Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Curiosidades sobre o Rock in Rio

O que os astros do rock fazem que você nem imaginava? Muita coisa aconteceu no Rock in Rio desde sua primeira edição, em 1985. Descubra curiosidades sobre o festival.

Casamento

O Rock in Rio e muitos outros festivais já foram cenários de pedidos de namoro e até casamento. Mas você sabia que já casaram no Rock in Rio? Em 2011, um casal celebrou a união na Rock Street, durante um show do Red Hot Chili Peppers. A garota que pegou o buquê da noiva também se casou no festival. As alianças foram trocadas na mesma Rock Street.

Três minutos de silêncio

Você já ouviu falar de "Por Um Mundo Melhor", não é mesmo? Ele é um movimento de consciência social promovido pelo Rock in Rio desde 2001, e é parte inseparável do festival. E começou com grandes proporções. Com a intenção de provocar uma reflexão sobre todas as boas mudanças que podemos fazer no mundo, essa edição do evento começou silenciando 3500 emissoras de rádio e TV do Brasil durante 3 minutos.

Plateia

Que a plateia faz parte do show, todo mundo sabe. Afinal são eles que animam os cantores, dançarinos e músicos. Não foi à toa que, em 1985, na primeira edição do Rock in Rio, parte do enorme sistema de iluminação foi direcionado para a plateia. Aquela foi a primeira vez que o público foi iluminado em um show desse tipo.

Recorde

Pela primeira vez, a edição de 2011 do Rock in Rio foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Durante o show do Metallica a transmissão alcançou o recorde de 3 milhões de espectadores em mais de 200 países. Um recorde histórico!

Tirolesa

A tirolesa é um clássico do Rock in Rio. O público faz fila para atravessar o mar de pessoas que lotam a Cidade do Rock. Mas você sabia que o brinquedo de maior sucesso do festival já foi experimentado por vários artistas também? Janelle Monáe foi a primeira, e começou a brincadeira em 2011. Ricky Wilson, do Kaiser Chiefs, desceu na corda em 2012, lá em Lisboa. No ano seguinte foi a vez de Jared Leto, do 30 Seconds to Mars, descer cantando. E por último o Reflektor, que também se aventurou em Lisboa, em 2014.

Projeto

Roberto Medina quase desistiu do Rock in Rio. Mas então pediu ajuda ao assessor de imprensa de Frank Sinatra, que marcou uma coletiva de imprensa com os jornalistas mais influentes dos Estados Unidos. Assim o empresário apresentou o projeto do festival.

Jimmy Page

Jimmy Page, ex-guitarrista do Led Zeppelin, veio ao Brasil junto com o Iron Maiden, na edição do Rock in Rio de 2001, e estava cotado para uma participação especial no show do conjunto britânico. Mas infelizmente fortes dores nas costas do músico impediram o histórico encontro.

Cenário

Em 1985, não havia um cenário no palco para o show dos Paralamas. Assim, os integrantes tiveram a ideia de arrastar samambaias e avencas dos bastidores para compor o palco.

Despesas

A cantora Cássia Eller gastou todo o seu cachê do Rock in Rio bancando as despesas de seus convidados especiais, que dividiram o palco com ela durante o show, como por exemplo a Nação Zumbi.

Guitarra

Animado com sua primeira apresentação no Brasil, o guitarrista Matthias Jabs, do Scorpions, trouxe para os palcos do Rock in Rio uma guitarra com o formato da América do Sul.

Banquete

Antes do primeiro show do Guns n' Roses, Axl Rose pediu para que fosse servida uma farta macarronada para ele e sua equipe após a apresentação. Após sair do banho, o vocalista foi informado de que todos os integrantes já tinham ido embora para o hotel. Assim, ele pediu que fosse convocada a equipe de limpeza e segurança do Maracanã para dividir o banquete com ele.

Mapa astral

A primeira edição do festival começou com tudo. Em 1985, rolava um boato de que Nostradamus teria previsto a morte de milhares de jovens em um grande encontro na América do Sul. Sabendo dos boatos, a organização do evento se precaveu e contratou um astrólogo para fazer o mapa astral do festival.

Romance

O famoso Freddie Mercury conseguiu um romance durante sua estada no país. Em 1985, primeira edição do evento, rolam boatos de que o líder do Queen teve um caso com o motorista que foi contratado para acompanha-lo no Rio.

Sino

Também em 1985 (eita, que ano foi esse?) os malucos do AC/DC trouxeram na bagagem um sino que pesava mais de uma tonelada. Isso mesmo, ele pesava 1.500 kg. Na época, a estrutura do palco não aguentou. Não contentes com toda essa treta, eles pediram para fazer uma réplica de gesso. Tudo isso para fazer bonito quando eles tocassem “Hell's Bells”.

Bebidas

Na edição de 1985, o público do festival consumiu 1,6 milhão de litros de cervejas e o Mc Donald's vendeu 58 mil sanduíches.

Galinha

Já ouviu falar sobre o famoso episódio em que Ozzy Osbourne comeu um morcego no palco? Isso rendeu a ele uma cláusula contratual se comprometendo a não fazer nada parecido na primeira edição do Rock in Rio. A galera de proteção aos animais também não desgrudou o olho dele durante o show. Alguém da plateia até jogou uma galinha no palco. Ah, ela saiu de lá viva!