Datas Especiais / Outras datas / Abril

Tiradentes

Para quem não conhece a história do líder da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, precisa saber agora mesmo quem foi esse líder nato que morreu como herói em busca dos direitos da nação brasileira.

Origem de um herói

Nascido na vila de São José Del Rei, nomeada anos mais tarde como Tiradentes, em sua homenagem, o líder e ótimo orador, Joaquim José da Silva Xavier, juntou-se aos integrantes aristocratas mineiros com objetivo de mudar o Brasil e libertar os povos que aqui habitavam naquela época.

Compartilhar

De onde vem o apelido “Tiradentes”?

O líder da Inconfidência mineira teve diversas ocupações, mas sua profissão original foi de tropeiro. Além dela, também exerceu atividades como minerador, militar, comerciante, ativista político, médico prático e dentista. Ele ficou conhecido pelo seu domínio em arrancar e colocar dentes produzidos por ele próprio, e assim rendeu o apelido como Tiradentes.

Compartilhar

Uma terra de extração

Minas Gerais era conhecida pelas suas belezas naturais, ouro e pedras preciosas. Por isso os portugueses não perderam tempo e, além da extração dessas belezas, ainda cobravam altos impostos por lá, o que gerou uma revolta e desejo de mudança, começando assim um movimento chamado de Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes.

Compartilhar

Em busca de liberdade

Um herói nacional que lutou pela independência do Brasil e morreu de forma trágica, em praça pública, enforcado pelas tropas portuguesas. Em busca de liberdade, Tiradentes teve seu fim, mas jamais foi esquecido pelo povo que, em 9 de dezembro de 1965, teve sua devida homenagem anos depois de sua morte, sendo proclamado como Patrono Cívico da Nação Brasileira e dedicando o dia 21 de abril – dia de sua morte -, um feriado nacional e deveras importante.

Compartilhar

O escolhido

Dentre os bravos que faziam parte da aristocracia mineira, haviam advogados e poetas, mas nenhum com tal poder de comunicação e liderança como Tirantes. Foi por esse motivo que o nomearam como o líder da Inconfidência mineira.

Compartilhar

A cidade de Ouro Preto

Em busca de mudanças, Tiradentes caminhou para a morte, mas também consagrou sua honra perante Minas Gerais, que no ano de 1867 ergueu um monumento na cidade de Ouro Preto para homenageá-lo.

Compartilhar

Crueldade sem tamanho!

As partes do corpo de Tiradentes foram espalhadas pela cidade, como forma de humilhação, punição e aviso aos demais manifestantes, e sua cabeça foi erguida em um poste na Vila Rica – atual Ouro Preto.

Compartilhar

Dia de derrama

Naquela época os impostos eram chamados de derrama, e como Tiradentes e seus companheiros estavam saturados com a exploração sofrida no Brasil, tinham como plano fazer um protesto no dia da cobrança e prender o governador, que na ocasião era o Visconde de Barbacena.

Compartilhar

Olho por olho e dente por dente

Traído por Joaquim Silvério, companheiro que devia dinheiro ao rei, Tiradentes foi entregue com seu plano em troca do perdão de sua dívida. Sua atitude covarde fez com que 34 ativistas fossem presos, 11 condenados à morte e Tiradentes enforcado.

Compartilhar

Como a história não foi esquecida?

Na época, como o Brasil não era um país livre e os portugueses massacravam qualquer tipo de rebelião, então somente os republicanos, em grupos pequenos e discretos, comemoravam esta data. Depois, somente quando a independência foi conquistada é que a data passou a ser comemorada nacionalmente.

Compartilhar

comentários

anterior

Mensagens para sexta-feira

Alô, sexta-feira, estamos aguardando ansiosamente por você!

próxima

São Jorge

Descubra mais sobre o santo guerreiro