Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é um ensaísta e pensador da direita brasileira que é atribuído a inúmeras e polêmicas discussões. Com argumentações muitas vezes paradoxais, Olavo de Carvalho é daqueles personagens "ame ou odeie". Confira algumas de suas frases e participe desse debate.

29/04/1947
continue lendo
Compartilhar

Mais nada

“O que é que falta para o distinto público entender que já estamos sob uma ditadura comunista? O que é que falta?”.

Sejamos justos

“Se cometi tantos erros, se tão rico e variado é o repertório dos meus pecados, para que inventar mais um, acusando-me logo daquilo que não fiz”?

 

Deixe que elas decidam

A meu ver, o ideal comunista - a construção deliberada de uma "sociedade mais justa" - é intrinsecamente mau. Não existe justiça nenhuma em planejar de antemão a vida das gerações futuras, obrigando-as a arcar com o peso de milhares de decisões que não tomaram e com as quais talvez não venham a concordar. É monstruoso decidir hoje, de maneira irrevogável, a vida dos homens de amanhã.

Você é quem decide

“Na medida em que você se desliga do espírito daquela era, está ligado ao espírito de todas as eras. Isto quer dizer que, de fato, na constituição do próprio indivíduo, já está dada toda a dialética entre o mundo do sensível ou da temporalidade e o mundo da eternidade.”

Não estão te contando toda a verdade

“Mas – cá entre nós – vocês já viram, na Inglaterra ou no Brasil, alguma camisinha com aviso governamental de que sexo anal pode dar câncer do reto? Ah, isso não! Perigoso mesmo é mingau de aveia.”

É culpa do seu ego

“A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível, mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.“

Ponto de vista

“Quanto menos um sujeito entende a religião, mais se prontifica a modificá-la, isto é, a reduzi-la às dimensões da sua própria falta de consciência. Uma concepção evolutiva da religião mostra apenas incapacidade de conceber alguma coisa acima da esfera temporal. O 'senso da eternidade' é apenas o primeiro grau da consciência religiosa.”

Muito mais simples do que parece

“Aviso chocante a uma nação estupefata: o a craseado não é nenhuma monstruosidade abominável, é apenas o feminino da contração "ao". É o equivalente de "aa", onde o primeiro "a" significa a preposição “a”.”

Expectativas

“É a proporção entre nossas representações e a experiência, que assegura a racionalidade dos nossos pensamentos.”

Entenda a diferença

"Fome e sede de justiça" não significam você querer punir os maus, mas esforçar-se para não fazer o mal a ninguém. É só isso - e tudo isso.”

fechar