Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Autores africanos que você precisa conhecer

Normalmente as pessoas se limitam e só leem livros de autores nacionais, americanos e europeus. Isso tudo faz com que haja uma visão irreal e segmentada sobre obras e histórias. Por isso e por acreditar na diversidade, confira uma lista com os melhores autores africanos. Conheça e evolua!

Literatura africana

Estamos bastante habituados a ler obras ou de escritores brasileiros, ou da cultura norte-americana, mas há muitas coisas além disso. As obras e autores africanos são pouco conhecidos, mas tem muito a nos oferecer, conhecimento nunca é demais. Você verá a seguir algumas sugestões.

Pepetela

Seu nome verdadeiro é Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos e é um dos maiores escritores da literatura Angolana, recebeu diversos prêmios. Em suas obras ele trata principalmente da história de seu país, tanto questões sociais quanto políticas. Entre seus livros mais importantes estão “Muana puó”, “As aventuras de Ngunga”, “A geração da utopia”, “Parábola do cágado velho” e “A gloriosa família”.

Ondjaki

Ele é considerado uma das maiores promessas da literatura africana atual pela crítica. Já ganhou diversos prêmios e hoje reside no Brasil. Devido ao enorme sucesso, suas obras foram traduzidas em diversas línguas. Entre seus livros mais conhecidos estão o romance “Bom Dia Camaradas”, “O Assobiador”, “Há Prendisajens com o Xão”, “Ynari: A Menina das Cinco Tranças”.

Nadine Gordimer

Nadine Gordimer, Joanesburgo, produziu mais de 30 livros, tratando principalmente da questão social durante o regime do Apartheid, regime de segregação racial que imperou durante mais de 30 anos na África. Entre seus principais trabalhos estão “Um mundo de estranhos”, “O pessoal de July” e “Ninguém para me acompanhar”.

Ngugi wa Thiongo

Ngugi wa Thiongo é um escritor queniano. Após ser perseguido por ditadores em seu país, exilou-se nos Estados Unidos. Produziu inicialmente obras em inglês, e hoje escreve em sua língua mãe. Ele é conhecido pelo seu ativismo político. Algumas de suas obras mais conhecidas são: "Um grão de trigo" e "Sonhos em tempo de guerra".

Paulina Chiziane

Paulina Chiziane é de Moçambique. Participou ativamente do cenário político de sua terra. Apesar de dizerem que ela é a primeira mulher romancista moçambicana, ela se denomina contadora de histórias. Algumas de suas obras são: “Balada de Amor ao Vento”, "Sétimo Juramento" e "Niketche".

A literatura é um mundo a ser explorado

Toda cultura tem seu valor e sempre pode acrescentar algo novo à nossa vida. Procure explorar o universo literário e tudo o que ele tem a oferecer. Que tal fazer uma lista de alguns países e selecionar um autor de destaque e então escolher uma obra para ler?

De tudo um pouco

Precisamos buscar conhecer os grandes nomes da literatura no mundo. Através das obras desses autores podemos redescobrir o mundo e repensar sobre algumas coisas. Nunca limite a sua leitura em apenas um autor ou cultura, procure conhecer de tudo um pouco.

Miá Couto

Antônio Emílio Leite Couto é um jornalista e poeta de Moçambique. É conhecido como “escritor da terra”, pois escrevia e descrevia as próprias raízes do mundo, explorava as relações do homem com a terra. Suas obras são marcadas por uma linguagem rica e cheia de neologismos. Algumas de suas obras são: “Terra sonâmbula”, “Mulheres de cinza”, “O fio das missangas”, entre outras.

J.M. Coetzee

John Maxwell Coetzee foi vencedor do prêmio Nobel de literatura em 2003. Suas obras geram certo desconforto nos leitores, alguns de seus protagonistas mostram a tristeza e a impotência perante um mundo que desejam pertencer, mas não pertencem. Entre suas principais obras estão: “A vida dos animais”, “Desonra e Vida” e “Época de Michael K”.

Naguib Mahfuz

Naguib Mahfuz nasceu no Egito, é considerado um dos primeiros escritores contemporâneos da literatura árabe a explorar o existencialismo. Algumas de suas obras chegaram a ser adaptadas para filmes. Seus romances mais conhecidos são “Miramar” e A Trilogia do Cairo, composta por: “Entre dois palácios’, “O palácio do desejo” e “O jardim do passado”.

José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa, angolano, teve seus livros traduzidos em 25 idiomas. É jornalista, escritor e editor. Atualmente, escreve crônicas para a revista portuguesa LER e para o jornal O Globo. Entre seus títulos mais conhecidos, estão “A conjura”, “Estação das chuvas” e “Barroco tropical”.

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora da Nigéria, reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras de lá. Ela entrou na lista dos 20 autores de ficção mais influentes com menos de 40 anos no ano de 2010. Algumas de suas obras de destaque são: “Hibisco Roxo” e “Meio sol Amarelo”.

Chinua Achebe

Chinua Achebe é Nigeriano e escreveu cerca de 30 livros. Em algumas de suas obras fala da depreciação que o ocidente faz da civilização e cultura africana, além disso criticou a política nigeriana e falou dos efeitos da colonização europeia em sua terra. Sua obra mais conhecida é “O Mundo se Despedaça”.

Wole Soyinka

Wole Soyinka é um dos dramaturgos mais reconhecido da África. Durante a guerra civil da Nigéria ele foi preso pelo Governo Federal. Na prisão produziu poemas que mais tarde foram publicados na coleção “Poems from Prison”. Criticou abertamente a administração e tirania política na Nigéria. “O leão e a joia” é uma de suas obras.