Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Pessoas manipuladoras

Alguns sentimentos não fazem bem para ninguém. Não deixe que o controle tome conta de sua cabeça e te afaste de ótimas relações. Aprenda a ser menos manipulador!

continue lendo
Compartilhar

Mantenha distância

Se você percebeu que uma pessoa é manipuladora, não tenha receio nem vergonha de se afastar dela. Cortar relações é uma forma clara de mostrar que você não aceita comportamentos manipuladores em sua vida.

Conheça os seus limites

Uma pessoa manipuladora só vai ultrapassar algum limite se você permitir. A melhor forma de não deixar isso acontecer, antes de tudo, é saber quais são esses limites. Até que ponto você aceita outra pessoa interferindo negativamente em sua vida? Descubra esse ponto e não deixe ninguém ultrapassá-lo.

Aprenda a dizer não

Não queira agradar a todos sempre. Exercite dizer não para as pessoas. Seja educado, mas fale com firmeza e confiança. Não tenha medo de parecer egoísta. Dizer não faz parte do comportamento de quem sabe se valorizar e não cai na lábia de manipuladores ou aproveitadores.

Enfrente o bullying

Uma das táticas dos manipuladores é fazer bullying para intimidar o alvo. Se você estiver nessa situação, enfrente e não deixe acharem que você é fraco. Ao menor sinal de resistência, o manipulador vai se retirar e desistir de continuar.

Não se sinta culpado

Uma das características do manipulador é tentar fazer você acreditar que a culpa é sua. Se você se sentir culpado, ele vai se aproveitar do momento emocional para te induzir a agir de acordo com a vontade dele. Quando estiver numa situação como essa, afaste-se um pouco e reflita se você realmente quer assumir a culpa por algo. Deixar as emoções acalmarem e pensar racionalmente pode ajudar muito para você não aceitar a culpa de algo que não é sua responsabilidade.

Faça perguntas

Quando um manipulador te colocar numa situação desconfortável e te pedir para fazer algo que não cai bem, faça perguntas para que ele perceba o que está realmente pedindo. Perguntas como “Por que você quer isso mesmo?” ou “Você acha que isso não vai prejudicar alguém, até mesmo a mim?” podem servir de ponto de partida para não se deixar levar pelos argumentos dele.

Use o tempo a seu favor

Uma das formas mais eficazes de se manipular alguém é pedir uma resposta de imediato. Às vezes, é natural que, não tendo tempo para pensar, você acabe tomando uma decisão precipitada. Quando um manipulador te pedir algo, diga que precisa de um tempo para pensar. Dessa forma, você evita cair nas tramas dele por puro impulso.

 

Argumente sobre as consequências

Quando sentir que alguém está tentando te manipular, uma das estratégias que você pode usar para se livrar disso é argumentar sobre as consequências que a pessoa pode sofrer se levar a situação adiante. Desencoraje-a a continuar com a manipulação usando de argumentos racionais e claros.

fechar