Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mensagem de Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em setembro de 1921 e faleceu em 2 de maio de 1997. A mensagem de Paulo Freire foi sempre clara. Com isso, ele foi um educador e filósofo brasileiro considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia, influenciando o movimentos de pedagogia. Patrono da Educação Brasileira, a mensagem de Paulo Freire, com seu método inovador alfabetizou 300 adultos em 45 dias e inspirou pessoas ligadas à educação. Além disso, ele também foi o brasileiro mais homenageado da história, recebendo muitos prêmios incluindo o prêmio UNESCO de Educação para a Paz, em 1986. Nesta página você encontrará um resumo sobre sua história e também mensagens de Paulo Freire.

Quem é Paulo Freire

Mensagem de Paulo Freire

Nascido em 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo brasileiro. Considerado um dos maiores pensadores da história da pedagogia mundial, ele influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Além disso, ele também é o Patrono da Educação Brasileira.

Família

Mensagem de Paulo Freire

Paulo é filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire. Ele também teve uma irmã, Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles, aos quais Paulo foi muito grato em uma de suas entrevistas a Edson Passetti, pois os dois irmãos começaram a trabalhar muito jovens para ajudar na manutenção da casa e foi o que possibilitou que Paulo continuasse estudando.

Conheça um colecionador de novelas de sucesso, Ruy Barbosa

Motivação

Mensagem de Paulo Freire

Paulo vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929. Essa experiência foi a alavanca que o fez se preocupar com os mais pobres e o ajudou a construir seu revolucionário método de alfabetização.

Inovando a alfabetização

Mensagem de Paulo Freire

Empenhado em ensinar aos pobres, Freire tornou-se uma inspiração, que contribuiu com diversas pessoas que buscavam melhorar a sociedade de alguma forma. Em 1963, ele ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias com seu método inovador de alfabetização. Além disso, integrou na política pelo Partido dos Trabalhadores.

Método Paulo Freire

Mensagem de Paulo Freire

Segundo Freire, a leitura e até mesmo a escrita só farão sentido se ocorrerem junto à capacidade de ler o mundo, ou seja, de reconhecer os papéis desempenhados pelos atores do mundo e de reconhecer-se como peça naquele mundo. Assim, Paulo Freire agia fazendo uso das palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores em processo de alfabetização para ensiná-los.

Sobre seu método

Livro: "A importância do ato de ler"

“...a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”

Pedagogia do oprimido

Mensagem de Paulo Freire

Freire defendia que a educação deve permitir que os oprimidos possam recuperar o seu senso de humanidade e, por meio da educação, superar a sua condição. Mas ele reconhece que, para isso ocorrer, é necessário que o indivíduo oprimido desempenhe um papel na sua libertação. Freire afirma:

"Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção."

Ninguém nasce marcado

Paulo Freire

“Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender.”

Individualidade

Mensagem de Paulo Freire

Em entrevista concedida a Mario Sergio Cortella e Paulo Tarso Venceslau, em 1992, Paulo Freire comentou sobre a individualidade:



“Ao estar no mundo, você faz mais do que olhar e responder às coisas à sua volta por um sistema de comportamento pré-estabelecido. A questão da individualidade é fundamental.”

O homem se refaz

Paulo Freire

“O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz o seu saber.”

Alegria

Paulo Freire

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Educação

Paulo Freire

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

Rebeldia

Paulo Freire

“Não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos.”

Conhecimento

Paulo Freire

“A educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Sujeito

Paulo Freire

“Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.”

Atitude ingênuas

Paulo Freire

“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica.”

Amor

Paulo Freire

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

Não está amando

Paulo Freire

“Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando.”

Análise

Paulo Freire

“Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

Uma escola melhor

Paulo Freire

“A escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão.”

Refazer o país

Paulo Freire

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor.”

Diminuir a distância

Paulo Freire

“É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”

Certo e errado

Paulo Freire

“Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.”

Não há morte sem vida

Paulo Freire

“Não há vida sem morte, como não há morte sem vida, mas há também uma “morte em vida”. E a “morte em vida” é exatamente a vida proibida de ser vida.”

Ato de coragem

Paulo Freire

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”

Justiça

Paulo Freire

“A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça.”



Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode. Se a educação não é a chave das transformações sociais, não é também simplesmente reprodutora da ideologia dominante (...)

Evolução constante

Paulo Freire

“Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.”

Aprendiz

Paulo Freire

"Não temo dizer que inexiste validade no ensino em que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que o ensinado que não foi apreendido não pode ser realmente aprendido pelo aprendiz.”

Criar laços

Paulo Freire

“Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.”

Caráter formador

Paulo Freire

“... transformar a experiência educativa em puro treinamento humano é mesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.”