SP. Simples!

Inveja

Frei Betto

Neste ano novo, não se mire nos outros; a inveja mina a autoestima e abre no coração o buraco no qual se precipita o próprio invejoso.

Brasil

Frei Betto

O Brasil está vivendo uma notória insatisfação, não só com o governo. Insatisfação com a falta de utopias, de perspectivas históricas, de ideologias libertárias.

Utopia

Frei Betto

Toda sociedade e toda geração precisa de uma utopia para viver. Os jovens se afastam das drogas quando têm uma utopia. Quanto mais utopia, menos droga, se não, haja tanta depressão, haja droga.

Paz

Frei Betto

E lá vai Obama atacar de novo o Iraque, como se a paz fosse fruto das armas, e não da justiça, como afirmou Isaías há 9 séculos!

Direita x Esquerda

Frei Betto

Acho que manifestação é sinal da democracia. Pena que a esquerda aprenda com a direita algumas coisas ruins que a direita faz. Deveria aprender as coisas boas – as poucas coisas boas – que a direita faz. Como convocar manifestações para domingo, não para o dia de semana, o que a esquerda tem feito. Dia de semana? Uma burrice. Atrapalhando o trânsito, como naquela música do Chico Buarque. Não tem sentido, né? Faz no domingo, não tem escola, as pessoas podem sair de casa, estão disponíveis. Pena que a esquerda não aprenda com a direita as coisas boas.

Ser de esquerda

Frei Betto

Não é fácil ser de esquerda em um mundo tão sedutor quanto o do capitalismo neoliberal. Daí o problema do PT, que foi perdendo o horizonte histórico de um projeto Brasil e trocando-o pelo horizonte imediato de um projeto de poder.

PT

Frei Betto

O PT perdeu o horizonte histórico. O horizonte que ele tinha nos seus documentos originários. De transformação, de realizar as reformas relevantes.

Modismos

Frei Betto

Neste novo ano, não dê importância ao que é fugaz, nem confunda o urgente com o prioritário. Não se deixe guiar pelos modismos.

Obama

Frei Betto

Obama está colhendo o que plantou: nada! Prometeu fechar a prisão de Guantánamo, e não fez. Prometeu acabar com a guerra, e a aumentou.

Dilma

Frei Betto

A minha pergunta íntima hoje não é o impeachment, é se a Dilma, pessoalmente, aguenta três anos pela frente. Ou ela dá uma mudança de rota ou ela pega a caneta e fala: vou pra casa, não dou conta.

Literatura

Frei Betto

Comecei a escrever muito cedo. Sempre conto que, aos oito anos, quando estava no grupo escolar, minha professora, Dercy Passos, entrou na sala com um maço de composições (belo nome que se usava então para as redações) e, ao fazer a correção, deixou a minha por último. No fim, disse à classe: “Vocês deveriam fazer como Carlos Alberto; ele escreve as próprias composições, não pede para os pais fazerem por ele”. Aí meu ego bateu lá em cima… E mais tarde, no primeiro ano de ginásio, no Colégio Marista, meu professor de português me chamou e disse: “Você só não será escritor se não quiser”. Só que, para mim, ser escritor era coisa de outro mundo, para gente muito erudita. Foi daí que me meti no jornalismo. Comecei, em 1966, por onde muitos almejavam concluir carreira: a revista Realidade.

fechar