Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Ignácio de Loyola Brandão

Conheça mais sobre Ignácio de Loyola Brandão! Confira!

Solidariedade

Ignácio de Loyola Brandão

Escreve-se para não ser solitário e por amor aos outros; se você não tiver essa solidariedade, é bobagem escrever.

Meio ambiente

Ignácio de Loyola Brandão

O homem não é suicida. Se ele realmente perceber que está sendo ameaçado de morte, vai mudar. Por enquanto, a questão do meio ambiente parece coisa de ecologista que abraça árvore. Acredito na possibilidade de mudança, mas o mundo já será outro, com a natureza bastante danificada.

Gibis americanos

Ignácio de Loyola Brandão

Cresci depois da [Segunda] Guerra, quando os americanos intensificaram sua “invasão” no mundo. Via filmes americanos, seriados americanos, estudávamos inglês no ginásio e no científico, líamos Hemingway, Faulkner, John dos Passos, líamos os gibis americanos.

Governo do Estado do Paraná

Inovação

Ignácio de Loyola Brandão

Sempre me pergunto: será que é preciso inovar sempre, sempre? Não se pode escrever um livro, pintar um quadro, fazer um filme? Simplesmente. Muitas vezes estamos inovando sem saber, fazendo uma coisa que é necessária e vem do fundo. E há tanta inovação falsa, para chocar, chamar a atenção.

Governo do Estado do Paraná

Força, mobilização

Ignácio de Loyola Brandão

Viver de esperança torna as pessoas passivas. Para transformar a esperança em realidade é preciso usar forças, mobilizar-se.

Segunda-feira

Ignácio de Loyola Brandão

Minha primeira namorada terminou comigo numa segunda-feira. Eu tinha 10 anos de idade. Mais tarde, fui reprovado no colégio ao fazer uma prova de Matemática numa segunda-feira.

Celebridade

Ignácio Loyola

Um ator tem três vidas. A real, a dos personagens, e a vivida, para representar diante do público e da imprensa o papel de celebridade.

Opinião

Ignácio Brandão

Então, está explicado.
Se o Lula nunca saiu, tudo o que está acontecendo, economia ruim, inflação, saúde péssima, educação aos pedaços, violência desenfreada, povo nas ruas, é culpa do Lula.
Volte a presidir, Dilma.

(Opinião de Ignácio de Loyola Brandão: Dilma disse que Lula nunca saiu)

Cinema

Ignácio de Loyola Brandão

Ter sido crítico e ver filmes diariamente me levou a criar todos os meus livros, todos, a partir de uma imagem. Me formei com imagens, elas até hoje me conduzem. Gostaria de ter sido diretor de cinema. É uma frustração que carrego, mas a gente deve sempre levar alguma, para colocar lá na frente como um projeto que nos faça caminhar.

Governo do Estado do Paraná

Tomara que o futuro nunca aconteça

Ignácio de Loyola Brandão

Violência, congestionamentos, meio ambiente destruído, demagogia sobre sustentabilidade. Quantos dizem hoje que o grande problema do futuro será a água e não o combustível? Não verás... já disse. Havia uma dedicatória que eu sempre escrevia: "Tomara que tal futuro nunca aconteça." Já aconteceu.

Governo do Estado do Paraná

Imortalidade

Ignácio de Loyola Brandão

Os livros seriam uma (tênue) possibilidade de não morrermos. Mas podemos desaparecer e voltar, sofrermos um revival. Há tantos casos. Scott Fitzgerald, quando morreu, já era dado como morto aos 44 anos. Esquecido. Hoje ele é lido, vendido e tido como um dos maiores de todos os tempos na América. Este ofício é complicado, mas temos de exercê-lo com sinceridade, fogo e lança na mão.

(Respondendo a pergunta de sobre escritores se tornarem imortal)

Governo do Estado do Paraná