Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para se concentrar no trabalho

Existem muitos tipos de distrações, especificamente no trabalho, onde temos que ter seriedade e concentração, precisamos nos atentar para não desperdiçarmos muito tempo em assuntos não relacionados. Por isso, preparamos uma lista com várias dicas importantes para você se concentrar no trabalho.

continue lendo
Compartilhar

Tenha moderação

É claro que todo mundo precisa de um momento para relaxar, mesmo no trabalho. É, inclusive, importante ter momentos em que a mente possa se desligar um pouco de problemas, prazos e demandas profissionais — isso pode até ajudar a aguçar a criatividade quando você voltar o foco para o trabalho. Mas é muito importante entender que esses momentos devem ser moderados. Pegar um café, conversar cinco minutinhos com o colega ao lado ou, quiçá, dar uma olhadela no celular, não é crime, mas devem ser momentos limitados e, é claro, quando você sentir abertura para isso (não adianta pegar o celular no meio de uma reunião, por exemplo).

Não procrastine

É aquela velha história: não deixe para depois o que você pode fazer agora. Mantendo a mente ativa com alguma atividade do trabalho, a chance de dar atenção para outros assuntos que, naquele momento, têm menos importância é menor. Além disso, fazer tudo na hora que pedem e, até mesmo, entregando trabalhos antes do prazo faz com que os superiores valorizem cada vez mais você e sua forma de trabalhar.

Deixe aparelhos sonoros desligados

Isso inclui celular, iPods, tablets e qualquer outra coisa que o faça perder o foco. Vídeos do YouTube, áudios do WhatsApp, Facebook... São diversas as páginas e os aplicativos que nos tiram a atenção. E isso inclui possíveis joguinhos, viu?

Pessoal x Profissional

Assuntos pessoais são assuntos pessoais, assim como assuntos profissionais devem ficar no ambiente de trabalho. Não confunda as coisas. Assim como pensar no trabalho em casa é ruim, ocupar a mente com assuntos pessoais nas horas de trabalho também não é bom. É claro que, como falamos lá em cima, você não é uma máquina e também merece aqueles cinco minutos para conversar com o colega. Mas é muito importante que você tenha claro que esses momentos devem ser pontuais e de forma que não atrapalhe os afazeres.

Faça uma lista

No final do expediente, faça uma lista das atividades do dia seguinte em ordem de importância. Fazer lista de tarefas ajuda a não perder o foco e torna a pessoa mais produtiva. Além disso, você não correrá mais o risco de esquecer nada que o chefe pediu. Torne isso um hábito. Quando menos esperar, fazer a lista de afazeres do próximo dia já fará parte da rotina.

Respire e relaxe

Muitas vezes, as demandas do trabalho (sem falar no pouco prazo para cada uma delas) nos deixam estressados e “pilhados”. É importante entender que esse tipo de comportamento só nos torna mais improdutivos e atrapalha a organização mental — sem falar no relacionamento com os outros colegas do serviço. Portanto, quando sentir que está estressado, pare, respire fundo e com calma por alguns minutos, feche os olhos e relaxe um pouco. Você vai ver que até mesmo as demandas mais difíceis se tornarão solucionáveis. É infalível!

Durma bem

Não adianta: se não tiver uma boa noite de sono, o rendimento não será o mesmo. O foco será em se manter acordado e não no trabalho em si. E isso é um problema. Pessoas que dormem pouco tendem a ser mais estressadas, a ter dores de cabeça e no corpo mais frequentes (e/ou mais fortes), sem falar na eterna luta contra as famosas “pescadas”. Durma bem e você verá a mudança que isso fará no dia a dia!

 

Você não é uma máquina

Você não é uma máquina, muito menos um super-herói. Não adianta tentar bater a meta do mês numa semana. Claro que atingir esse objetivo é ótimo, mas, muitas vezes, faz perder a qualidade do trabalho. Por isso, lembre-se de que a qualidade do serviço é tão importante quanto a data em que é entregue.

Mesa limpa

Manter a mesa sempre limpa e organizada ajuda a não ter distrações visuais e não se perder no mar de papelada.

Mentalize

Assim que chegar no trabalho, leia a lista de tarefas (falamos dela na dica número 4). Assim que terminar a leitura, mentalize o dia. Esquematize na mente em quais momentos fará cada atividade (depois do almoço, no final da tarde etc.). Isso vai ajudá-lo a não perder o ritmo.

Cuide-se

Além de dormir bem, é preciso ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. Isso vai poupá-lo de dores na coluna ou dores de cabeça provenientes da falta de nutrientes no organismo, por exemplo.

Observe seus colegas

Em alguns momentos do dia, observe os colegas de trabalho e a forma como agem. Filtre o que pode aprender com isso (seja para fazer igual ou evitar a atitude).

Leia

O hábito da leitura estimula, além de muitas outras coisas, a criatividade e a concentração. Ler um livro ou o jornal pela manhã vai torná-lo uma pessoa bem mais atenta!

Seja uma pessoa positiva

Ter bom humor e pensamentos positivos faz com que o dia passe de forma mais leve e rápida. Tente ver tudo sempre pelo lado bom — lembra do ditado “copo meio vazio ou meio cheio”? É exatamente isso!

Não fique o dia todo na frente do computador

Essa é uma dica difícil, afinal muitas pessoas trabalham olhando para a tela, mas tente ter intervalos periódicos. Para cada hora na frente do computador, tente ficar de 30 segundos a um minuto com os olhos fechados. Isso fará com que descansem do brilho forte da tela.

fechar