Antes de qualquer coisa, reflita sobre os motivos que estão te deixando mau-humorada. Muita vezes, por vergonha ou orgulho, não admitimos que algumas coisas nos irritam e vamos empurrando essa insatisfação para “debaixo do tapete”. Seja sincera consigo mesma e descubra os reais motivos do seu mau humor.
Olhar no espelho e ver a mesma imagem todo dia enjoa, não é mesmo? Dar um “up” no visual melhorar a autoestima e causa bom humor. Se você não é adepta de mudanças radicais, comece aos poucos, usando uma estampa de roupa diferente ou um penteado novo. Você vai perceber como pequenas mudanças podem fazer diferença no astral.
E quem não fica feliz comendo algo delicioso? Esqueça da dieta, tenha um almoço (ou jantar) maravilhoso e capriche na sobremesa! Você sabia que alguns alimentos pode ajudar a diminuir o mau humor? Alface, banana, frutos do mar, laranja, mel e uva são alguns exemplos.
Pesquisas já comprovaram que dormir mal contribui para o aumento do estresse. Com a correria do dia a dia, às vezes é complicado ter o tempo suficiente para descansar o corpo e a mente. Tente dormir no mínimo oito horas por dia, evite ingerir alimentos estimulantes à noite (como café e chá) e deixe o ambiente silencioso (sem a TV ligada). Seu descanso é fundamental para ter qualidade de vida.
Espante a nuvenzinha negra dos pensamentos ruins lembrando das coisas boas da sua vida. Ninguém é feliz o tempo todo, todos nós temos maus momentos, mas também vivemos coisas boas. Pense nas pessoas que gostam de você, das risadas com os amigos, em tudo que você já conquistou até aqui, enfim, não se esqueça de como a vida é especial e merece ser agradecida diariamente.
Uma simples caminhada no parque ou outros tipos de exercícios podem trazer muitos benefícios para o seu humor. Além de liberar serotonina — o hormônio responsável por produzir sensações de bem-estar no corpo —, a prática de exercícios físicos pode diminuir o estresse e contribuir para a prevenção de várias doenças, como a diabetes e o colesterol. Distrair a cabeça e movimentar o corpo são ótimas formas de esquecer os problemas.
Quando bater aquele mau humor e vontade de xingar o mundo, aproveite qualquer tempo livre para colocar o fone de ouvido e ouvir sua canção favorita. Esqueça do mundo e se concentre no som. Ouvir música estimula o centro de prazer do cérebro e libera um hormônio chamado dopamina, que causa sensação de bem-estar e até auxilia no caso de alguns tratamentos psicológicos.
Dar risada com os amigos é um dos melhores relaxantes naturais que existem. Vá ao cinema, shopping, barzinho ou simplesmente convide-os para assistir um filme em casa. Desabafe seus problemas com as pessoas mais próximas e não tenha vergonha de expor o que está sentindo. Com certeza, seus amigos vão se esforçar para te ver sorrir.
É muito chato fazer todo dia a mesma coisa, não é mesmo? A rotina cansa e, por isso, sempre precisamos buscar atividades que tragam distração e novos desafios. Que tal fazer aquele curso que já está pensando há meses? Ou apresentar para o chefe aquele projeto que está na sua cabeça? Muitas vezes, vivemos numa zona de conforto e a falta de crescimento na vida traz insatisfação ao longo do tempo. Mexa-se e busque novas conquistas.
Pense rápido: qual foi a última vez que você fez algo simplesmente por que quis, sem precisar agradar ninguém? Sem perceber, deixamos de fazer o que queremos para satisfazer as vontades alheias e isso causa muito estresse e mau humor. Priorizar as próprias vontades — quando elas não afetam negativamente a vida de ninguém — não é egoísmo e sim amor próprio. Coloque-se em primeiro lugar, sempre.