Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Michel Foucault

Filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Michel Foucault nasceu em 1926 e faleceu em 1984, na França. Conheça um pouco de suas ideologias de vida e pensamentos críticos.

15/10/1926 25/06/1984
continue lendo
Compartilhar

Relação do castigo

Retirada do livro Vigiar e Punir

Mas a relação castigo-corpo não é idêntica ao que ela era nos suplícios. O corpo encontra-se aí em posição de instrumento ou de intermediário; qualquer intervenção sobre ele pelo enclausuramento, pelo trabalho obrigatório visa privar o indivíduo de sua liberdade considerada ao mesmo tempo como um direito e como um bem. (…) O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos.

O poder

Retirada do livro Vigiar e Punir

Temos antes que admitir que o poder produz saber (e não simplesmente favorecendo o porquê serve ou aplicando o porquê é útil); que poder e saber estão diretamente implicados; que não há relação de poder sem constituição correlata de um campo de saber, nem saber que não suponha e não constitua ao mesmo tempo relações de poder.

 

Sobre a culpa de um suspeito

Retirada do livro Vigiar e Punir

A culpa não começava uma vez reunida todas as provas: peça por peça, ela era constituída por cada um dos elementos que permitiam reconhecer um culpado. Assim, uma meia-prova não deixava inocente o suspeito enquanto não fosse completada: fazia dele um meio-culpado; o indício, apenas leve, de um crime grave, marcava alguém como um pouco criminoso.

Indispensável

Michel Foucault

Existem momentos na vida onde a questão de saber se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.

fechar