Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Amadurecer não é envelhecer

Não é por que você é jovem que não pode ser uma pessoa madura. Sim, para toda regra existem exceções. Por isso, separamos algumas mensagens para você entender que não são apenas pessoas mais velhas que podem nos ajudam com bons conselhos sobre maturidade.

continue lendo
Compartilhar

São coisas diferentes

Amadurecer não significa, necessariamente, envelhecer. Tanto é que ao longo da vida conhecemos várias pessoas já velhas em idade, mas ainda pouco amadurecidas, com atitudes que não convinham com a idade. Amadurecer é mais um processo interno do que externo.

É aprender

Amadurecimento não cresce gradativamente em relação à idade. Adquirimos esse amadurecer com o aprendizado, com as vivências, com as coisas que presenciamos. São as nossas experiências que nos fazem crescer e não o tempo que vai passando.

Afinal...

Amadurecer é, afinal, olhar para trás e entender o que todos aqueles acontecimentos causaram em sua vida. É perceber você mesmo, sozinho, as coisas nas quais precisa melhorar, mudar ou se adaptar. É querer mudar para o seu bem, o bem do próximo, o bem de quem vier.

Quem define?

Quem define o que é ou não ser maduro? Quem delimita o tempo certo em que alguém deve obter essa maturidade? Cada caso é um caso, bem dizem por aí. O certo é que cada pessoa tem seu tempo, suas escolhas e suas experiências. Uns conseguem antes, outros demoram um pouco mais. Isso não tem a ver com a idade. É algo mais espiritual, é como se, primeiro, precisássemos estar “prontos” por dentro para começar a encarar algumas coisas da vida.

Sabedoria...

Sabedoria não é um dom apenas de quem já tem bastante idade. É possível, sim, alguém jovem ser considerado sábio. Isso está relacionado à vida, às experiências, ao que essa pessoa se permitiu viver. Muitas vezes, é possível crescer cinco anos em um. E crescer dois, em dez. Percebe a diferença?

Quando sei?

Quando sei que amadureci? Quando vem aquela sensação de leveza, quando o peso nos ombros parece ter ido embora? Ou quando olho para trás e me sinto feliz por tudo que vivi, independente de ter sido bom ou ruim?

Saber

Amadurecer é saber com o que você deve ou não se importar. É, principalmente, escolher em que você irá gastar seu tempo e sua atenção. É fazer vista grossa ao que faz, de fato, parte de sua vida. É conseguir ter pulso firme e mandar para longe de você o que nada te acrescenta, que só te atrapalha.

 

Aprendizagem

Amadurecer não significa apenas crescer, mas também aprender. Obter um olhar mais apurado, mais sensível ao que acontece ao redor. É também se tornar uma pessoa mais sensata, mais calma, menos desesperada.

Outro olhar

Amadurecer é ganhar outro olhar, não é envelhecer, não é ver o tempo passar. Às vezes, em nada se relaciona com isso. É possível alguém jovem ser maduro ao ponto de surpreender a todos, de surpreender quem tem mais idade que ele. O ato de amadurecer está ligado na forma como nos relacionamos com o ambiente no qual estamos inseridos, em como aprendemos a lidar com tudo isso.

Experiências

Dizem que algumas pessoas só amadurecem “na marra”. E por isso é que acreditam que o “amadurecer” em nada tem a ver com a idade. É mais coisa de tempo, de experiências vividas, de situações marcantes, de fatos decisivos. Cada um tem o seu tempo.

Amadurecer

Amadurecer é, de certa forma, aprender a aceitar. Depois de um tempo, você não se estressa porque sabe que tudo vai se resolver. Você passa a entender melhor as coisas, aprende a dar tempo ao tempo, entende que sem pensar direito as coisas tendem a dar errado. É como aprender os macetes da vida.

Adolescência tardia...

Adolescência tardia existe, assim como adulto precoce. As pessoas são complexas demais e muito únicas para querermos delimitá-las dentro de padrões. Tudo tem o tempo certo para acontecer, não importa o quanto possa demorar.

Saber perdoar

Amadurecer é também saber perdoar, não guardar raiva, entender que, às vezes, é melhor tocar a vida do que ficar remoendo o que já passou. Mais do que um ato de maturidade, é um ato de sabedoria.

Fim da birra

Amadurecer é parar de fazer birra com a vida, parar de surtar quando algo não vai como o planejado, quando não consegue o que quer. Amadurecer é encarar de cabeça erguida, partir para outro plano se o primeiro não deu certo, é não desistir.

Aceitar

Amadurecer é aceitar que você não tem o controle por completo de sua vida, que por mais que você planeje as coisas, elas podem ir para outro caminho, que quando menos esperar, algo vai te surpreender.

fechar