Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Nisargadatta Maharaj

Nisargadatta nasceu em 1897 e viveu quase 90 anos. Os ensinamentos desse guru hindu foram reconhecidos mundialmente em 1973, com a publicação do livro "Eu Sou Aquilo", que traduziu suas palestras para o inglês. Desde então, ele ganhou muitos seguidores na América do Norte e na Europa.

Filho pródigo

Nisargadatta Maharaj

Vá para casa, tome conta do negócio de seu pai, cuide de seus pais na velhice deles. Case com a moça que está à sua espera, seja leal, seja simples, seja humilde. Esconda sua virtude, viva em silêncio.

Conquistas

Nisargadatta Maharaj

Autoentrega é a de toda auto-preocupação. Não pode ser feita, acontece quando você compreende sua verdadeira natureza.

Esteja sempre perceptivo

Nisargadatta Maharaj

Observe seus pensamentos como você observa as pessoas na rua. As pessoas vão e vêm; você registra isso sem resposta. Pode não ser fácil no começo, mas com alguma prática você descobrirá que sua mente pode funcionar em muitos níveis ao mesmo tempo, e que você pode ser ciente de todos eles ao mesmo tempo. É apenas quando você tem um interesse específico em um nível em particular, que a sua atenção fica presa nele e você bloqueia os outros.

Em busca da verdade

Nisargadatta Maharaj

Auto-interesse e auto-preocupação são os pontos focais do falso. O seu dia-a-dia vibra entre o desejo e o medo. Observe esse dia-a-dia intensamente e você verá como a mente assume inumeráveis nomes e formas, como um rio espumando entre as pedras. Trace cada ação até seu motivo egoísta e olhe intensamente para esse motivo até que ele se dissolva. Descarte cada motivo egoísta tão logo ele apareça e você não precisará procurar pela verdade; a verdade te encontrará.

São os ossos do ofício

Nisargadatta Maharaj

Não tenha medo de um mundo que você mesmo criou. Deixe de procurar pela bem-aventurança e pela realidade em um sonho e você acordará.

Enfrente os seus próprios pensamentos

Nisargadatta Maharaj

A causa do sofrimento é a auto-identificação com o limitado. As sensações em si mesmas, não importa o quão fortes, não causam sofrimento. É a mente, confundida por idéias erradas, viciada em pensar "eu sou isso" e "eu sou aquilo", que teme a perda, deseja o ganho e sofre quando frustrada.

Pense diferente

Nisargadatta Maharaj

A mente está mudando de alguma forma todo o tempo. Olhe para sua mente desapaixonadamente, isso é o suficiente para acalmá-la. Quando ela estiver quieta, você pode ir além dela. Não a mantenha ocupada todo o tempo. Pare-a, e simplesmente seja. Se você der descanso à mente, ela se centrará e recobrará sua pureza e força. O pensar constante a faz decair.

As idealizações da mente

Nisargadatta Maharaj

Todos os desejos devem ser abandonados, porque, ao desejar, você toma a forma de seus desejos. Quando não restar nenhum desejo, você se reverte a seu estado natural.

Auto aceitação

Nisargadatta Maharaj

Nada que você faça mudará a si mesmo, pois você não precisa de nenhuma mudança. Você pode mudar sua mente ou seu corpo, mas isso é sempre algo externo a você que foi mudado, não você mesmo.

O que te torna “egoísta”

Nisargadatta Maharaj

Não corra para a atividade. Nem aprendizagem nem ação podem realmente ajudar. A atividade não é ação. Ação é oculta, desconhecida, inconhecível. Você pode somente conhecer o fruto. Ação não leva à perfeição; perfeição é expressa na ação. Há uma diferença entre trabalho e mera atividade. Toda a natureza trabalha. Trabalho é natureza. Natureza é trabalho. Por outro lado, a atividade é baseada no desejo e no medo, no desejo de possuir e desfrutar e no medo da dor e aniquilação. Trabalho é pelo todo para o todo, atividade é para si mesmo e por si mesmo.

Valores para o “Ser”

Nisargadatta Maharaj

Sua mente está estagnada nos hábitos de avaliação e aquisição, e não admitirá que o incomparável e o inobtível estão esperando eternamente dentro de seu próprio coração por reconhecimento.Tudo que você tem a fazer é abandonar todas as memórias e expectativas. Apenas mantenha-se pronto em total nudez e vazio. Não faça nada, apenas seja. Apenas sendo tudo acontece naturalmente. Seja nada, saiba nada, tenha nada. Esta é a única vida que vale a pena ser vivida, a única felicidade que vale a pena ter.

Aceitar mais

Nisargadatta Maharaj

Fluir com a vida quer dizer aceitação: deixar chegar o que vem e deixar ir o que se vai.

Espelho da alma

Nisargadatta Maharaj

Cada um vê o mundo através da ideia que tem de si mesmo. Segundo o que acredite ser você, assim acreditará que é o mundo.

Liberdade é

Nisargadatta Maharaj

Qualquer coisa que dependa de algo não é real. O real é verdadeiramente independente.

Quando menos se espera

Nisargadatta Maharaj

Quando não exija nada do mundo, nem de Deus, quando não queira nada, não busque nada, nem espere nada, então o estado supremo chegará a você inesperadamente e sem convite!

O simples fato de existir

Nisargadatta Maharaj

Nada pode ajudar mais ao mundo que o feito de que você ponha fim à sua ignorância. Então você não terá que fazer nada em particular para ajudar ao mundo. Sua própria existência será uma ajuda, atue ou não atue.

O que convém a mente

Nisargadatta Maharaj

Há apenas imaginação. Ela o absorveu tão completamente, que você simplesmente não consegue perceber o quanto você já se afastou da realidade. Não há dúvidas de que a imaginação seja altamente criativa. Universos sobre universos são construídos sobre ela. Todos eles estão no espaço e no tempo, passado e futuro, os quais simplesmente não existem.

Autonomia para se deixar ser

Nisargadatta Maharaj

A vida em si mesma não tem desejos. Mas o eu falso quer continuar, prazeirosamente. Por essa razão, está sempre trabalhando para garantir a sua continuidade. A vida é destemida e livre. Enquanto você tiver a ideia de estar influenciando os eventos, a libertação não é para você; a própria noção de ser o autor, de ser uma causa, é um laço que prende.

Falsos ideais

Nisargadatta Maharaj

Ambas, fé e razão, lhe dizem que você não é nem o corpo, nem seus desejos e medos, nem você é a sua mente com suas idéias fantásticas, nem o seu papel social lhe compele a representar a pessoa que você supõe que é. Abandone o falso e o verdadeiro aparecerá por si mesmo.

Deixe fluir

Nisargadatta Maharaj

Quando você se senta silenciosamente e observa a si mesmo, todo o tipo de coisas vem à superfície. Não faça nada sobre elas, não reaja a elas; assim como elas vieram, elas irão, por si mesmas. Tudo o que importa é a atenção total, a ciência total de si mesmo, ou melhor, da própria mente.

O verdadeiro valor do “eu mesmo”

Nisargadatta Maharaj

Por quê se importar com toda essa história de mudança? Realize de uma vez por todas que nem seu corpo, nem sua mente e nem mesmo sua consciência é você e mantenha-se de pé sozinho em sua verdadeira natureza além da consciência e inconsciência.

O observador

Nisargadatta Maharaj

O destino só se refere ao nome e à forma. Dado que você não é a mente nem o corpo, o destino não exerce controlo sobre você. Você é completamente livre.

Armadilhas da mente

Nisargadatta Maharaj

A busca de causas é um passatempo da mente. A dualidade de causa e efeito não existe. Tudo é a sua própria causa.

Ambições desnecessárias

Nisargadatta Maharaj

Limite os seus interesses e as suas atividades ao que seja necessário para você e para cobrir as necessidades dos que dependem de você. Reserve todas as suas energias e todo o seu tempo para romper o muro que a mente construiu à sua volta.

A lei natural da vida

Nisargadatta Maharaj

Quando compreende que tudo sucede por si mesmo, você permanece só como a testemunha, compreendendo e gozando, mas sem ser perturbado.

Não acredite no que lhe é dito

Nisargadatta Maharaj

Só negando pode alguém viver. A afirmação é cativeiro. Questionar e negar é necessário. É a essência da rebeldia e sem rebeldia não pode haver liberdade.