Quem eu me tornei
Crescer é um processo violento e doloroso para todas as pessoas. Precisamos aprender tudo sobre o mundo e sobre nós mesmos, e não temos a presença ilimitada de familiares que poderiam nos guiar nesse caminho. Precisamos fazer as nossas escolhas, reconhecer quem somos e enfrentar os problemas que sempre surgirão ao longo da vida. Muitas vezes, acreditamos que estamos fracassando nessa missão. Será mesmo? Tire um tempo do seu dia para fazer um exercício de autoconhecimento. Veja tudo que você conquistou com o tempo e como você se transformou a cada dia. Depois disso, pense sobre qual resposta você daria para "Quem eu me tornei".
Não me arrependo de nada
Vou falar uma coisa: eu tenho muito orgulho de quem eu me tornei. A pessoa que eu sou hoje – confiante, feliz, alegre, bem-sucedida – é fruto de um processo longo e até um pouco doloroso. Não foi fácil para mim chegar até aqui. Tive que passar por muitos tropeços, reviravoltas e desafios que quase me fizeram desistir de tudo. Mas olho para trás e vejo que não me arrependo de nada. Fico feliz por ter tido coragem de continuar seguindo em frente.
A pessoa que você sempre quis ser
Acredite se quiser: nem sempre fui o que sou hoje. Demorei muito para me tornar esta pessoa. Se hoje tenho autoestima e cultivo apenas bons sentimentos ao meu redor, é porque já passei por poucas e boas. Não gosto de ficar falando muito sobre isso, mas a verdade é que não foi fácil superar todas as inseguranças, os medos e os desafios que o mundo propõe. Mas acredite: ser a pessoa que você sempre quis ser é possível! Basta ter persistência!
Ação
A vida é um processo engraçado de vez em quando. São tantas transformações e desafios que não nos damos conta de tudo o que passamos e é necessário parar para pensar sobre os processos que a vida apresenta. Eu acredito que uma das coisas mais importantes sobre a vida é continuar sempre se movimentando. Viver parado é não evoluir e sem evolução não tem felicidade. Agradeço por ter aprendido isso!
Aproveite essa linda seleção de músicas e pense um pouco sobre você!
Maior conquista
Pra mim não existe luxo maior na vida do que saber reconhecer e buscar cada vez mais a evolução pessoal. Demorei muito tempo para saber ler os sinais de crescimento e respeitar o meu próprio tempo, mas é um privilégio conseguir olhar para trás e saber que a pessoa que eu era antes teria muito orgulho daquilo que me tornei hoje e ainda mais da pessoa que eu ainda vou me tornar!
Constante mudança
Finalmente eu me tornei a pessoa que gostaria de ser. Nada no mundo paga a satisfação pessoal que possuo. Depois de tantos anos focando na minha infelicidade, consegui mirar na minha felicidade. Hoje a opinião dos outros não importa, decidi que a minha deve sobressair. Sinto que renasci, mas apesar disso, estou em constante mudança. Para melhor, claro!
Maturidade

Eu tenho orgulho de quem eu me tornei. Percebi, com a maturidade, que cada um tem o seu ritmo, o seu jeito e a sua forma de enxergar a vida e que nisso reside uma profunda beleza, uma graça plural, então é muito individual. Eu descobri em mim uma habilidade que até então eu não conseguia ver. Escuto mais atentamente, sem urgência de falar, de fazer um julgamento ou de trazer um conceito. Com a maturidade, eu começo a descobrir a sabedoria.
Morri por dentro?
A pessoa que eu me tornei é inacreditável. A alegria e a esperança que eu mantinha em meu coração parecem ter desaparecido. Há um buraco negro que impede que as emoções façam morada em mim. Não sinto nada, muito menos me satisfaço com algo. Eu me pergunto se morri por dentro, pois a impressão é de que só estou sobrevivendo. Espero que essa sensação passe e, de preferência, bem rápido.
Nunca mais
Provavelmente eu nunca mais serei a pessoa que eu era anos atrás, o que é bom. Porque eu entendi que devemos estar em constante evolução, buscando mais conhecimento e aprender com os erros. Tenho orgulho da pessoa que eu tenho me tornado e sei que ainda há muito a evoluir, mas também já cresci muito. Errar, a gente sempre pode, mas o importante é aprender e tentar fazer com que não aconteça novamente.
Plenamente feliz
As palavras que muitas vezes já me machucaram no passado hoje não me atingem mais. Porque eu não permito mais que as pessoas me definam ou mesmo que critiquem quem eu sou. Eu escolhi ser simplesmente eu, acertando e errando às vezes, mas sempre fiel à minha essência. Eu me tornei alguém de quem sinto orgulho, alguém que eu consigo encarar no espelho e sentir plena felicidade.
O poder da seletividade
Eu me tornei uma pessoa mais reclusa, isso não significa que eu seja melhor do que ninguém, mas preferi me preservar. Lembrei que por muito tempo eu confiei demais nas pessoas erradas, que eu abria a porta da minha casa para todos como se eu os conhecesse. Agora estou mais seletiva, só quero na minha vida aquilo que me acrescenta algo bom.
Aprendi a ouvir

Sempre fui uma pessoa falante. Tudo o que aprendia, queria compartilhar. Se conhecia alguém, queria falar sobre mim; se uma pessoa pedisse algo, eu falava e falava sem nem perceber o quanto eu precisava ficar quieto. Com o tempo, aprendi a ouvir e que na verdade precisamos prestar mais atenção do que dizer, porque sempre há o momento certo para se expressar. Afinal, ter alguém que te ouça é um presente!
O quanto enriqueci
Na vida, eu tropecei, caí, levantei, amei, perdi, sofri, chorei e também morri de rir. Li todos os livros que eu consegui, assisti a todos os filmes que eu queria. Mas quando olhei para dentro de mim, passei a agradecer por quem eu me tornei, porque em meio a tudo o que eu passei e depois de tanta experiência é que eu compreendi o quanto eu enriqueci. Às vezes, nós só precisamos olhar para dentro e enxergar o universo que existe dentro de nós.
Nutrindo o bem
Estou nutrindo o bem em minha vida, desde uma vida melhor, até relações mais saudáveis. Eu me tornei uma pessoa consciente com o passar dos dias, a vida ensina seja pelo lado bom ou ruim, mas ensina. Cabe a nós aprendermos com cada desafio que ela nos faz cruzar o caminho ou nos entregarmos no primeiro erro.
Sensível, mas que se importa com os outros
Quando era criança, eu era vista como a sensível que chorava por tudo. Como eu me sentia incompreendida! Sei que algumas das críticas foram necessárias, mas não mudei minha essência porque os outros queriam. Eu me tornei mais forte, porém ainda sou uma pessoa que busca entender e se importa com os sentimentos alheios. Se isso é ser sensível, então tenho orgulho disso!
O segredo é o equilíbrio
Com o tempo, aprendi que o segredo é o equilíbrio, que não adianta trabalhar e estudar muito se o tempo para as pessoas que você ama é pouco, além do tempo para nós mesmos, tão necessário para uma vida saudável e tranquila, mas isso ninguém nos diz; apenas com a prática é que descobrimos ou ignoramos. Mas também não adianta esperar as coisas caírem do céu, então digamos que a vida é uma dose de trabalho e uma de descanso, então aos poucos se chega lá! Eu me tornei uma pessoa mais paciente agora que sei que nada em exagero faz bem, que a vida é um sopro e que temos que aproveitá-la!
Eu estou bem agora

Passei por tantos momentos difíceis que chega a ser impossível pensar que eu cheguei até aqui, eu estou bem agora, o pior já passou, eu sobrevivi. É engraçado notar que nós somos mais fortes do que imaginávamos, é realizador saber que não importa o quanto uma tempestade te assuste em uma noite, a manhã vai chegar, a chuva vai passar e o sol vai nascer para que eu possa enxergar a luz.
Aprendi a controlar as minhas emoções
Hoje eu consigo lidar com os meus sentimentos de uma forma que não conseguia lidar anos atrás. Minhas emoções não estão mais à flor da pele, exceto que eu queira. Eu não me permito mais surtar por qualquer coisa, comecei a controlar o turbilhão que existe dentro de mim. Agora está mais fácil de saber o que sinto, o que não posso sentir e o que eu quero levar comigo.
O tempo cura
É verdade o que dizem por aí: o tempo cura tudo. Ele te acalma, sara as suas feridas e lava a sua alma. Eu já passei por muitas decepções e já fui uma pessoa muito diferente no passado, mas, com o tempo, pude amadurecer, perdoar quem me fez mal e aprender muito sobre a vida e sobre mim mesma. Hoje sou mais forte e mais livre. E que orgulho sinto da pessoa em que me tornei!
Relacionadas
Frases sobre mim
Mensagens de amor próprio
Frases para se libertar de julgamentos
Razões para superar e evoluir
Antes de tudo, se ame
As coisas nem sempre estão certas
Eu posso não estar bem o tempo todo, mas faço todo o possível para aceitar que tudo bem não ficar tudo bem. Afinal, eu sou humana! Falho como qualquer pessoa. Sofro como qualquer pessoa. As coisas nem sempre estão certas, mas sei que um dia podem ficar, o que importa mesmo é que eu sou forte. Eu sou capaz de enfrentar qualquer desafio, mesmo que alguns me deixem tristes por algum momento.
As lágrimas ensinam
Ter o coração despedaçado foi muito doloroso; foram noites e noites em claro e muitas lágrimas no travesseiro. Mas essas lágrimas não foram derramadas em vão: elas me ensinaram muito sobre a vida. Elas não me ensinaram sobre a desesperança, e sim sobre caráter, confiança e amor-próprio! Graças a esse momento, hoje me tornei uma outra pessoa. E sei que o meu maior amor sou eu mesma, e que não mereço nada menos do que o melhor!
Não morro de amor

É engraçado pensar que até alguns anos atrás, eu achava que morreria de amor. Mas não, ninguém morre de amor, nem por amor. Isso porque amor de verdade só faz bem, se machuca está doente. Eu me tornei uma pessoa diferente graças a todos os amores que eu vivi, eu carrego boas lembranças de cada um e as ruins, eu descarto. Mas no fim, eu sei que toda porta que se fecha é uma nova que se abre. Não se morre de amor, se aprende a viver de uma forma diferente após o final de um.
Praticando o desapego
Eu já não preciso das pessoas que me drenam, já não sofro por aquelas que se foram, pratico o desapego e desejo o bem a quem um dia me fez bem, mesmo que hoje não faça mais. Dessa vida não se leva nada, então cabe a mim aproveitar o máximo possível das companhias, dos lugares e de mim mesmo.
Eu amadureci muito
Hoje eu não sou mais aquela pessoa que chorava por qualquer situação ruim, já não tenho tempo para os meus dramas adolescentes. Eu amadureci muito nos últimos anos, comecei a ser uma pessoa mais independente e menos reclamona. Eu tenho os meus momentos difíceis, como qualquer pessoa, mas sei que não posso me perder por isso. Os anos me trouxeram coisas boas e ruins, o aprendizado da vida é contínuo e hoje eu sei que amadureci.
A vida me ensinou
Eu aprendi tanto com a vida nesses últimos tempos, me tornei um ser humano mais humilde e fiel aos meus valores. Já não deixo os meus pensamentos serem influenciados pelos pensamentos de outras pessoas, eu comecei a ter uma opinião própria sobre o mundo e sobre todas as coisas. A vida me ensinou que eu precisava ser autossuficiente, que eu precisava me amar, que eu precisava aprender a ouvir e respeitar os outros.
Me machuquei, mas não desisti
No processo de amadurecimento, me machuquei, sofri e caí. Na época, eu não entendia por que eu precisava passar, e automaticamente, encarar aquilo, mas hoje entendo que, no final, tudo se torna aprendizado e que alguns males vêm para o bem. Eu me orgulho da pessoa que me tornei, da força que tive para superar e por ter crescido. O importante, acima de tudo, é que não desisti!
Cada erro é um aprendizado

Eu errei algumas vezes, me culpei durante muito tempo, mas aprendi na marra que é preciso se perdoar. Cada erro é um aprendizado em minha vida, cada vez que eu falhei aprendi a valorizar alguma coisa em mim ou nos outros. Cada situação é importante para que eu amadureça e não falhe mais com as pessoas que eu amo. E se eu falhar, tudo bem, vou acabar lidando com isso da melhor forma possível.
Autoconhecimento é essencial
Eu não me conhecia tão bem antigamente, mas hoje posso falar que amo cada pedaço de mim. Autoconhecimento é essencial em qualquer etapa da vida, se você não se conhece está sempre perdido, procurando respostas milagrosas do universo para problemas que muitas vezes são mais simples de se resolver do que parecia. Eu gosto de cuidar de mim, de mergulhar na pessoa que eu sou, de me tornar melhor a cada dia. Me conhecer é um processo diário que eu tenho amado.
As quedas me fortaleceram
Eu já me machuquei tantas vezes que não tenho mais espaço para cicatrizes, minhas quedas tornaram a minha pele mais resistente. Hoje eu não me permito sofrer tanto por pouca coisa, simplesmente não vale a pena. Eu sou muito mais forte agora do que eu era anos atrás, ainda bem que consigo enxergar isso com clareza e notar que tudo fica bem, não importa o tempo que demore.
Aprendi a perdoar as pessoas
Me tornei uma pessoa melhor esses tempos, aprendi que perdoar é essencial para que eu me liberte. Não tenho mais mágoa no meu peito, sinto que não vale a pena se desgastar tanto com coisas desse tipo. Aos que foram meus amigos e hoje não são mais, guardo boas memórias. Aos que nunca foram meus amigos, mas desejam a minha tristeza, desejo muita luz para discernir o certo do errado. Não vale a pena gastar tempo com quem tem a alma pequena. Não vale a pena guardar mágoa, somos humanos e estamos aqui para falhar e aprender.
Me tornei uma pessoa mais fácil de lidar
Com o tempo eu aprendi que eu era uma pessoa menos difícil de lidar do que imaginava, conheci os meus defeitos, os meus limites, as minhas qualidades e acima de tudo um lado meu que eu não imaginava: o bondoso. Eu sempre tive um coração bom, aberto para as pessoas, por mais que parecesse fechada. Sempre deixei as pessoas próximas confortáveis ao meu lado, mas nem sempre foi simples conviver comigo. Hoje em dia estou mais paciente, mais receptiva e disposta a fazer quem eu amo feliz.