Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

8 dicas para a harmonia familiar

Chega de brigas! É hora de deixar o seu lar mais agradável. Separamos algumas dicas para você se relacionar melhor com sua família no dia a dia. Aproveite e curta os laços familiares!

continue lendo
Compartilhar

1. Aprenda o que é coletividade

Não pense só em você, pense no todo. Ajude no que for possível seus familiares, não deixe de estender a mão para quem sempre te ajudou.

Se for ao mercado, pergunte se alguém quer algo. Gestos simples são importantes para manter a vida e o amor em equilíbrio.

2. Deixe os problemas fora de casa

Viver plenamente significa saber aproveitar cada ambiente. Você pode buscar a felicidade do outro lado do mundo, ou se dar conta de que ela pode estar muito mais perto do que aparenta.

Não se esforce para ter uma família feliz, faça sua família feliz. Deixe o ambiente mais leve todos os dias.

3. Programas em família

O lazer é uma das mais importantes coisas que devemos aproveitar em família. Seja sessão pipoca, jogos de tabuleiro, cartas, jantar temático, acampamento, passeios, jantares, karaokê e qualquer tipo de viagem. Faça!

Aproveite a companhia das pessoas que estão sempre com você sem cair na rotina. Descubra as preferências de cada um e fortaleça os vínculos.

4. Converse sobre tudo, sem tabus

Uma família que conversa, se conhece, se respeita e se valoriza. Conversar faz com que a pessoa se coloque no seu lugar em momentos complicados, entenda suas dores e medos.

Qualquer assunto é importante para ser debatido. Nunca deixe de ouvir ou compartilhar sua vida. Dê espaço para que cada um seja mais ouvido e levado a sério.

5. Respeite para ser respeitado

Levar em conta apenas a sua vontade não é justo. Não abra espaço para desrespeito e brigas.

Fazer lista de tarefas, rodízio, negociar folgas e ensinar que é preciso ter mais responsabilidade, é muito melhor do que ter que partir para a grosseria.

Priorize o que é bom para todos!

6. Respeite a privacidade

Não mexa nas coisas de outra pessoa, nem que essa pessoa seja seu filho. Você precisa aprimorar a confiança no que ensinou, se ficar sempre na cola da criança, ela nunca vai aprender a ser responsável.

Não existe harmonia sem respeito. Conheça os limites entre o que é seu, o que você deve saber e o que é da conta do outro. Ter espaço ajuda a formar a personalidade.

7. Seja gentil e tolerante

Não fique apontando as falhas alheias, ensine. Escolha as palavras e o momento certo para criticar algo que a pessoa fez errado.

Respeite, nem todo mundo lida com as coisas como você. Entender e conviver com as diferenças faz a união familiar muito mais forte.

 

8. Esqueça os rancores

Não alimente ódio por familiares, eles podem não ser perfeitos, mas são parte do que você é. Foque no momento atual, deixe as brigas no passado.

Muitas vezes magoamos quem amamos sem intenção. Simplifique sua vida pedindo perdão e perdoando. Construa pontes e não muros. Desculpas sinceras fazem toda a diferença.

fechar