Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Motivos para incentivar a leitura das crianças

Os motivos para incentivar a leitura das crianças podem ser inúmeros. Separamos algumas razões para você apresentar essa prática aos pequenos e formar grandes pequenos leitores! Afinal, o mundo dos livros pode oferecer benefícios para qualquer faixa etária!

Criatividade

Quanto mais cedo uma criança começa a ter contato com a leitura, mais cedo ela começa a imaginar as inúmeras possibilidades que a vida pode lhe proporcionar durante a vida. A criatividade não é importante apenas para a hora de brincar, mas também para que os pequenos explorem o mundo e corram atrás de tudo aquilo que eles sonharem.

Opiniões próprias

Nunca é cedo demais para começar a ter suas próprias conclusões e opiniões sobre tudo. Aliás, quanto antes uma criança conseguir ter discernimento, melhor. E mesmo os livros de contos de fadas podem ajudá-la a entender melhor a realidade! Isso não significa que uma criança precise ler ou saber sobre tragédias e coisas horríveis. Significa, no entanto, que ela vai começar a pensar por si própria e a decidir por si própria, baseada nas experiências que ela viver na vida e nos livros!

Melhora a fala e a escrita

Não é segredo para absolutamente ninguém que a leitura ajuda a falar melhor e a escrever melhor. Ler é benéfico para pessoas de qualquer idade e ajuda a aprender novas palavras, incrementar o vocabulário cotidiano e tantos outros benefícios. Então, dê essa oportunidade para as crianças que você conhece. Dê livros de presente!

Não há limites para sonhar

Apesar de ser um mundo paralelo absolutamente mágico, sonhamos de acordo com as experiências que temos. Dar a uma criança a oportunidade de ler é sinônimo de dar a ela, também, a possibilidade de sonhar além, sonhar mais alto e longe. Sonhar com coisas que ela nunca viu, mas já ouviu ou leu, que ela não presenciou, mas que ela pode imaginar.

Vídeos? Que nada!

É claro que todas as formas de entretenimento de qualidade são válidas, mas o excesso de luz e cores fortes próximas ao olho pode causar vista cansada, dores de cabeça e outros problemas de visão. Intercalar filmes e desenhos com livros e histórias em quadrinhos, por exemplo, não só dá à criança novas possibilidades para se divertir, como aumenta a qualidade de vida dela em longo prazo!

Conexão entre quem lê e quem escuta

É claro que crianças muito novinhas não conseguem ler um livro sozinhas. Por isso, precisam de alguém que as ajude. E seja essa pessoa o pai, a mãe, o irmão mais velho, a tia ou o avô, ter esse momento de leitura de histórias com certeza aumentará a conexão entre o adulto e o pequenino. É muito amor!

Adultos leitores são adultos melhores

Trazer o hábito da leitura desde a infância é dar à pequena pessoa a possibilidade de crescer amando ler. E tornar-se um jovem, um adulto e um idoso que gosta de ler significa ser alguém que nunca vai se sentir sozinho ou desnorteado. Além disso, a leitura acalma e ajuda a analisar, entender e concluir pensamentos, características absolutamente necessárias para ser alguém de sucesso.

Agrega conhecimento

A internet é uma vitória, as fotos são bênçãos e vídeos e áudios são fontes intermináveis de entretenimento e conhecimento. Mas há certos aprendizados que somente os livros podem ensinar. Por isso, dar aos pequenos a oportunidade de ter os livros, revistas e gibis como amigos (assim como a televisão, a internet e o rádio) é dar, ao mesmo tempo, a oportunidade de aprenderem ainda mais.

É preciso ter concentração

O que será que aconteceu com o patinho que se perdeu da mamãe e dos irmãozinhos? E a princesa que caiu no sono profundo, ou a que descobriu que o amor verdadeiro vem de dentro, mesmo que de dentro de um ogro? Para descobrir o "felizes para sempre" de cada um, é preciso ter concentração - algo que ajudará durante toda a vida.

Bê-á-bá

Ler livros para um bebê é importantíssimo para evoluir as capacidades intelectuais do pequenino. Quanto mais livrinhos forem lidos, descobertos e aproveitados, mais cedo essa criança aprenderá a ler, escrever e falar!

Prazer, relaxamento e felicidade

Já é cientificamente comprovado que o hábito da leitura libera hormônios responsáveis por prazer, relaxamento e felicidade. E tudo aquilo que nos deixa mais calmo e feliz é bem-vindo, não é mesmo? Ler para as crianças é uma possibilidade de dar aos pequenos ainda mais felicidade e alegria!

Uma nova brincadeira

Ao perceber que os livros são legais e divertidos, as crianças ganham novas formas de brincar: brincar de ler para si mesmas e brincar de ler para os outros - inclusive seus próprios brinquedos! Então, além de surgir um novo hábito super legal, novas possibilidades de brincadeiras também aparecem!

Socialização

Socializar é muito importante, ainda mais durante a infância. E os livros influenciam diretamente na capacidade de socialização de uma criança, não só por aumentar o vocabulário dos pequenos, mas também por deixar fluir a criatividade e as ideias durante as brincadeiras!

Motivos para incentivar a leitura para as crianças

Os motivos para incentivar a leitura para as crianças são incontáveis. Cada dia que passa surge uma nova razão que prova que ler e ouvir histórias traz apenas benefícios para cada um de nós. Aliás, vale dizer, ler e ouvir histórias é importante para crianças ou adultos! Explore livros, revistas e gibis infantis com os seus filhos e veja, na prática, tudo de bom que esse no hábito trará para toda a sua família.

Ensina sobre sentimentos e emoções

Crianças não nascem sabendo definir tudo o que sentem, e os livros podem ajudar (e muito!) nesse processo de aprendizado. As histórias são ótimas amigas para fazer com que as crianças entendam como tudo funciona dentro delas, afinal, a leitura traz uma coisa que imagem nenhuma é capaz de trazer: descrição de detalhes.