Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Nisargadatta Maharaj

Nisargadatta nasceu em 1897 e viveu quase 90 anos. Os ensinamentos desse guru hindu foram reconhecidos mundialmente em 1973, com a publicação do livro "Eu Sou Aquilo", que traduziu suas palestras para o inglês. Desde então, ele ganhou muitos seguidores na América do Norte e na Europa.

17/04/1897 08/09/1981
continue lendo
Compartilhar

Filho pródigo

Nisargadatta Maharaj

Vá para casa, tome conta do negócio de seu pai, cuide de seus pais na velhice deles. Case com a moça que está à sua espera, seja leal, seja simples, seja humilde. Esconda sua virtude, viva em silêncio.

Esteja sempre perceptivo

Nisargadatta Maharaj

Observe seus pensamentos como você observa as pessoas na rua. As pessoas vão e vêm; você registra isso sem resposta. Pode não ser fácil no começo, mas com alguma prática você descobrirá que sua mente pode funcionar em muitos níveis ao mesmo tempo, e que você pode ser ciente de todos eles ao mesmo tempo. É apenas quando você tem um interesse específico em um nível em particular, que a sua atenção fica presa nele e você bloqueia os outros.

Em busca da verdade

Nisargadatta Maharaj

Auto-interesse e auto-preocupação são os pontos focais do falso. O seu dia-a-dia vibra entre o desejo e o medo. Observe esse dia-a-dia intensamente e você verá como a mente assume inumeráveis nomes e formas, como um rio espumando entre as pedras. Trace cada ação até seu motivo egoísta e olhe intensamente para esse motivo até que ele se dissolva. Descarte cada motivo egoísta tão logo ele apareça e você não precisará procurar pela verdade; a verdade te encontrará.

Enfrente os seus próprios pensamentos

Nisargadatta Maharaj

A causa do sofrimento é a auto-identificação com o limitado. As sensações em si mesmas, não importa o quão fortes, não causam sofrimento. É a mente, confundida por idéias erradas, viciada em pensar "eu sou isso" e "eu sou aquilo", que teme a perda, deseja o ganho e sofre quando frustrada.

Pense diferente

Nisargadatta Maharaj

A mente está mudando de alguma forma todo o tempo. Olhe para sua mente desapaixonadamente, isso é o suficiente para acalmá-la. Quando ela estiver quieta, você pode ir além dela. Não a mantenha ocupada todo o tempo. Pare-a, e simplesmente seja. Se você der descanso à mente, ela se centrará e recobrará sua pureza e força. O pensar constante a faz decair.

 

O que te torna “egoísta”

Nisargadatta Maharaj

Não corra para a atividade. Nem aprendizagem nem ação podem realmente ajudar. A atividade não é ação. Ação é oculta, desconhecida, inconhecível. Você pode somente conhecer o fruto. Ação não leva à perfeição; perfeição é expressa na ação. Há uma diferença entre trabalho e mera atividade. Toda a natureza trabalha. Trabalho é natureza. Natureza é trabalho. Por outro lado, a atividade é baseada no desejo e no medo, no desejo de possuir e desfrutar e no medo da dor e aniquilação. Trabalho é pelo todo para o todo, atividade é para si mesmo e por si mesmo.

Valores para o “Ser”

Nisargadatta Maharaj

Sua mente está estagnada nos hábitos de avaliação e aquisição, e não admitirá que o incomparável e o inobtível estão esperando eternamente dentro de seu próprio coração por reconhecimento.Tudo que você tem a fazer é abandonar todas as memórias e expectativas. Apenas mantenha-se pronto em total nudez e vazio. Não faça nada, apenas seja. Apenas sendo tudo acontece naturalmente. Seja nada, saiba nada, tenha nada. Esta é a única vida que vale a pena ser vivida, a única felicidade que vale a pena ter.

O que convém a mente

Nisargadatta Maharaj

Há apenas imaginação. Ela o absorveu tão completamente, que você simplesmente não consegue perceber o quanto você já se afastou da realidade. Não há dúvidas de que a imaginação seja altamente criativa. Universos sobre universos são construídos sobre ela. Todos eles estão no espaço e no tempo, passado e futuro, os quais simplesmente não existem.

Autonomia para se deixar ser

Nisargadatta Maharaj

A vida em si mesma não tem desejos. Mas o eu falso quer continuar, prazeirosamente. Por essa razão, está sempre trabalhando para garantir a sua continuidade. A vida é destemida e livre. Enquanto você tiver a ideia de estar influenciando os eventos, a libertação não é para você; a própria noção de ser o autor, de ser uma causa, é um laço que prende.

Falsos ideais

Nisargadatta Maharaj

Ambas, fé e razão, lhe dizem que você não é nem o corpo, nem seus desejos e medos, nem você é a sua mente com suas idéias fantásticas, nem o seu papel social lhe compele a representar a pessoa que você supõe que é. Abandone o falso e o verdadeiro aparecerá por si mesmo.

Deixe fluir

Nisargadatta Maharaj

Quando você se senta silenciosamente e observa a si mesmo, todo o tipo de coisas vem à superfície. Não faça nada sobre elas, não reaja a elas; assim como elas vieram, elas irão, por si mesmas. Tudo o que importa é a atenção total, a ciência total de si mesmo, ou melhor, da própria mente.

Ambições desnecessárias

Nisargadatta Maharaj

Limite os seus interesses e as suas atividades ao que seja necessário para você e para cobrir as necessidades dos que dependem de você. Reserve todas as suas energias e todo o seu tempo para romper o muro que a mente construiu à sua volta.

fechar