Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas de o que fazer aos 18 anos

Os 18 anos chegam e a vida adulta bate à sua porta, mas o que fazer agora? Procurar um emprego? Mudar de casa? Entrar na universidade? São muitos os anseios que cercam essa idade. A vida adulta pode ser exaustiva e confusa, por isso é preciso pensar, refletir e traçar metas. Se você não faz ideia de como começar a organizar sua vida nessa fase, confira essas dicas de o que fazer aos 18 anos e encontre uma luz no fim do túnel. Saiba como gastar seu dinheiro, se alimentar melhor, cuidar da sua saúde e ainda, de quebra, conheça as maiores armadilhas que o início da vida adulta pode trazer. Ponha em prática cada uma dessas dicas e veja a vida adulta finalmente sorrir para você.

continue lendo
Compartilhar

Fique de olho na fatura

Ter um cartão de crédito pode ser libertador e te dar um ar de independência, mas lembre-se: a fatura sempre chega. Não gastar mais que o necessário é o primeiro passo para não acumular dívidas e juros no cartão. Também é importante não gastar mais do que você recebe. Tenha em mente que pequenas dívidas podem atingir valores alarmantes no decorrer de meses de acúmulo e juros. Fique de olho na fatura!

Confira estas 12 dicas que vão te ajudar nas finanças

Entrando na universidade

Estudante segurando caderno

A vida adulta vem com novas cobranças e expectativas, e uma das maiores é a entrada na universidade. Começar o curso tão sonhado é uma alegria e tanto, mas se você ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir, não se apresse! Você não precisa entrar na faculdade agora! Tire um ano sabático, faça cursinho ou invista em cursos livres e de menor duração. Encontre-se antes de ingressar na tão romantizada universidade.

Planeje suas metas

A vida adulta pode ser mais corrida do que você imagina, por isso é preciso se planejar e se manter dentro dos planos. O que você pretende no próximo ano? Estudar mais? Arrumar um emprego? Poupar dinheiro? Não importa! Trace essas metas, leve seus sonhos para o papel e escreva os passos necessários para atingi-los! Faça suas metas de forma realista e não desanime do seu objetivo final.

Conheça o poder de escrever suas metas

Animais de estimação

Os animais de estimação podem ser grandes amigos do homem e te fazer sentir menos sozinho nessa fase, mas é preciso ir com calma. Lembrar-se de que animais demandam carinho, tempo, dinheiro e espaço é essencial, por isso pense muito bem antes de adotar um novo pet. Pesquise sobre quais animais se encaixam na sua rotina, calcule seus gastos e só então passe para o próximo passo.

Poupe dinheiro

Todo jovem adulto tem o sonho de uma casa própria e de um carro na garagem, mas para isso é preciso poupar. Não tenha a ilusão de que só consegue atingir esse objetivo quem poupa grandes quantidades de dinheiro por mês. Analise seu contexto e poupe o que é possível a cada mês. Ao longo do tempo você perceberá que é de pouquinho em pouquinho que o dinheiro se transforma. Pesquisar também qual banco pode fazer seu dinheiro render mais é uma ótima pedida.

Aprenda a se organizar financeiramente com 12 dicas

Vida amorosa

Mãos formando coração

Ser um jovem adulto solteiro pode ser bem divertido, mas há aqueles que sentem uma pressão para namorar desde cedo, seja pela família ou pela roda de amigos. O fato é que relacionamentos são complexos e precisam ser desenvolvidos com cuidado. Ficar com alguém pelo simples fato de não querer estar sozinho pode ser uma combinação desastrosa. Antes de procurar incansavelmente alguém para amar, desenvolva seu amor-próprio!

Procurando trabalho

Se você ainda não tem um emprego, chegou a hora de procurar por trabalho. Para isso é preciso definir alguns fatores: em quais áreas você seria feliz trabalhando? Está disposto a viajar ou a mudar de Estado para isso? Qual salário você busca? Todas essas respostas devem estar na sua mente antes que comece a procurar a vaga ideal. Estabeleça suas metas e só então saia à procura do tão sonhado emprego.

 

Mantenha a casa limpa

Quando nos tornamos adultos, percebemos que a casa não se limpa sozinha. Mas você pode contribuir para que o ambiente não vire um caos. Sempre lave a louça após sujá-la, limpe os banheiros pelos menos uma vez por semana e varra a casa sempre que tiver um tempo livre. Também é importante lembrar que o pó não sai dos móveis sozinho. Mantenha uma rotina de limpeza leve no dia a dia e se livre da sujeira e das faxinas mais pesadas.

Torne os cuidados com a casa mais fáceis com estas 13 dicas

Mantenha somente o necessário

Bota preta em exposição no meio de loja, em cima de baú de madeira

Se você não usou um objeto nenhuma vez no período de um ano, provavelmente você não precisa dele! Não acumule nada além do necessário em casa; isso vale para objetos, roupas e até mesmo móveis. Quanto menos, melhor! Tenha em mente que sua casa não é um grande depósito para coisas inutilizáveis e mantenha apenas o necessário. Dessa forma você pode doar o que não usa mais para pessoas que precisam e ainda desocupa espaço em casa.

Seja gentil

A adolescência traz consigo uma rebeldia que precisamos abandonar na vida adulta. Na correria do dia a dia, todos passam por momentos difíceis, então é preciso ter empatia. Por isso seja gentil sempre que puder. A vida nos devolve a energia que emanamos. Se você pode fazer o bem, por que fazer o contrário? Acrescente a gentileza e a empatia na sua rotina.

Emprestando dinheiro

Cofrinho dourado em formato de porquinho

Emprestar dinheiro é um hábito comum do dia a dia, mas tenha cuidado ao escolher para quem você vai emprestar. Um amigo que sempre te devolve a quantia com agilidade não é um problema, mas aquela pessoa que sempre inventa desculpas e não te paga, mesmo quando você sabe que ela poderia, deve ser evitada. Tenha em mente a honestidade das pessoas antes de emprestar seu tão suado dinheiro.

Escute sua intuição

Nossa intuição nunca falha. Sabe aquele dia em que você sente que é melhor não sair de casa? Ou aquela pessoa com quem você não se dá tão bem sem motivo nenhum aparente? Pode ser sua intuição falando, e é melhor escutá-la. Normalmente quando sentimos algo tão poderoso, essa força está certa! Evite maiores transtornos, escute sempre o que sua intuição tem a te dizer.

Dê voz à sua sabedoria interior

Vá ao médico

Mesmo quando não estiver se sentindo mal ou doente, vá ao médico. É importante saber como anda sua saúde, se seu colesterol está em dia e mais aquele monte de nomes com os quais você não se preocupava quando era mais novo. Mantenha sua saúde em dia e se preocupe menos com doenças. Quando se é adulto, aprendemos que só a saúde realmente importa.

Alimente-se melhor

Com o passar dos anos você vai entender que a alimentação é, sim, muito importante. Ela influencia diretamente a sua saúde e o seu dia a dia, portanto tome cuidado com a forma como você se alimenta. Opte sempre por refeições balanceadas e por comidas feitas em casa. Não tem problema nenhum comer um lanche às vezes, mas não deixe que ele se torne o seu principal alimento.

Mantenha uma alimentação balanceada com estas dicas

Escolha com calma

Na vida adulta, você aprende que até mesmo mínimas escolhas podem ter consequências alarmantes. Quando for tomar uma decisão, mantenha a calma, pense em todas as possibilidades e só depois escolha. A partir de agora, tudo o que você faz pode ter impactos gigantescos no seu eu do futuro, tanto para o bem quanto para o mal. Escolha com calma!

fechar