Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas de economia para o Consumidor

Não dá para negar que vivemos em uma sociedade consumista. A cada dia que se passa é lançado um novo produto, acessório, equipamento ou serviço que se mostra crucial para vivermos, mesmo que não seja. Nesse cenário, muitas pessoas perdem o controle do seu próprio dinheiro e acabam ficando enroladas por comprarem desnecessariamente, então as faturas não param de chegar, mas isso não é nada saudável, tanto para a sua saúde financeira quanto para a mental e física. Pensando em te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, nós, do Mensagens com Amor, reunimos dicas de economia para o consumidor. Aprenda a cuidar do seu bolso e construa um relacionamento saudável com seu dinheiro!

continue lendo
Compartilhar

Faça uma planilha de gastos

123RF

Coloque na ponta do lápis tudo com o que você gastou no mês. Assim você terá umas visão mais ampla de suas despesas e poderá ver com mais clareza o quanto foi gasto com coisas desnecessárias. Se você tiver dívidas, essa é uma boa forma de organizá-las também.

Evite parcelamentos

Fazer uma compra e dividir o valor final em parcelas que se perdem de vista é muito tentador, mas pode ser perigoso se você não tem autocontrole nas compras. Por isso, a não ser em caso de emergência ou algo realmente importante, junte o dinheiro necessário e pague à vista. Quando paga-se o valor total de uma vez, inclusive, é comum oferecerem descontos, enquanto a prazo normalmente o valor acaba sendo mais alto por causa dos juros.

Aproveite melhor sua Black Friday com nossas dicas

Pense antes de comprar

Pixabay

Talvez esse seja o item mais importante. Parece óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de fazer uma reflexão antes de adquirir um item. "Eu preciso disso?", "onde usarei isso?", "como usarei isso?", "será que eu não tenho algo parecido?" são algumas das perguntas pertinentes para fazer a si mesmo antes de comprar algo.

Menos é mais

Comprar itens só porque estão muito baratos pode ser um erro. É claro que é sempre bom aproveitar as promoções para comprar algo de que esteja precisando, mas muitas vezes caímos na tentação de adquirir algo que nem pensávamos ou precisávamos (ou, até mesmo, nem gostamos muito) só porque o preço está baixo.

Procure o lugar mais barato

Pixabay

Isso vale principalmente para compras online. Para comparar preços basta apenas um clique. Hoje em dia, algumas plataformas já fazem o comparativo de preços de algum produto. Antes de comprar, portanto, pesquise, senão depois você encontra um site mais em conta e se arrepende.

Saia de casa sem cartão de crédito

Pixabay

Se você é desses(as) que só faz compras no cartão de crédito e tem dificuldade de resistir, saia de casa sem ele quando for passear sem compromisso. Assim você não cairá em tentações e evitará gastos desnecessários. Agora, se você realmente precisa de um "tratamento de choque", tampouco leve o cartão de débito, somente uma quantia em dinheiro.

 

Fuja das tentações

Essa vale principalmente para compras online, que são feitas apenas com alguns cliques. Caso esteja endividado(a) e não possa gastar com supérfluos, evite clicar em anúncios ou visitar sites de sua preferência só para “fuçar”. As chances de você comprar algo desnecessário são muitas. Numa situação em que precisa economizar, isso não é bom.

Reflita sobre o consumismo com estas frases

Não compre por "dó" ou pressão

123RF

Algumas lojas operam de forma que o cliente fique mais livre para fazer suas compras (principalmente as de departamento), enquanto outras preferem um atendimento personalizado. No segundo caso, então, é comum que as pessoas se sintam "pressionadas" pelos vendedores ou se sintam mal por não levarem nada após ele(a) gastar(em) um tempo com aquele cliente, por isso acabam levando algo do qual nem gostaram ou que é desnecessário. Mas isso é errado. É claro que o vendedor vai querer que você compre, ainda mais se ele ganha comissão, mas isso faz parte do trabalho dele, então não será uma ofensa não fazer aquela compra.

fechar