Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Mulher trabalhando em casa, sentada em sofá sorrindo

Mitos e verdades sobre trabalhar de casa

O home office tem sido um hábito cada vez mais comum entre os trabalhadores. Cada vez mais empresas optam por permitir que seus funcionários trabalhem a distância, cumprindo suas metas e tarefas. Mas será que você realmente conhece os hábitos de quem trabalha em casa? Afinal, qual as diferenças entre o home office e o trabalho em escritório? Aprofunde-se nos principais mitos e verdades sobre trabalhar de casa. Queda de produtividade, mudança nos níveis de estresse, falta de comunicação e interação, tempo de expediente... desvende esses e outros aspectos do home office, conhecendo a verdade por trás de cada um dos mitos que rondam essa forma de trabalho.

Trabalhar em casa gera estresse

Mulher com mãos na cabeça, debruçada sobre mesa cheia de papéis e pastas

Mito. Trabalhando em casa, não precisamos passar horas no trânsito ou no transporte público lotado, além de não passarmos por constrangimentos e também pelo desconforto de chegar à empresa de mau humor! Para viabilizar seu trabalho, tudo de que o funcionário irá precisar é o acesso devido às tecnologias necessárias, além de um ambiente adequado. E o mais importante: ter o mesmo engajamento e comprometimento com suas tarefas.

Home office é improdutivo

Homem sentado em sofá segurando notebook com os pés em cima de mesa de centro

Muitas empresas acham que trabalhar em casa pode deixar o funcionário improdutivo por achar que ele não entregará suas tarefas ou então não apresentará o mesmo comprometimento que tem na empresa, porém não é verdade! Quando bem estruturado, o home office é capaz de proporcionar melhores condições de trabalho, assim como mais qualidade de vida para o funcionário, que pode vir a ficar menos doente e menos estressado.

10 dicas para manter a concentração no home office

Não tem como participar de brainstormings

Homem sentado em frente a computador participando de reunião virtual, usando camisa social e cueca

Os brainstormings podem acontecer em qualquer lugar, basta ter as ferramentas adequadas para a comunicação. Fazer uma reunião de novas ideias fora do ambiente de trabalho pode ajudar muito na criatividade dos funcionários, já que outros ambientes ajudam a manter a mente concentrada, buscando novas ideias e inspirações.

Falta de comunicação entre empresa e funcionário

Homem sentado em mesa de escritório, mexendo em computador usado fones de ouvido

Hoje em dia temos diversos aplicativos de comunicação que possibilitam à empresa comunicar-se de forma eficiente com seus funcionários. Existem vários canais: celular, computador, notebook, tablets. Também não há motivos para preocupação, já que todos devem estar disponíveis em seus respectivos horários de trabalho.

Maior dependência com a empresa

Homem negro escrevendo em agenda em cima de mesa, ao notebook do lado

Enquanto o funcionário está trabalhando em casa, ele acaba descobrindo coisas sozinho, seja por alguma ferramenta, função, dúvidas, por não ter um colega ao seu lado. A pessoa acaba criando mais independência e uma curiosidade maior sobre seu serviço, o que pode ajudar a ter mais interatividade e também a fugir da monotonia.

Sentimento de isolamento de todos

Pino vermelho destacado de outros pinos coloridos, todos em cima de mesa branca

Devido ao fato de cada um estar em sua casa e não conversar pessoalmente com um colega, há pessoas que pensam que o funcionário poderá se sentir isolado. Mas, ao contrário disso, esse fator pode permitir maior privacidade, sem que alguém o corte em algum momento de produtividade e também trará o sentimento de liberdade para elaborar novas coisas.

Funcionários sem comunicação com a equipe

Ilustração gráfica de homem falando em megafone e mão gigante a frente

Felizmente temos a tecnologia a favor de muitas empresas. Para conversar com a equipe, é possível marcar um horário para conversarem, ou até mesmo fazer um grupo com todos em alguma plataforma de sua preferência, o que pode ser mais prático e benéfico a todos. É uma ótima ideia para manter o foco em um assunto só!