Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Coisas que a faculdade não te ensina

Já começou a faculdade? Calma, não pense em desistir por causa do título. Ela com certeza vai te ajudar e ensinar muitas das coisas. Porém, nem todas... Descubra algumas delas com a lista que montamos para você.

continue lendo
Compartilhar

Prática x estudo

O que você considera mais importante? Possuir experiência profissional ou um bom grau de ensino? As instituições de ensino são fundamentais para que os alunos aprendam uma profissão para conquistarem um bom emprego com um alto salário, porém elas não preparam os alunos para a realidade do mercado de trabalho.

Problemas e soluções

Os problemas enfrentados pelo empreendedor podem ter diversas soluções que impactam no caminho que o negócio pode tomar. Não existe certo e errado, e sim situações que podem ser resolvidas de várias formas, gerando consequências diferentes.

Adquira experiência

Quando começamos a trabalhar, logo percebemos a diferença entre o que é ensinado e como realmente é a prática. Esta diferença aumenta quando se pretende empreender em alguma área.
Mercado de trabalho x Instituições de ensino
Comparado à experiência que se adquire no mercado de trabalho, o que aprendemos é apenas superficial e a forma como somos avaliados não representa a forma real de como teremos de lidar com os problemas que encontraremos no caminho.

A vida é um exame

Esqueça os exames e provas com datas marcadas, para o empreendedor todos os dias são dias de provas. O empreendedor é testado em todos os momentos em diversos aspectos do negócio.

Persista sempre

Caso você queira se tornar um empreendedor o mais importante é a persistência, administrar um negócio pode ser frustrante, mas com o tempo e o aprendizado pode se tornar muito interessante e lucrativo.
As instituições de ensino precisam aprender com o mercado como ensinar e avaliar seus estudantes para torná-los grandes administradores.
O empreendedor precisa possuir conhecimento de diversas áreas que abrangem o seu negócio. Os problemas que ele terá que administrar envolvem todas as áreas de uma empresa como os departamentos jurídico, pessoal, marketing, além da supervisão de toda a parte operacional, funcionários e clientes.
Aprender a atender às necessidades dos clientes e dos funcionários é essencial para o sucesso do empreendimento, uma vez que as principais questões do negócio estão ligadas a eles.

Sucesso x Fracasso

O empreendedor normalmente não possui bagagem suficiente, o que torna o aprendizado sobre o negócio mais difícil e demorado. Em alguns casos, este é o fator determinante para o sucesso ou fracasso do negócio.

Dia a dia

Você pode ter estudado na melhor universidade do país, mas a prática sempre será diferente do que é ensinado nas instituições e nesse ponto a experiência na gestão do negócio pode significar o sucesso do seu negócio, o aprendizado virá do dia a dia na empresa enfrentando os obstáculos e solucionando todos os problemas que aparecerão.

 

Errar é acertar

Não tenha medo de errar, o processo de aprendizado no mercado de trabalho funciona desta forma. Aprenda que para cada decisão haverá um caminho. Os problemas com os quais você terá de lidar podem causar frustração em alguns momentos, mas te ensinarão como tomar a melhor decisão.

Se esforce sempre

Para um empreendedor a cultura que aprendemos nas instituições de ensino podem prejudicar a forma como ele administrará o seu negócio. Nas escolas e até mesmo nas universidades aprendemos que se ficarmos na média conseguiremos passar de ano enquanto na realidade sem esforços diários dificilmente você conseguirá pagar as suas contas e ter lucro no seu negócio. Isso mesmo, é preciso um esforço acima da média para que o negócio sobreviva e comece a dar lucro.

Aprendizado

Aprenda o máximo que puder diariamente sobre como fazer corretamente a gestão do seu negócio. Assim, você estará preparado para lidar com todos os tipos de problemas que ocorrerão.

Avaliações

A avaliação realizada pelas instituições de ensino nos deixam a impressão errada de que todos os problemas possuem uma resposta exata e que se manter na média é o suficiente para se sair bem no mercado de trabalho ou administrar um negócio próprio.

fechar