1º de Abril: Dia da Mentira

Em qual dia você faz aniversário? Dia 30 de fevereiro. Essa e outras brincadeiras podemos fazer à vontade todo dia, mas fazer no dia 1º de abril é mais legal!

Nova picape M3 da BMW

Rodrigo Samy – WebMotors

O que levaria uma fabricante, especializada em carros esportivos, criar um modelo picape? Nada. É primeiro de abril! Pois é, hoje, Dia da Mentira, a BMW resolveu pregar uma peça “oficial” ao apresentar ao mundo uma M3 cupê picape. Com direito a release e detalhes exclusivos, o carro ganhou as principais páginas dos sites automotivos.

A utilitária conceitual do Dia da Mentira usa o mesmo motor da M3. Trata-se de um V8 de 4,0 litros com 400 Nm (40,8 kgfm) de torque e 414 cv de potência. Para atingir a velocidade máxima declarada pela BMW (300 km/h) sem ser afetada pela “turbulência” aerodinâmica, a picape tem uma capota marítima de acessório. Se isso já é muito estranho, a utilitária tem um teto removível, como nos tradicionais modelos Targa. Outra, a caçamba tem acabamento de piso de alumínio, que elimina de vez aqueles plásticos que protegem as nossas caçambas. Aliás, a capacidade de carga declarada pelo fabricante é de 450 kg, algo em torno de 20 sacos de taco de Golf.

O hábito de pregar peças no dia 1º de abril começou em 2000 e foi ganhando força conforme o tempo. Tanto é que algumas ideias mirabolantes da BMW chegaram a ser publicadas, como verdades. Com a credibilidade do dia inicial desse mês em baixa, dificilmente alguém cai, atualmente, nas pegadinhas da marca alemã. Entendida de que suas histórias de Pinóquio já viraram motivos de chacotas, a BMW resolveu ousar mais. Convocou a sua divisão de esportivos para mostrar do que ela é capaz.

Criou um carro de verdade para ser lançado no dia da mentira. Existe até um selo comemorativo: PICK-UP – Powered By M 001. Outro argumento de que o veículo existe mas que não será lançado, vem dos flagras feitos pela agência Auto Media do carro andando em Nürburgring. O M3 cupê que teve sua estrutura cortada está 70 kg mais leve. Só o teto com a funcionalidade Targa registra 20 kg. A BMW não declarou o quanto gastou no projeto.

Comentários