Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Curiosidades sobre o Lollapalooza

O Lollapalooza é um festival de música alternativa que acontece anualmente em diversos países da América como Brasil, Argentina e Chile. nele além dos shows, encontramos espaços que envolvem danças, artesanato e entretenimento. Descubra suas curiosidades ao longa da história!

continue lendo
Compartilhar

História

A história do Lollapalooza começou em 1991, quando o líder do Janes Addiction organizou uma turnê especial para a sua banda e convidou bandas amigas. Assim, surgiu o festival que acontece até hoje em diferentes países. Entre 1997 e 2003, o festival teve uma pausa e fixou lar em um lugar que nunca mais saiu: em Chicago, nos Estados Unidos.

Conheça um pouco do lollapalooza 2013

Primeiras edições fora dos EUA

Em 2011, a primeira edição internacional aconteceu em Santiago, no Chile. No Brasil, o festival chegou um ano depois, em 2012 e as principais atrações do ano foram Foo Fighters e Arctic Monkeys.

Estilo alternativo

Como o criador do festival, Perry Farrell, gosta de dizer: o Lolla vai muito além de um festival, “é um estilo de vida alternativo”. Isso é facilmente perceptível, já que além das estruturas de palco, durante o festival são montadas áreas de descanso, brinquedos radicais, food truck, espaço para tattoo e muito mais.

Mais de 300 mil pessoas

Nesse ano de 2018, o festival foi um sucesso, assim como nas edições anteriores. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Autódromo de Interlagos por dia! Foram montados 4 palcos com grandes atrações de vários gêneros musicais, como Imagine Dragons, Wiz Khalifa, Pearl Jam, Alok e muito mais.

O quase headliner com Nirvana

Em 1994, o headliner (principal atração) do festival seria nada menos do que a banda Nirvana, uma das maiores bandas de rock da história, mas infelizmente não aconteceu. Na época, a oferta para a banda participar do festival era de 6 milhões de dólares. Entretanto, dias antes do vocalista Kurt Cobain cometer suicídio, a banda recusou a proposta.

Mudança de local

As duas primeiras edições do festival no Brasil (2012 e 2013) aconteceram no Jockey Club, em São Paulo. Ainda em 2013, o Lolla passou a ser organizado pela Time 4 Fun. A empresa decidiu que a edição seguinte, de 2014, seria no Autódromo de Interlagos, também em São Paulo, onde o evento é realizado até hoje.

 

Atração especial

Em 2016, na edição que aconteceu no Brasil, o festival contou com um momento inédito: MC Bin Laden subiu ao palco para enlouquecer a plateia com o seu hit “Tá tranquilo, tá favorável”. Quem o chamou ao palco foi o duo Jack U, de Skrillex e Diplo. Nesse ano, a música eletrônica roubou a cena no festival.

Veja algumas outras imagens do lollapalooza

Edição barrenta

A edição de 2013, que ainda acontecia no Jockey, foi um sucesso... Tirando o barro! Apesar de ter uma organização melhorada em relação ao ano anterior, o público diz que foi impossível sair do local sem se sujar com o barro que estava por toda parte.

Fatos importantes

Entre 1995 e 1996, muitos fatos importantes aconteceram no festival e marcaram a história da música. Em 1995, as mulheres ganharam mais espaço para o festival, que contou com Hole, Bikini Kill e Blonde Redhead. Já em 1996, aconteceu no Lolla o penúltimo show da banda Ramones, que chegaria ao fim semanas depois.

Quem tocou na 1ª edição no Brasil?

Você sabe o que tocou, em 2011, na primeira edição do Lollapalooza no Brasil? Os convidados que fizeram muito barulho foram Foo Fighters, O Rappa, Racionais MC’s, Arctic Monkeys, Joan Jett e muito mais. Digamos que foi um ano bem eclético, misturando indie rock com rap nacional.

Sustentabilidade

Uma curiosidade muito legal: o festival é “livre de carbono”. Após um estudo de todo carbono utilizado durante o festival, a organização compra créditos de carbono na forma de projetos ambientais. Esses projetos não emitem gases na natureza ou capturam os que já foram lançados na atmosfera que contribuem para o efeito estufa.

O nome Lollapalooza

Você sabe o que significa o nome Lollapalooza? É uma antiga expressão que era usada pelos norte-americanos que significa “uma coisa extraordinária ou diferente”. Segundo o dicionário Oxford, um dos principais do idioma inglês, a palavra significa “coisa ou pessoa que é particularmente impressionante ou atrativa”.

fechar