Famosos / Escritores / Escritores internacionais

Frases de Toni Morrison

Dona de grandes sucessos como Amada, O Olho Mais Azul e A Canção de Salomão, Toni Morrison recebeu grandes prêmios, entre eles o Nobel e o Prêmio Pulitzer de melhor ficção. Conheça a ilustre escritora.

Felicidade Permanente

Quanto requintadamente humano foi o desejo de felicidade permanente, e quanto estreita se tornou a imaginação humana a tentar alcançá-la.

Compartilhar

Não Tenhas Medo

As pessoas dizem que escrevemos aquilo que sabemos. Eu estou aqui para te dizer, ninguém quer ler isso, porque tu não sabes nada. Então, escreve sobre algo que tu não saibas. E não tenhas medo, nunca.

Compartilhar

Doces

Escrever é realmente uma forma de pensar - e não apenas sobre sentimentos, mas também sobre coisas que são díspares, não resolvidas, misteriosas, problemáticas, ou apenas doces.

Compartilhar

Coisa Perversa

Darem-te o domínio sobre outra pessoa é uma coisa pesada; execeres domínio sobre outra pessoa é uma coisa errada; dares o domínio de ti mesmo a outra pessoa é uma coisa perversa.

Compartilhar

Sentido da Vida

Nós morremos. Esse pode ser o sentido da vida. Mas nós fazemos a linguagem. Essa pode ser a medida das nossas vidas.

Compartilhar

Amante

O amor nunca é melhor do que o amante.

Compartilhar

Melhor Coisa

Tu és a tua melhor coisa.

Compartilhar

Tu És

Eu quero sentir o que sinto. Mesmo que não seja felicidade, o que quer que isso signifique. Porque tu és tudo aquilo que tens.

Compartilhar

Livro

Se existe um livro que gostarias de ler, mas que ainda não foi escrito, então tens que o escrever.

Compartilhar

Perder

Algo que é amado nunca é perdido.

Compartilhar

Moldar

Nós nunca moldamos o mundo... o mundo é que nos molda.

Compartilhar

Valorizar

Alguém que cai por terra mal sais pela porta? Não queres, pois não? E ele também não. Estás a virar toda a tua vida para ele. Toda a tua vida, rapariga. E se isso significa tão pouco para ti que podes simplesmente jogá-la fora, entregar-lha, então porque é que isso significaria alguma coisa mais para ele? Ele não pode valorizar-te mais que o valor que te dás a ti própria.

Compartilhar

Adulto

Será que não há nenhum contexto para as nossas vidas? Nenhuma canção, nenhuma literatura, nenhum poema cheio de vitaminas, nenhuma história ligada à tua experiência que possas passar para nos ajudarem a ficar mais fortes? Tu és um adulto. O mais velho, o mais sábio. Pára de pensar em salvar a tua imagem.

Compartilhar

Conflitante

Em 1983, perdi meu emprego - ou saí dele. Uma coisa, outra, ou as duas. De qualquer forma, eu já estava trabalhando meio período fazia algum tempo, ia à editora uma vez por semana para a sessão de correspondência-telefonemas-reuniões que eram parte do trabalho; editava os manuscritos em casa.
Sair da editora foi uma boa idéia por duas razões. Primeiro, eu havia escrito quatro romances e parecia claro para todo mundo que escrever era a minha atividade principal. A questão de prioridades - como se pode ser editora e escritora ao mesmo tempo - parecia-me estranha e previsível; soava assim: "Como se pode ao mesmo tempo dar aulas e criar?", "Como pode um pintor, um escultor, um ator fazer seu trabalho e orientar outros?". Mas para muita gente essa combinação editar-escrever era conflitante.

Compartilhar

Ser Livre

Libertares-te é uma coisa, reivindicar a posse desse ser livre é outra.

Compartilhar

Forma

O que é o mundo para ti se não o puderes montar da forma que tu queres?

Compartilhar

De Volta

Eu sonho um sonho que me sonha de volta para mim.

Compartilhar

Solitário

Solitário é bem melhor que sozinho.

Compartilhar

Não É Amor

O amor ou é ou não é. Um amor pequeno não é amor.

Compartilhar

Empregos

Eu digo aos meus alunos: Quando conseguirem obter esses empregos para os quais foram treinados de forma tão brilhante, lembrem-se que o vosso trabalho real é que, se forem livres, têm que libertar alguém. Se tiverem poder, então o vosso trabalho é darem poder a alguém. Isto não é apenas um jogo de ganhar rebuçados.

Compartilhar

Pessoas Deficientes

Eu sempre olhei para os atos de exclusão racista, ou insultos, como desprezíveis, para a pessoa que os pratica. Eu nunca absorvi isso. Eu sempre achei que havia algo de deficiente nessas pessoas.

Compartilhar

Verdade

Para descobrir a verdade sobre como os sonhos morrem, nunca devemos tomar a palavra do sonhador.

Compartilhar

Definições

As definições pertencem aos definidores, não aos definidos.

Compartilhar

Recordar

Num determinado ponto da vida, a beleza do mundo torna-se suficiente. Já não precisas de fotografar, pintar, ou até recordar. É suficiente.

Compartilhar

Porcaria

Se queres voar, tens que desistir da porcaria que te puxa para baixo.

Compartilhar

Alguém

Não podes possuir um ser humano. Não podes perder aquilo que não possuis. Supõe que eras o dono dele. Poderias realmente amar alguém que não é absolutamente nada sem ti? Queres realmente alguém assim?

Compartilhar

Duas Pessoas

Conversas malucas e doces cheias de meias frases, devaneios e mal-entendidos, são mais emocionantes do que o entendimento entre duas pessoas pode alguma vez ser.

Compartilhar

Nossas Vidas

Pensa sobre as nossas vidas e conta-nos sobre o teu mundo em particular. Desenvolve uma história. A narrativa é radical, cria-nos a nós próprios no momento exacto em que está a ser criada. Nós não te vamos culpar se o teu alcance excede a tua compreensão, se o amor incendeia as tuas palavras, se elas descem em chamas e nada deixam a não ser a queimadura. Ou se, com a reticência das mãos de um cirurgião, as tuas palavras apenas suturam os sítios por onde o sangue pode ter fluído.

Compartilhar

Meditação

Sabemos que nunca o conseguirás fazê-lo corretamente – de uma vez por todas. A paixão nunca é suficiente; nem a habilidade. Mas tenta. Por nós, e por ti próprio, esquece o teu nome na rua; conta-nos aquilo que o mundo tem sido para ti, tantos nos bons como nos maus momentos. Não nos digas o que acreditar, o que recear. (...) A linguagem é a meditação.

Compartilhar

Coração

Dias depois de meu último dia de trabalho, sentada na frente de minha casa, no píer que entra pelo rio Hudson, comecei a sentir uma inquietação em vez da calma que eu esperava. Percorri o meu índice de áreas problemáticas e não encontrei nada novo ou urgente. Não conseguia vislumbrar o que estava, tão inesperadamente, perturbando um dia tão perfeito, olhando um rio tão sereno. Não tinha nada na agenda e não dava para ouvir o telefone, se tocasse. Ouvia meu coração, porém, batendo dentro do peito como potro.

Compartilhar

comentários

anterior

JP Rufino

O jovem ator é uma das novas apostas da Rede Globo

próxima

Mulheres poderosas

Mulheres que entraram para a história