Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

X Factor

The X Factor é um reality show musical e foi criado por Simon Cowell. Já descobriu artistas de grande sucesso como o grupo One Direction, Cher Lloyd e Olly Murs. Inicialmente o programa só era apresentando nos UK. Hoje, já conta com a sua versão nos Estados Unidos.

Vencedores

1ª Temporada
Vencedor: Steve Brookstein
Categoria: Maiores de 25
Mentor/Jurado: Simon Cowell

2ª Temporada
Vencedor: Shayne Ward
Categoria: 16-24 anos
Mentor/Jurado: Louis Walsh

3ª Temporada
Vencedor: Leona Lewis
Categoria:16--24 anos
Mentor/Jurado: Simon Cowell

4ª Temporada
Vencedor: Leon Jackson
Categoria: Garotos
Mentor/Jurado: Dannii Minogue

5ª Temporada
Vencedor: Alexandra Burke
Categoria: Garotas
Mentor/Jurado: Cheryl Cole

6ª Temporada
Vencedor: Joe McElderry
Categoria: Garotos
Mentor/Jurado: Cheryl Cole

7ª Temporada
Vencedor: Matt Cardle
Categoria: Garotos
Mentor/Jurado: Danni Minogue

8ª Temporada
Vencedor: Little Mix
Categoria: Grupos
Mentor/Jurado: Tulisa Contostavlos

9ª Temporada
Vencedor: James Arthur
Categoria: Garotos
Mentor/Jurado: Nicole Scherzinger


Copiar
Compartilhar
Apresentadores

As três primeiras temporadas foram apresentadas por Kate Thornton. Thornton foi substituído na 4ª temporada por Dermot O Leary, que assinou um contrato no valor de £1 milhão para apresentar duas séries do programa da ITV o X Factor e o Big Brother, Dermot saiu do Big Brother para se dedicar exclusivamente ao X Factor.


Copiar
Compartilhar
Apresentação ao vivo

Os shows ao vivo são compostos por várias performances dos participantes orientados por seu mentor (jurado). Nessa fase o cadidato será votado pelo público e o menos votado será eliminado até restar o finalista.
Os shows consistem em uma série de perfomances ao vivo dividido em duas partes, o primeiro show é a performance dos competidores com as músicas escolhidas pelo seu mentor em determinado tema o segundo show sai o resultado da votação do público, o menos votado é eliminado. Nessa fase artistas convidados também se apresentam regularmente. Esses shows são filmados no The Fountain Studios em Wembley, Londres.


Copiar
Compartilhar
Formato

O show está principalmente preocupado em encontrar novas estrelas. Para as primeiras temporadas foram apenas 03 jurados. Para as temporadas 1 até 3 a competição foi dividida em três categorias: Solo entre 16 a 24 anos, maiores de 25 anos e grupos (incluindo duplas). Nas temporadas 4 e 5 a idade mínima foi alterada passando para 14 anos. Com a inclusão de um novo jurado na quarta temporada o formato foi novamente alterado fazendo quatro categorias ao todo: "Garotos" (entre 14 a 25 anos), "Garotas" (entre 14 a 25 anos), Overs 25 (maiores de 25 anos) e Grupos. Para a sexta temporada, a idade mínima dos garotos e das garotas retornou a 16. Para a sétima temporada a idade dos Overs 25 mudou e se tornou Overs 28 (maiores de 28 anos). e novamente foi alterado para 25 anos quando chegou em sua oitava temporada.

Há cinco fases da competição:
Fase 1: Audições com os produtores
Fase 2: Audições com os jurados
Fase 3: Bootcamp
Fase 4: Casa dos Jurados
Fase 5: Apresentação ao vivo


Copiar
Compartilhar
Sinopse

The X Factor é uma competição musical britânica exibida na Independent Television desde setembro de 2004, com o objetivo de encontrar um novo talento da música. Criado por Simon Cowell, o reality show é inspirado no também denominado The X Factor, que decorre pelo mundo com o mesmo título ou com títulos diferentes. O "X Factor" presente no título refere-se a uma coisa indefinível que faz de uma pessoa um artista.


Copiar
Compartilhar
Jurados

Durante a 1ª e 3ª temporada os jurados foram executivos da música e produtores de TV, a bancada era composta por Simon Cowell, Sharon Osbourne e Louis Walsh. Paula Abdul foi uma jurada convidada nas audições em Londres na 3ª temporada. Após a 3ª temporada, Walsh foi retirado do show, sendo substituído pelo coreógrafo americano Brian Friedman, que foi contratado depois de ter impressionado Cowell no show Grease Is the Word. Uma quarta jurada foi contratada a cantora, atriz e jurada do Australia`s Got Talent Dannii Minogue. Cowell contratou Minogue depois de ficar entusiasmado ao ver as filmagens da cantora como jurada na Austrália. No entanto, Friedman foi re-atribuído o papel de diretor criativo e Cowell então chamou novamente Louis Walsh para retornar ao painel, assim a bancada foi composta por quatro jurados Simon Cowell, Sharon Osbourne, Louis Walsh e Dannii Minogue. Minogue se tornou a primeira jurada mulher a vencer o X Factor.

Em 6 de junho de 2008, seis dias antes das filmagens da 5ª temporada, a ITV confirmou que Osbourne havia deixado o show, e uma série de outros artistas e produtores foram abordados em relação a sua substituição, incluindo Melanie Brown, Paula Abdul e Sinitta. Em 90 de Junho, a cantora das Girls Aloud Cheryl Cole foi confirmada como substituta de Ozzy. Osbourne declarou que deixou o The X Factor porque ela não gostava de trabalhar com Kylie Minogue. Os quatro jurados da 5ª temporada voltaram para a 6ª temporada e Cheryl Cole se tornou a primeira jurada a ganhar duas temporadas seguidas.

Após a licença maternidade de Minogue na 7ª temporada, uma série de jurados convidados preencheram o painel. Os jurados convidados foram Geri Halliwel, Natalie Imbruglia, Katy Perry, Pixie Lott e Nicole Scherzinger. Em julho de 2010, Cole foi diagnosticada com malária na final das audições e a fase bootcamp prosseguiu com Nicole Scherzinger como uma jurada convidada. Em 5 de maio de 2011, foi confirmado que Simon Cowell e Cheryl Cole não estariam retornando à comissão julgadora para a 8ª temporada. Eles anunciaram que estavam deixando a versão britânica e iriam se concentrar na versão americana do programa. Em 14 de Maio de 2011 foi anunciado que Minogue também não retornaria ao programa.

Depois de Cole, Cowell e Minogue anunciar o afastamento, uma série de celebridades foi relacionada para ocupar a vaga de jurados incluindo Frankie Sandford, Noel Gallagher e Alesha Dixon. Em 30 de Maio, foi confirmado que Gary Barlow,Tulisa Contostavlos e Kelly Rowland se juntariam a Louis Walsh para dar início à 8ª temporada.

Em 17 de abril de 2012, foi anunciado que Barlow continuaria na série para dar início à 9ª temporada. Em 3 de Maio, Walsh também confirmou seu retorno e Contostavlos também afirmou que voltaria. Rowland não retornou devido a outros compromissos em sua carreira, foi então que novos nomes para ocupar o cargo começaram a surgir, nomes como Katy Perry, Nicole Scherzinger, Melanie Brown e Anastacia. Enquanto o programa não encontrava uma substituta para ocupar o lugar deixado pro Kelly, várias celebridades começaram a ser convidadas para julgar nas audições. Geri Halliwell sentou-se para as audições em Liverpool, Leona Lewis, Nicole Scherzinger e Rita Ora apareceu como juradas convidadas nas audições em Londres. Mel B foi convidada para as audições em Manchester e Anastacia apareceu no painel de jurados nas audições em Glasgow.

Em 15 de junho de 2012 o programa X Factor anunciou que a cantora Nicole Scherzinger seria a substituta oficial de Kelly Rowland na 9ª temporada completando o painel de jurados.


Copiar
Compartilhar
Bootcamp e Casa dos Jurados

Os concorrentes são selecionados na fase audição e ainda precisam se apresentar na fase chamada Bootcamp, nessa fase os jurados selecionam 24 participantes e começam a formar as categorias (Garotas, Garotos, Overs 28 e Grupos), após a seleção os participantes vão para a próxima fase chamada “Casa dos Jurados”.
Na casa dos jurados cada jurado fica responsável por uma categoria e são chamados de “mentor”. Cada jurado recebe sua categoria na sua própria casa ou em uma casa alugada, e escutam individualmente seus candidatos composto por 06 pessoas,normalmente nessa fase, cada jurado tem a ajuda de um convidado especial da sua escolha. Das 06 pessoas apenas 04 são escolhidos para os shows ao vivo.


Copiar
Compartilhar
 
Audição

As audições começam na frente dos produtores do show por alguns meses antes do programa ir ao ar. Estas audições são realizadas em várias cidades do Reino Unido e atraem multidões. As audições com os produtores não são televisionadas por ser uma grande quantidade de pessoas, mas ao decorrer do programa são mostradas várias imagens do público. Os candidatos esperam no local da audição por algumas horas e têm uma breve audição por um integrante da produção. Após participar do processo de audição com os produtores é a vez de se apresentar na frente dos jurados.
Os testes na frente dos jurados são considerados a melhor parte do programa. Cada participante entra na sala de audição para uma performance com uma canção de sua preferência. A partir da sexta temporada o programa editou a forma de audições e começou a ser realizada também na frente de uma platéia. Após a apresentação os jurados falam o que achou da performance e se o candidato está qualificado para continuar no programa. Se a maioria dos jurados falarem "sim" o candidato passa para a próxima fase, caso contrário, eles voltam para casa.


Copiar
Compartilhar
História

O X Factor do Reino Unido foi criado pela Sony Music Entertainment e por Simon Cowell como substituto do Pop Idol. Cowell era um dos jurados do Pop Idol e quis lançar um show que detinha os créditos a ele, foi então que a ITV anunciou o novo programa criado por Simon Cowell chamado X Factor.


Copiar
Compartilhar
fechar