Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Trechos de Músicas do Cidade Negra

Com Toni Garrido no vocal, Bino Farias no baixo e Lazão na bateria, a banda fluminense conquistou o Brasil. Relembre seus grandes sucessos!

Direto da Baixada Fluminense...

Desde quando a Baixada Fluminense, famosa por sua pobreza e violência crescente, é lugar para se fazer reggae? Desde que lá surgiu um grupo chamado Cidade Negra, formado por fãs do consagrado ritmo jamaicano. Da Gama (guitarra), Bino (baixo), Lazão (bateria) e Ras Bernardo (voz) buscavam inspiração no seu tenso cotidiano para levantar a voz dos artistas de rua, de um povo sem chance de reivindicações.
Em 1990, a Sony music, ainda CBS, resolveu apostar nesse grupo que já contava com um bom currículo de shows, com direito a excursões para salvador e são Paulo e até participação em um documentário da BBC de Londres sobre o Rio.
O disco Lute para Viver mostrou que os rapazes do Cidade Negra estavam aí para o que desse e viesse, falando a verdade sobre a real cultura carioca. Com uma produção cuidadosa de Nelson Meirelles, puderam mostrar toda a força de seu som e logo de cara emplacaram um sucesso que até hoje é pedido nos seus shows : "Falar a verdade".

Projetos Paralelos

Em 2008, o cantor Toni Garrido anunciou sua saída do Cidade Negra para reciclar sua carreira de artista. Além da música, Toni Garrido também atuou em novelas. Como ele, os outros componentes, Lazão e Bino, seguiram igualmente com outros projetos paralelos, mas a prioridade sempre foi o Cidade Negra, que nunca parou.
No fim de 2010, Toni Garrido se reencontrou com Lazão e Bino, conversaram e a reaproximação foi bem espontânea, já que todos estavam com saudade daquela energia boa.

Diversão

Não rendendo o sucesso esperado com o álbum Direto - Ao Vivo, a gravadora Sony BMG acabou não renovando seu contrato com a banda, que logo encontrou abrigo na EMI Music para lançar seu mais novo projeto até então o CD e DVD: Diversão - Ao Vivo, gravado no Teatro Popular - Niterói, em 16 de agosto de 2007, lançado segundo a própria banda, apenas por diversão. Neste álbum, produzido por Nilo Romero, a banda homenageia grandes nomes da música brasileira, como Cazuza, Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Legião Urbana; regravando grandes sucessos da MPB em ritmo de reggae. O disco não traz composições inéditas do grupo. A faixa de trabalho do álbum foi "Meu Coração" composição de Gilberto Gil e Pepeu Gomes lançada originalmente em 1979.

Pensamento

Cidade Negra

Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer

A Cor do Sol

Cidade Negra

Amor!
Estamos atravessando
O milênio
O novo tempo está chegando
A cor do sol está brilhando
E anuncia
Um novo dia de folia

A Flecha e o Vulcão

Cidade Negra

Se me chamar eu vou agora
Se me chamar eu vou correndo
Se é pra voar no mundo afora
Vou que nem flecha
Vou que nem vulcão
Um furacão que foi lançado ao mar

A Estrada

Cidade Negra

Você não sabe
O quanto eu caminhei
Pra chegar até aqui
Percorri milhas e milhas
Antes de dormir
Eu nem cochilei

Onde você mora?

Cidade Negra

Amor igual ao teu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
Que eu nunca mais verei
Amor que não se pede
Amor que não se mede
Que não se repete

Consolidação

Em 1994, aconteceram as reformulações que colocariam o grupo em uma nova fase. Toni garrido, ex-vocalista da banda Bel, entra no lugar de Ras Bernardo e já imprime seu toque às novas composições.
O experiente Liminha assume a produção, ajudando a tornar o som do grupo mais diversificado, melodicamente mais pop e dançante, mas sem fugir ao universo reggae.
Conclusão: o álbum Sobre Todas as Forças caiu nas graças do grande público, mesmo aqueles que nunca haviam dado muita bola para o ritmo jamaicano.
Muitos outros fatores contribuíram para isso e contribuem até hoje: o carisma de Toni Garrido, que deu ao Cidade Negra mais presença de palco; as letras um pouco menos contestadoras e mais românticas; e as verdadeiras pérolas pop que o disco trazia.

Girassol

Cidade Negra

No coração de quem faz a guerra
Nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo
Todo dia, toda hora, na batida da evolução
A harmonia do passista vai encantar a avenida
E todo o povo vai sorrir, sorrir, sorrir

Firmamento

Cidade Negra

Entre o céu e o firmamento
Existem mais coisas do que julga
O nosso próprio entendimento
Que vagam como o vento
Com aquele juramento de amor eterno

Discografia

Lute para Viver - 1990
Negro no Poder - 1992
Sobre Todas as Forças - 1994
O Erê - 1996
Quanto Mais Curtido Melhor - 1998
Enquanto o Mundo Gira - 2000
Acústico MTV -2002
Perto de Deus - 2005
Direto - Ao Vivo -2006
Diversão - Ao Vivo - 2007
Que Assim Seja - 2010
Hei, Afro! - 2013

Querem Meu Sangue

Cidade Negra

Meus inimigos tentam sempre me ver mal,
Mas minha força é como o fogo do Sol.
Pois quando pensam que eu já estou vencido
É que meu ódio não conhece o perigo.
Mas enquanto o Sol puder brilhar
Eu vou querer a minha chance de olhar.

A Sombra da Maldade

Cidade Negra

Eu sei
Que ela nunca mais apareceu
Na minha vida, minha mente, novamente
Eu sei
Que o que ficou não desapareceu
A minha vida muda sempre lentamente