Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Benefícios da leitura

Você gosta de ler? A grande maioria das vezes despreza a leitura de um bom livro. Mas veja como isso faz falta para a nossa saúde mental.

continue lendo
Compartilhar

Stress

Você sabia que ler uma boa história diminui todo o nervosismo acumulado no dia a dia? Um bom livro pode fazer você viajar sem sair de casa . Esqueça um pouco dos problemas e permita-se relaxar um pouco.

Novos Ídolos

Ter ídolos é algo que torna nossa vida mais divertida. Acompanhar o trabalho de uma pessoa que admiramos e se espelhar em alguém que tem algo de bom a nos passar também é uma maneira de aprender. É comum termos como ídolos artistas de televisão ou cinema, cantores e bandas, mas só quem lê sabe o quanto é gratificante ser fã de um escritor.

Sem Faixa Etária

Você pode começar a ler a partir do momento em que aprende a decifrar as combinações de letras e praticar a leitura até o último dia da sua vida. É uma das poucas atividades que não determinam a idade de quem pode fazê-la e na qual você encontrará infinitas opções que te agradam em cada momento da sua vida.

Acessível

Por mais que no Brasil os livros possam ser considerados caros, a leitura ainda é uma das formas de diversão mais acessíveis que existem. Não é raro encontrar livros com preços razoáveis – entre R$15 e R$20 – nas livrarias, principalmente entre os mais vendidos. Além disso, há outras opções: aproveitar as promoções, comprar em sebos, pegar emprestado ou trocar com os amigos.

Fazer Amizades

Nada melhor para um leitor do que ter com quem conversar sobre o livro que acabou de ler. E o assunto rende, como rende! Fazer amizade com pessoas que lêem é garantia de sempre ter assuntos interessantes para conversar, porque falar sobre livros é um assunto infinito, além de ser muito fácil fazer amizades com leitores. Você menciona um livro, ele diz que também leu e em poucos minutos vocês conversam como se se conhecessem há anos!

Calmaria

Enquanto lê, o seu corpo relaxa, você fica em paz e tranquilo. Os livros de autoajuda por exemplo, influenciam no humor de algumas pessoas.

Fala

Sabia que antes de você ser um bom orador é preciso ser um bom escritor? Ler obras escritas por gênios da literatura, por exemplo, lhe ensinará a expressar-se com mais clareza. Ao melhorar seu domínio do idioma, você vai se tornar mais persuasivo, e poderá desfrutar de uma vantagem sobre as pessoas menos articuladas.

 

Ideias Novas

Observar as mesmas ideias que as outras pessoas gera um pensamento genérico e repetitivo. Para ser original você precisa desenvolver novas ideias, e isso você pode retirar dos clássicos da literatura. Ao ler os livros você desenvolve a sua inspiração e tem a oportunidade de melhorar a sua criatividade.

Educação

Já pensou em conhecer o vocabulário de uma época distante? A leitura de grandes livros é um passatempo divertido. Você pode encontrar muitas curiosidades sobre a história e também o vocabulário da época em que a obra foi escrita. Procure também versões modernas e reescritas dos clássicos centenários. Será uma ótima viagem no tempo.

Nada de Solidão

A solidão nunca é um problema porque leitores jamais ficam entediados ou tristes se não houver ninguém por perto para conversar ou lhes fazer companhia. Pelo contrário, até gostam de ter seus momentos sozinhos para apreciarem seus livros sem interrupções. Assim como um amigo, livros são bons companheiros e te fazem sorrir, te emocionam, te envolvem, te cativam e fazem com que você se identifique e se sinta bem.

Prevenção

A leitura diminui consideravelmente o risco de desenvolver Alzheimer, cerca de 30% a menos. Tudo isso porque quando o cérebro está em atividade e trabalhando ele previne a perda de força, pois nosso cérebro é como qualquer outro músculo do nosso corpo e precisa se manter firme e saudável. Jogar caça-palavras, por exemplo, são ótimos exercícios mentais.

Conhecimento

Tudo o que lemos é absorvido pelo nosso cérebro como conhecimento. Seja algo que você não saiba ou algo que pode lhe ajudar algum dia. Conhecimento é poder! Podem tirar tudo de você, trabalho, saúde, dinheiro, mas nunca conseguirão tirar o seu conhecimento.

Memória

Ler também ajuda a sua memória. Quando está lendo, você quer conhecer as personagens, história, nomes e também saber como toda essa história vai se desenrolar. Lembre-se: o seu cérebro é a ferramenta certa para lembrar-se das coisas facilmente.

Concetração

Hoje em dia precisamos fazer várias coisas ao mesmo tempo certo? Os livros podem ajudar nisso também! Quando você está lendo, você está completamente envolvido com a história e presta mais atenção. O hábito de ler melhora, e muito, a sua concentração.

Palavras

Quanto mais você conseguir ler, mais conseguirá expandir o seu vocabulário e acrescentar palavras no seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento, e saber que você pode falar bem em todos os lugares vai fazer muito bem para sua autoestima.

Perspectiva

Você conhece alguém que só lê jornais e revistas? Provavelmente essa pessoa ficará presa ao seu tempo atual. Fazer a leitura de livros antigos ajuda a aumentar a sua perspectiva histórica e a aprimorar o seu senso crítico. Os clássicos são importantes para estimular a sua mente a partir de pensamentos e experiências de outras pessoas.

Crítico

Livros também melhoram o seu pensamento crítico! Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar esse mistério antes de terminar o livro? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. Além disso, você o coloca para funcionar quando conta aos outros se aquele livro foi bem desenvolvido, bem escrito, etc. E em discussões com outros leituras, você poderá dar a sua opinião mais claramente.

Escrita

Sim! Ter o hábito de ler também melhora sua escrita! Ao conhecer mais palavras o seu vocabulário torna-se mais rico e você tende a cometer menos erros ortográficos. É como músicos influenciam outros músicos, artistas influenciam outros artistas, você melhora sua escrita influenciado por outros escritores.

Sofisticação

Se você gosta de se destacar nas conversas entre amigos, ter conhecimento dos clássicos da literatura é essencial. Você aprofundará suas ideias e desenvolve o senso crítico. Além disso, quando você tem propriedade para falar sobre certo assunto você pode até ganhar uma discussão.

Repertório

Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. A literatura clássica é forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para o mundo. Repertório cultural é importante para escrever bons textos e ser crítico.

Desenvolvimento Pessoal

A leitura é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. E isso não acontece só quando você lê livros de auto-ajuda. Histórias ficcionais, literatura clássica, biografias e até livros relacionados a assuntos profissionais provocam algum tipo de reflexão durante a leitura. Depois de ler um livro, você nunca é a mesma pessoa que era antes de lê-lo. Mesmo que não perceba a mudança, algo que você leu ficou guardado nos seus pensamentos e contribuiu para o seu crescimento.

fechar