Poemas reflexivos sobre a Desigualdade Social
Para muitas pessoas, as contas e os boletos mensais são difíceis de pagar. Outras, nunca tiveram a oportunidade de estudar. E há ainda as mulheres que foram pegas de surpresa por uma maternidade solitária. Os problemas que a sociedade enfrenta são muitos, e é difícil olhar para eles quando a vida já está ganha. Mas a única forma de tornar o Brasil um lugar melhor é refletindo sobre os próprios privilégios e sobre as camadas sociais menos abastadas. Compreenda diferentes formas de vida e de existência com estes poemas reflexivos sobre desigualdade social. Mostre para o mundo que você faz parte da mudança!
Abram os olhos Desigualdade Social - O pensador Breno"Que mundo é esse?
Encontre motivos para mudar o mundo com frases sobre pobreza
Onde uns nada tem
E outros com tantas notas de cem
Local onde o mal vem vencendo o bem."
O mundo atual nos cerca com as suas diversas formas de viver, infelizmente uma delas que é vista em vários estados do país em que vivemos e em vários países do mundo é a desigualdade social. Alguns que não tem, outros que tem até demais, e como aconteceu isso? Em qual época isso aconteceu que os nossos olhos se fecharam para isso? Que os nossos olhos se abram.
CopiarCompartilhar
As pessoas ainda vem ajudar... O Bicho - Manuel Bandeira"Vi ontem um bicho
na imundice do pátio
catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
nem examinava, nem cheirava;
engolia com voracidade
o bicho não era um cão,
não era um gato,
não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem."
A que ponto a desigualdade pode chegar para uma pessoa ter que, no lixo, comida procurar? Em qual lugar que a humanidade foi perdida e as pessoas não pensam mais no seu próximo. Claro que existem pessoas que essa realidade tenta mudar. E desejo que elas sejam a maioria, pois tudo isso um dia, pode mudar.
CopiarCompartilhar
A tecnologia dos desiguais O cidadão do mundo - José Alexandre"Quando mais o mundo avança
mais pobre eu fico
e mais rico outros ficam
e até desempregado fico
é globalização
és cruel e tenebrosa."
O que a tecnologia tem de vantagem para todos nós, como a aproximação com as pessoas de longe, também possui uma forma de afastar as pessoas. De várias formas a globalização pode atrapalhar diversas pessoas, quanto mais tecnologia, mais máquinas, o que pode gerar um desemprego ao outro, o que pode afastar as pessoas de seus ideais. Sendo assim a desigualdade aumenta, pois uns ficam mais ricos e outros cada vez mais esquecidos...
CopiarCompartilhar
Que a desigualdade seja apenas algo a se lembrar Desigualdade - Ana Paula Marinho"Porque haver desigualdade?
Conheça todos os malefícios da desigualdade com estas frases
Se todos somos gente de verdade,
Feitos da mesma obra prima,
Frutos de uma poesia sem rimas,
Desenhados pelas mesmas mãos,
Todos nós somos sãos."
Quando pensamos o porquê da desigualdade existir é possível pensar em várias coisas. Mas ao invés de pensarmos o porquê de sua existência, podemos dar os nossos passos para que ela pare de existir. Somos apenas um! Todos nós somos feitos da mesma maneira, vivemos da mesma maneira e somos pessoas, independente da cultura, raça ou cor, somos uma sociedade e precisamos nos unir contra a desigualdade.
CopiarCompartilhar
Sobre ser Olhos sofridos - Gislaine Lima"Estou a sofrer... Tenho fome!
Mas nada sou... Um ninguém...
Sem mesmo ter um nome,
Apenas outro qualquer sem um vintém!"
Qual é esse mundo que vivemos que ainda existem pessoas no mundo passando fome? Alimentação e moradia faz parte dos direitos de qualquer ser humano, o que acontece que não há? É urgente que isso seja mudado, é urgente que as pessoas passem a se conscientizar; pensar no próximo faz bem, fazer o bem ao que mais precisa, faz parte de ser humano!
CopiarCompartilhar
É preciso ter a união Sofrimentos e dor - Vânia Feijó"O que poderei fazer
Para mudar este MUNDO
O que será preciso se fazer
Entender, para se acabar com
Tanta dor...
Vemos nos noticiários
A falar da fome, o desemprego
O ensino e a saúde
Que se encontra precária a
Cada dia..."
É importante pensar no que podemos fazer, qual a nossa parte para mudar o mundo em que vivemos? A primeira parte da mudança está em nós, mudar a forma que agimos, que pensamos e que vivemos e depois disso, mostrarmos a mudança e sermos a diferença na vida dos mais próximos. Sozinhos não podemos acabar com todos os sofrimentos, mas juntos sempre seremos mais fortes!
CopiarCompartilhar
Saímos do mesmo lugar Desigualdade social - Lucélia Lima"Apologia se faz a desigualdade
Seja fiel à sua identidade e mande a crise embora
Tratam do assunto com sinceridade
Mas o preconceito faz parte da realidade
Perdemos com o tempo nossa identidade!"
Quem estamos mostrando ao mundo? Quem somos? Que máscaras estamos utilizando para deixar nossas origens escondidas? Aceitar o que somos é o primeiro passo para que a desigualdade acabe, é importante pensar que todos nos saímos do mesmo lugar. Alguns tem mais poder aquisitivo e por isso acham que podem nos humilhar, nós não podemos parar, pois estamos todos no mesmo lugar.
CopiarCompartilhar
É preciso ter fé Direitos são pra todos - Denise Alves de Paula"Vivemos em uma sociedade,
Onde há tanta modernidade
E existe tanta desigualdade.
Falta consciência, vontade!...
Crianças de toda natureza,
Tem a sua infância roubada,
Vivem em profunda pobreza,
Condição sempre ignorada."
Hoje as crianças vivem de uma maneira diferente, a modernidade acaba atrapalhando um pouco a nossa sociedade. Hoje em dia quem vê as crianças brincando na rua? Atualmente elas estão em seus tablets; mas e aquelas que não têm um tablet, onde estão? Quem as vê? O que pode ser mudado para que as pessoas sejam vistas? E para que esse mundo de dor seja mudado. A infância merece ser aproveitada, tenhamos amor e esperança nessa nova geração que é a nossa salvação.
CopiarCompartilhar
A mudança necessária Opções - Carmem Teresa Elias"Talvez o feijão e um trivial arroz
Se misturem ao meu pranto
Tempero de dor com sabor de satisfação...
Talvez, ouro verso
Sabor de fome e dor
Se misturem ao prato vazio, ao revés."
É possível observar o contraponto que é colocado nesses versos, até mesmo porque a vida é controversa. Um dia estamos no topo, outro dia estamos no chão! É preciso ajudar o outro de todo o coração, às vezes pode acontecer com qualquer pessoa, a desigualdade está ai, na nossa vida diária. É possível mudar, um por um, um passo de cada vez, faz a felicidade reinar na nossa sociedade outra vez...
CopiarCompartilhar
Por uma igualdade Entremundos - Barbara Rufina"No frio, o homem abraça seu cão
Reconheça a necessidade de buscar a igualdade no mundo
e o olhar desnuda todas as formas de não-amor
dos olhares sem reflexo
que parecem ser os únicos
que os outros têm para lhe dar."
Ao ver essa cena, o que muitas pessoas fazem? O que nós fazemos? Muitas vezes é importante pensar o que nós fazemos para mudar as coisas que estamos vivendo, a forma que enxergamos o mundo. Quando vemos o mundo com amor e responsabilidade é possível abraçar uma causa, e a causa é a desigualdade se tornar igualdade.
CopiarCompartilhar