Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Top 10 compositores da Bossa Nova

Surgida no fim da década de 50, a Bossa Nova combinou samba e jazz para se tornar um dos maiores estilos musicais brasileiros. Até hoje, ouvintes no Brasil e no mundo a fora, se encantam com o ritmo suave da Bossa Nova. Os grandes compositores que fizeram a Bossa Nova ser esse sucesso merecem ser reconhecidos e homenageados. Conheça aqui os dez mais importantes compositores desse ritmo. Artistas saudosos que nos deixam com saudade de seu talento e maestria, e aqueles que seguem compondo e mantendo o espírito da Bossa Nova vivo. Saiba mais sobre cada um deles e aproveite para ouvir os grandes sucessos da Bossa Nova, que eles ajudaram a eternizar!

Mas o que é bossa nova?

A Bossa Nova foi um dos primeiros estilos musicais do Brasil a ganhar notoriedade no mundo todo. Para muitos, a Bossa Nova é considerado o estilo que representa o Brasil. A Bossa Nova surgiu no fim da década de 50, como uma junção entre Jazz e Samba, o estilo se consagrou pelas vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e muitos outros nomes que fizeram um grande sucesso nos tempos de ouro da Bossa Nova. Abaixo, confira alguns nomes do estilo que você precisa conhecer.

João Gilberto

Foto de João Gilberto

Um dos primeiros e maiores nomes da Bossa Nova, João Gilberto foi violinista, compositor e cantor. O cantor era baiano, nascido em 1931, e começou a carreira em Salvador. João Gilberto faleceu em julho deste ano. Mas as suas composições marcaram pra sempre a música brasileira. É impossível escutar a frase "chega de saudade, a realidade é que sem ela", e não se lembrar de umas das mais emblemáticas do cantor.

O gênero mais brasileiro da música, conheça a MPB

Antônio Carlos Jobim

Foto de Antônio Carlos Jobim

Antônio Carlos Jobim, ou simplesmente, Tom Jobim, sem dúvidas um dos maiores nomes da música brasileira. Tom Jobim é responsável pela música Garota de Ipanema, que ganhou versões me todo o mundo. Tom nasceu no Rio em 1927, e passou a vida toda frequentando a boemia carioca. Tom acreditava no amor acima de tudo, e levava sua crença para a música. O cantor faleceu em 1994, mas deixou com os brasileiros uma série de músicas que fazem parte da cultura nacional.

Vinicius de Moraes

Foto de Vinicius de Moraes

O carioca Vinicius de Moraes, nascido em 1913, é considerado um dos maiores criadores da música brasileira. Foi letrista, dramaturgo, crítico de cinema, e até diplomata. Vinicius de Moraes sempre se cercou de músicos, e por conta disso foi responsável por composições grandiosas, ele fez parceria com Tom Jobim para compor Garota de Ipanema. O Carioca faleceu em 1980, no entanto deixou inúmeras palavras de amor para todos os amantes do Brasil.

Elis Regina

Foto de Elis Regina

Elis Regina, uma das principais vozes da música brasileira,uma mulher que lutou do inicio ao fim para entrar para o mundo da música que sempre foi um ambiente machista. Mas Elis chegou longe para provar o seu talento. Elis nasceu em 1945, em Porto Alegre, mas foi no Rio de Janeiro que a gaúcha fez carreira. Elis foi um dos grandes nomes da música contra a ditadura militar, e compôs músicas de protestos que até hoje ecoa nas gargantas dos revolucionários. Ela faleceu em 1982, e até hoje não se sabe ao certo a causa da morte. Elis se foi, mas sua música continua a passar por todos, até pelos nossos pais.

Relembre as melhores frases de Maria Bethania

Toquinho

Foto de Toquinho

O que se desenha em uma folha qualquer? O compositor Toquinho desenhou um sol amarelo e com essa letra se tornou um dos maiores compositores da música brasileira. O Paulista até hoje está ativo, com inúmeros shows pelo Brasil. Toquinho firmou parceria com Vinicius de Moraes e Chico Buarque, e boa parte das suas composições é focada no público infantil.

Chico Buarque de Holanda

Foto de Chico Buarque de Holanda

Outro grande nome que até hoje leva a MPB Brasil a afora, é Chico Buarque. Considerado um dos maiores músicos brasileiro de todos os tempos, o compositor nascido em 1944, também é poeta. Chico possui uma grande atuação política e foi um dos músicos exilados durante o período militar. Chico compôs grandes músicas como Cálice, Apesar de Você e A Banda.

Astrud Gilberto

Foto de Astrud Gilberto

A baiana Astrud Gilberto é uma das mais belas vozes da música brasileira. Nascida em 1940, é dela a voz que embala a canção Corcovado. Astrud entrou no mundo da Bossa a partir da década de 50, quando se mudou para o Rio e começou a frequentar as casas noturnas da Boêmia carioca. Astrud fez carreira internacional e foi a primeira cantora a interpretar a música Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinicius de Moraes em inglês. Com o tempo, Astrud se tornou uma das principais vozes femininas responsável pela música popular brasileira.

Maria Rita, a voz da música nacional brasileira

Gal Costa

Foto de Gal Costa

Ganhou fama na Tropicália, mas também faz Bossa Nova, Gal Costa, a baiana considerada pela revista Rolling Stones a 7º maior voz do mundo. Gal começou no Teatro ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. A cantora é responsável pelas músicas Coração Vagabundo, Sonho Meu, Um dia de Domingo e muitos outras. Então a sinal de qualquer problema musical é só chamar a Gal.

Dorival Caymmi

Foto de Dorival Caymmi

O baiano Dorival Caymmi foi um dos principais expoentes do estilo musical no Brasil, com influência da música negra, o compositor mudou a forma de tocar e modernizou o estilo da Bossa Nova. Dorival é responsável por sucessos como Maracangalha, Samba da Minha Terra, Doce Morrer do Mar e muitas outras. Dorival acreditava na busca da felicidade e dedicou a sua obra em torno dessa busca.

Aprenda sobre o pai da bossa nova, João Guilberto

Nara Leão

Foto de Nara Leão

Nara Leão, a musa da Bossa Nova em pessoa, Nara Leão era cercada de músicos da Bossa, já que realizava reuniões na casa dos pais para aproximar compositores. Ganhou o titulo de musa do estilo musical em 1964, após o Golpe Militar, com um espetáculo que fazia duras críticas a repressão policial da época. Nara é responsável pelas interpretações das canções, O Barquinho, João e Maria, Opinião e muitos outros sucessos. A musa faleceu em 89, mas deixou para os brasileiros um legado.