Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Programas antigos de crianças

Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Sitio do Pica-Pau Amarelo, Cocoricó... Deu saudade? Esses são só alguns programas infantis do passado que fizeram grande sucesso com a criançada. Que tal relembrar os outros? Confira a lista que separamos para você!

Castelo Rá-Tim-Bum

O Castelo Rá-Tim-Bum conta a história de um garoto bruxo que vive com os tios dentro de um castelo!
Com seus amigos Pedro, Zéquinha e Biba, além de tantos outros personagens, vivem divertidas aventuras!

Vila Sésamo

A produção foi uma adaptação do americano "Sesame’s Street", mas rapidamente adotou uma linguagem própria e totalmente nacionalizada. Diariamente, todo o elenco ensinavam às crianças hábitos de higiene, língua portuguesa e noções de matemática e de ecologia.

Xou da Xuxa

Diariamente no "Xou da Xuxa", a rainha dos baixinhos, organizava um programa cheio de gincanas, disputas, brincadeiras, atrações musicais e desenhos, com a ajuda das Paquitas, do Dengue e do Praga.

Angel Mix

A apresentadora Angélica foi responsável por entreter a criançada a partir de 1996, com brincadeiras no auditório e desenhos animados no "Angel Mix". A parte final do programa era dedicada a uma novelinha protagonizada pela própria Angélica. De 1996 a 1998, foi "Caça-Talentos". Depois, “Flora Encantada”

Sítio do Pica-Pau-Amarelo

Em 2001, estreou a nova versão do “Sítio do Picapau Amarelo”. Apesar de procurar se manter fiel à obra de Monteiro Lobato, o programa trouxe algumas “modernizações”: o fogão à lenha foi substituído por um micro-ondas e Dona Benta aprendeu a usar a internet.

Cocoricó

Um programa só com bonecos e com uma musiquinha de abertura muito legal, esse é o Cocoricó.
A história gira em torno de Júlio um "menino" de 8 anos que nasceu na cidade grande e vai passar as férias com seus avós e se apaixona pela Fazenda Cocoricó, que fica na cidade de Cocoricolândia, seus animais e pela natureza que não conhecia na cidade. Vários bonecos manipulados e várias hiostórias legais.

Glub Glub

presentado por dois peixinhos o Glub e a Glub um macho e outro fêmea, esse programa sempre trazia algum problema ou situação, cuja solução no final servia como lição de moral. Toda a ação ficava em torno dos dialógos, já que tudo ocorria sempre no mesmo local: um ponto do fundo do mar onde havia caído uma televisão que, segundo mostrava a abertura, era abastecida por um peixe-elétrico. A televisão, aliás, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam animações, que eventualmente apresentavam alguma lição de moral que ajudava na solução de uma discussão ou problema recorrente. Além de seu valor educativo, o programa fez sucesso por apresentar ao Brasil várias animações estrangeiras um tanto alternativas. Vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica, elas eram produzidas atráves das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras. Até hoje, Glub Glub ainda é um dos blocos de animação mais importantes que o Brasil já teve.

Rá-Tim-Bum

Com uma fórmula arrojada, com quadros livres, inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas.
Os quadros dividiam-se em 17 pártes, onde alguns deles eram "Senta que lá vem história, Fada Dalila, Máscara, Professor Tibúrcio, Como se faz", entre outros!

TV Colosso

Foi exibido em 1993, e retratava o cotidiano de uma emissora de TV. A diferença é que os apresentadores eram cães!
Contava com uma equipe formada por 28 personagens: 25 cachorros e três pulgas!!!
Houveram especulações de que o programa voltaria a passar, mas nunca se concretizou.

Mundo da Lua

O seriado conta a história de Lucas Silva e Silva que aos dez anos ganha um gravador de seu avô, onde registra histórias de sua imaginação, contando como ele gostaria que fossem as coisas!
O elenco foi composto por importantes atores brasileiros.

Disney Club

O programa começa em 1997, e conta a história de uma TV Pirata apresentada por três crianças no sótão da casa de uma delas. A TV é secreta, e durante o programa eles apresentam desenhos animados para as crianças assistirem!

Chiquititas

Chiquititas é uma novela argentina que foi divulgada por vários países, onde contava a história várias crianças que moravam em um orfanato.
Em meio a solidão e a carência de pais, contavam com o amor materno de Carolina, a diretora do orfanato, e com todas as outras crianças que viviam ali.
Muitas aventuras e claro, como em todo enredo, também havia a parte do "mal", que com a união de todos, sempre era combatido!

Os Trapalhões

Depois de passarem por três outros canais de televisão, "Os Trapalhões" chegaram na TV Globo em 1977. No ar todos os domingos, o quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias conquistou o público infantil e adulto. O programa continuou mesmo após a morte de Zacarias, mas chegou ao fim com a perda de Mussum.
Hoje, Dedé e Didi podem ser vistos todos os domingos na "Turma do Didi".

Balão Mágico

Com a ajuda dos robôs Zip e Zap, a turma do grupo infantil "Balão Mágico", Simony, Mike, Tob, Jairzinho e Fofão, constrói um grande balão para mostrar o Brasil para seu amigo alienígena, I.O., que chega à Terra disposto a levar o "espírito da criança eterna" para todos.

Confissões de Adolescente

Esse programa como o próprio nome já diz não é voltado para o público infanto juvenil, esse já é voltado mais para os adolescentes.
Conta a história de um pai que tem que educar suas 4 filhas adolescentes. O programa trata de vários conflitos dos adolescentes como drogas, sexo, primeiro beijo, profissao, estudos e etc. Destaque para a atuação de Deborah Secco quando tinha apenas 13/14 anos em seu primeiro papel para a Tv.

X-Tudo

Seu formato se prestava a transmitir informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora.
Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X, que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também o quadro de curiosidades cientificas, Sherazade no quadro de sugestões de leitura e o entrevistador mirim Rafael Meira.

O Mundo de Beakman

No programa original de Beakman, eram lidas cartas de tele-espectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil foi utilizado nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos.
Aprender Ciências e gostar de Ciências ficou muito mais fácil depois desse programa.