Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Pintura de Tiradentes com cabelo comprido na altura das orelhas e vestes finas.

Tiradentes

Líder de umas das mais importantes revoltas da história brasileira, a Inconfidência Mineira, Tiradentes marcou a história do país! Celebrado em 21/04, dia em que foi executado, Joaquim José da Silva Xavier se tornou mártir e símbolo de luta e resistência! Embora tenha sido executado em 1792, foi apenas em 1992, duzentos anos depois, que Tiradentes foi oficialmente reconhecido como um dos heróis da pátria! Sua alcunha "Tiradentes" se deu em função de um de seus tantos ofícios: dentista! No entanto Tiradentes era também comerciante, minerador, tropeiro, militar e, claro, ativista político! Conheça sua história e influência política!

12/11/1746 21/04/1792
continue lendo
Compartilhar

De onde vem o apelido “Tiradentes”?

Pintura de Tiradentes, com uma janela ao fundo e uma lamparina ao lado.

O líder da Inconfidência mineira teve diversas ocupações, mas sua profissão original foi de tropeiro. Além dela, também exerceu atividades como minerador, militar, comerciante, ativista político, médico prático e dentista. Ele ficou conhecido pelo seu domínio em arrancar e colocar dentes produzidos por ele próprio, e assim rendeu o apelido como Tiradentes.

Como a história não foi esquecida?

Quadro 'O Suplício de Tiradentes' que mostra o mesmo sendo enforcado.

Na época, como o Brasil não era um país livre e os portugueses massacravam qualquer tipo de rebelião, então somente os republicanos, em grupos pequenos e discretos, comemoravam esta data. Depois, somente quando a independência foi conquistada é que a data passou a ser comemorada nacionalmente.

Em busca de liberdade

Um herói nacional que lutou pela independência do Brasil e morreu de forma trágica, em praça pública, enforcado pelas tropas portuguesas. Em busca de liberdade, Tiradentes teve seu fim, mas jamais foi esquecido pelo povo que, em 9 de dezembro de 1965, teve sua devida homenagem anos depois de sua morte, sendo proclamado como Patrono Cívico da Nação Brasileira e dedicando o dia 21 de abril – dia de sua morte -, um feriado nacional e deveras importante.

Aproveite, viva e usufrua da liberdade enquanto puder!

Uma terra de extração

Cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

Minas Gerais era conhecida pelas suas belezas naturais, ouro e pedras preciosas. Por isso os portugueses não perderam tempo e, além da extração dessas belezas, ainda cobravam altos impostos por lá, o que gerou uma revolta e desejo de mudança, começando assim um movimento chamado de Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes.

O escolhido

Pintura de Tiradentes de perfil.

Dentre os bravos que faziam parte da aristocracia mineira, haviam advogados e poetas, mas nenhum com tal poder de comunicação e liderança como Tirantes. Foi por esse motivo que o nomearam como o líder da Inconfidência mineira.

 

A cidade de Ouro Preto

Praça Tiradentes em Ouro Preto durante a noite.

Em busca de mudanças, Tiradentes caminhou para a morte, mas também consagrou sua honra perante Minas Gerais, que no ano de 1867 ergueu um monumento na cidade de Ouro Preto para homenageá-lo.

fechar