Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

12 dicas para se organizar financeiramente

Nossos gastos nunca devem ser maiores do que nossas ambições. Controle-se financeiramente para ter uma vida tranquila e feliz. Mude seus hábitos financeiros.

continue lendo
Compartilhar

Prioridades

Pare para analisar todos os gastos mensais que você tem. Tanto os fixos quanto os variáveis. Então, separe-os em duas categorias: os essenciais e prioritários e os “dispensáveis” (prioridade menor). Essa divisão vai ajudar a você perceber o que não consegue viver sem e o que não seria tão doloroso assim dispensar de sua vida.

Hobby que gera dinheiro

Sabe aquele passatempo que você tem faz tempo e tem prazer de fazer sempre? Por que não tentar transformá-lo em algo que gere dinheiro? Seja vendendo o que você produz ou dando aulas sobre o que você faz, existem várias formas de ganhar dinheiro com um passatempo.

Investimentos

Comece a ler livros e sites sobre investimentos. Seja para descobrir uma melhor aplicação para o seu dinheiro ou para aprender a investi-lo em algum projeto que possa te trazer lucro no futuro, a educação financeira é o primeiro passo para você ter riqueza em sua vida.

Quite as dívidas

Uma das piores coisas que existem no mundo são os juros do cartão de crédito. Essa dívida, entre outras que você tenha, deve ser a prioridade no final do mês. Se você já seguiu as outras dicas e está economizando, use o dinheiro que sobrou para pagar as dívidas. Coloque isso como prioridade máxima!

Poupe

De todo o dinheiro que você ganha, aprenda a poupar pelo menos 10%. Ter uma reserva de emergência com esse dinheiro é essencial para os gastos imprevistos que podem acontecer em sua vida. Com isso, você não precisará se endividar com o banco nem com ninguém.

Hora dos cortes

Pegue a lista feita a partir da dica acima e comece a cortar os itens que colocou como dispensáveis. Faça uma ordem de quais itens serão mais fáceis de abrir mão. Comece por eles. Não negligencie coisas pequenas! Mesmo as economias de valores baixos, se somadas com outras coisas, ajudam a economizar.

Família e amigos

Converse sobre dinheiro com as pessoas próximas de você. Sabendo do seu objetivo financeiro, elas podem te ajudar de alguma forma em seus empreendimentos.

 

Guarde o troco

Sabe aquele troco que você despreza e aceita em balas ou gasta com qualquer coisa que estiver no balcão do supermercado? Comece a guardar. Todo dinheiro deve ser tratado como valioso, não importa a quantia.

Planeje-se

Defina metas de quanto de dinheiro você quer ganhar e coloque prazos para conseguir poupá-lo. O planejamento é o maior aliado para você não se perder em gastos desnecessários e manter o foco na sua prosperidade.

Futilidades

Comece a tomar cuidado com futilidades que se gasta no dia a dia e nem percebe. Seja aquele doce que você parou para comer na rua ou aquele acessório que viu numa loja e não resistiu, não se deixe levar por compras desnecessárias.

Reduza

Os gastos que você não puder eliminar imediatamente, comece a reduzir. Por exemplo: não dá para deixar de pagar a conta de energia elétrica, mas você pode reduzir o consumo para ela vir mais barata.

Divulgação

Se você quer ganhar mais dinheiro, seja com um hobby ou com o seu trabalho formal, aprenda a divulgra o seu trabalho para atrair maiores oportunidades. A internet é uma ótima aliada nesse processo.

fechar